Nome do Projeto
Educação: Uma abordagem liberal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/04/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
O presente projeto pretende dar continuidade ao projeto desenvolvido em 2018 (intitulado "Reflexões para uma Educação Liberal: Thomas Sowell e o “Conflito de Visões” como paradigma para uma Educação Liberal"), cujo propósito foi, inicialmente, resgatar a tradição das chamadas "artes liberais" (Trivium e Quadrivium) no contexto de um debate sobre temas contemporâneos interdisciplinares, atinentes à ética, à política, à educação, à economia, etc. Nesse sentido, a presente proposta pretende retomar a promoção de um debate que tenha como foco a "formação" dos participantes (à luz do pensamento liberal).
Objetivo Geral
- Expor em que sentido se pode falar em uma "educação liberal";
- Promover o debate de temas de interesse interdisciplinar, especialmente daqueles oriundos da filosofia, da educação, da política, da economia, entre outras.
- Promover o debate de temas de interesse interdisciplinar, especialmente daqueles oriundos da filosofia, da educação, da política, da economia, entre outras.
Justificativa
Tal projeto se justifica em virtude da necessidade urgente de
1. Desenvolvermos ferramentas (à luz do Trivium e do Quadrivium) para o aprendizado, para a discussão e para a formação de nossos estudantes e professores;
2. Debatermos com razoabilidade alguns problemas fundamentais interdisciplinares atinentes a áreas como filosofia, educação, economia, ciências, etc;
3. Promovermos a formação intelectual de nossos estudantes e professores.
1. Desenvolvermos ferramentas (à luz do Trivium e do Quadrivium) para o aprendizado, para a discussão e para a formação de nossos estudantes e professores;
2. Debatermos com razoabilidade alguns problemas fundamentais interdisciplinares atinentes a áreas como filosofia, educação, economia, ciências, etc;
3. Promovermos a formação intelectual de nossos estudantes e professores.
Metodologia
A metodologia do presente projeto envolverá:
1. Divulgação do mesmo nas redes sociais (em sua já existente página e em seu site) e mediante a confecção de cartazes e banners, os quais serão amplamente divulgados para que cheguem aos diversos campi da Ufpel e de outras instituições. Cabe enfatizar que a divulgação a partir de uma
página na internet de das redes sociais cumprirá de forma abrangente o propósito da divulgação.
2. A consecução do projeto envolverá A) A leitura de textos previamente disponibilizados e B) O debate em torno desses textos nos encontros realizados quinzenalmente, os quais serão mediados pelo coordenador do projeto. Também estão programados um evento de abrangência nacional por semestre.
1. Divulgação do mesmo nas redes sociais (em sua já existente página e em seu site) e mediante a confecção de cartazes e banners, os quais serão amplamente divulgados para que cheguem aos diversos campi da Ufpel e de outras instituições. Cabe enfatizar que a divulgação a partir de uma
página na internet de das redes sociais cumprirá de forma abrangente o propósito da divulgação.
2. A consecução do projeto envolverá A) A leitura de textos previamente disponibilizados e B) O debate em torno desses textos nos encontros realizados quinzenalmente, os quais serão mediados pelo coordenador do projeto. Também estão programados um evento de abrangência nacional por semestre.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se:
1. Uma ampla compreensão das artes liberais e de sua importância para a formação intelectual e para o debate acerca de questões sociais importantes;
2. Debates profícuos em torno dos temas propostos;
3. Um maior esclarecimento tanto das habilidades que permitem o debate quanto dos temas debatidos e da importância da interdisciplinaridade na discussão desses temas.
1. Uma ampla compreensão das artes liberais e de sua importância para a formação intelectual e para o debate acerca de questões sociais importantes;
2. Debates profícuos em torno dos temas propostos;
3. Um maior esclarecimento tanto das habilidades que permitem o debate quanto dos temas debatidos e da importância da interdisciplinaridade na discussão desses temas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALISSON EDUARDO MAEHLER | 2 | ||
CARLOS ADRIANO FERRAZ | 4 | ||
JOHN FLORINDO DE MIRANDA | |||
LUCIANO DUARTE DA SILVEIRA | |||
PAULO LISANDRO AMARAL MARQUES | 4 | ||
RAFAEL CAVAGNOLI | 4 |