Nome do Projeto
Língua portuguesa como língua de acolhimento
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
A língua portuguesa como ferramenta de acolhimento àqueles que, por diversas circunstâncias, deixam sua terra natal e encontram em Pelotas uma oportunidade de recomeço. Essa é a proposta do projeto de português a imigrantes e refugiados desenvolvido pelo Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Proporcionar aos migrantes e refugiados o conhecimento da Língua Portuguesa para melhor se inserir na sociedade e no mercado de trabalho

Justificativa

Os migrantes e refugiados precisam de acolhimento social e cultural. Necessitam aprender a língua portuguesa para agirem funcionalmente na nossa sociedade. Conhecem as línguas que advém do seu país de origem, mas carecem de conhecimentos em língua portuguesa para viver com qualidade no Brasil.

Metodologia

O projeto contará com duas turmas: uma de nível básico, e outra de nível intermediário/avançado, com participação máxima de 20 pessoas por turma.
As aulas serão na UFPEL.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta e o resultado do projeto é possibilitar que os estrangeiros aprendam a língua portuguesa para melhor se inserirem na sociedade e no mercado de trabalho

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELISA MARCHIORO STUMPF14
THAIS DURO ROSA
VANESSA DOUMID DAMASCENO14

Página gerada em 24/04/2024 13:09:48 (consulta levou 0.169025s)