Nome do Projeto
Formação continuada de professores: Encontros sobre o Poder Escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 31/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Resumo
O projeto tem como propósito promover ações de formação continuada que contribuam para a qualificação do trabalho docente e cooperem na construção de projetos político-pedagógicos autônomos e democráticos. Foi iniciado no ano de 2001 em parceria com sete instituições, as quais possuem representantes na comissão organizadora das ações do projeto. São elas: Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas; Conselho Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Educação de Pelotas; 5ª Coordenadoria Regional de Educação; IFSul-Rio-Grandense e 24º núcleo do CPERS-Sindicato. No ano de 2018 passou a integrar a parceria a Universidade Federal do Pampa. Desenvolve-se através de ações com toda a comunidade escolar, conforme demandas identificadas. A culminância é um evento bianual chamado Encontros sobre o Poder Escolar, com a presença de, em média, 1000 docentes. Nele os professores e professoras, através das mesas de apresentação de experiências, tornam-se protagonistas da sua formação e, também, participam de conferências, painéis e atividades culturais. A proposta fundamenta-se em quatro pressupostos: os docentes, na sua prática pedagógica, produzem saberes; os professores aprendem na troca de experiências, no encontro, no trabalho conjunto e colaborativo; o exercício da reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação entre a teoria e a prática na qual evita-se tanto o ativismo quanto o discurso descolado da realidade objetiva; e o entendimento de que as mudanças desejadas na educação escolar dependem da construção coletiva, democrática e autônoma de seus projetos. Ao longo de mais de uma década, já faz parte da cultura de formação das escolas da rede pública de Pelotas e região. Envolve alunos da graduação como bolsistas e monitores. O projeto faz uma articulação com as escolas de educação básica da rede pública, possibilitando aos alunos do Curso de Pedagogia referentes de articulação entre a teoria e prática escolar. O projeto tem, pelo seu tempo de duração e importância, um acervo depositado no Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEDOC) da UFPel. São anais dos eventos, fichas de avaliação dos participantes, vídeos e áudios de conferências e atas de reuniões.
Objetivo Geral
Valorizar os profissionais do ensino; contribuir para a sua formação e, consequentemente, para a qualificação do trabalho docente; assim como, cooperar para que a escola, no exercício de sua autonomia, possa construir um Projeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade a fim de atingir o foco principal: a qualificação da educação escolar.
Justificativa
O evento faz parte de uma proposta que objetiva potencializar espaços de discussões coletivas, dar visibilidade às necessidades e dinâmicas locais, promover reflexões sobre o trabalho pedagógico e possibilitar suporte teórico-prático e investigativo para ações escolares cotidianas ancoradas na autonomia profissional e em diálogo com a universidade.
A escolha do seu nome traz consigo a ideia-força do empoderamento da escola e de seus agentes. Foi inspirada em um trecho constante na contracapa da obra Quem manda na educação no Brasil?, de João Monlevade e Maria Abádia da Silva (2000), no qual asseguram que “a democratização da sociedade e da escola exigem outro enfoque, o da construção dos processos decisórios que lentamente estão constituindo um novo poder, o poder escolar”.
Ao longo de 18 anos a proposta foi gerada e ganhou força. Consolidada, terá a sua 14º edição, cujo tema é a relação entre escola e comunidade.
A escolha do seu nome traz consigo a ideia-força do empoderamento da escola e de seus agentes. Foi inspirada em um trecho constante na contracapa da obra Quem manda na educação no Brasil?, de João Monlevade e Maria Abádia da Silva (2000), no qual asseguram que “a democratização da sociedade e da escola exigem outro enfoque, o da construção dos processos decisórios que lentamente estão constituindo um novo poder, o poder escolar”.
Ao longo de 18 anos a proposta foi gerada e ganhou força. Consolidada, terá a sua 14º edição, cujo tema é a relação entre escola e comunidade.
Metodologia
O projeto tem, desde seu início em 2001, uma metodologia de trabalho colaborativa entre as instituições parceiras, com coordenação da FaE/UFPel. Nas ações colaborativas destacamos as reuniões com representantes das instituições para tomadas de decisões coletivas sobre as ações do bem projeto, bem como para as deliberações e processos avaliativos. Através das instituições participantes são feitas consultas aos docentes da educação básica para definição de temas de interesse e e áreas de estudo e de investimento formativo. A culminância é um evento bianual chamado Encontros sobre o Poder Escolar. Nesse evento os profissionais da educação, através das Mesas de Apresentação de Experiências, tornam-se protagonistas da sua formação e, também, participam de conferências, painéis e atividades culturais. Assim, os Encontros sobre o Poder Escolar se caracterizam por reunir os saberes acadêmicos em conferências e painéis, nos quais participam professores pesquisadores de reconhecida relevância de diversas universidades do Brasil e de outros países, e os saberes da prática com a apresentação de experiências e projetos de professores e de gestores de escolas. Na dinâmica do evento os docentes das escolas de educação básica inscrevem seus trabalhos fundamentados em práticas pedagógicas realizadas e refletidas. Não são aceitos trabalhos originados e desenvolvidos em pesquisas acadêmicas sobre a escola e a sala de aula, mas aqueles com a escola e a sala de aula. Esta orientação tem uma dimensão política, a de garantir espaços de socialização e de valorização das ações refletidas e dos saberes produzidos nos contextos escolares, frutos de uma práxis pedagógica. Professores universitários são convidados a dialogarem com essas experiências e não sobre elas, na perspectiva de se apreciarem e qualificarem mutuamente.
Indicadores, Metas e Resultados
No ano de 2019, com a 14ª edição dos Encontros sobre o Poder Escolar, desenvolveremos nossos propósitos considerando:
a) A contribuição na formação docente de Pelotas e região, registrada nos anais do evento e em artigos científicos (CARLOS E DALLIGNA, 2014; DAMIANI e DALLIGNA, 2017; CARLOS e PEREIRA, 2018);
b) O seu reconhecimento como espaço e tempo de formação por parte de instituições formadoras de profissionais e mantenedoras da educação básica, explicitado na parceria interinstitucional existente desde a primeira edição;
c) O seu potencial de qualificar práticas pedagógicas e impulsionar pesquisas no campo do ensino e da formação de professores;
d) A sua capacidade de pôr em diálogo professores pesquisadores e professores da rede básica através da discussão das experiências apresentadas, fomentando processos de reflexão sobre a própria prática e propiciando novas iniciativas de pesquisa.
Deste modo, temos como resultados esperados:
Possibilitar reflexões teóricas, entre professores de diferentes níveis de ensino, através das conferências, mesas de discussão e rodas de conversa;
Promover a socialização e a qualificação de saberes e práticas profissionais entre os pares, através das mesas de apresentação de experiências pedagógicas e investigações escolares;
Proporcionar diálogos entre professores da rede básica e professores pesquisadores do ensino superior nas mediações realizadas nas mesas de apresentação de trabalhos;
Divulgar experiências escolares, na interface com estudos e pesquisas acadêmicas;
Propiciar a interação de professores e estudantes com expressões artísticas através das atividades culturais.
a) A contribuição na formação docente de Pelotas e região, registrada nos anais do evento e em artigos científicos (CARLOS E DALLIGNA, 2014; DAMIANI e DALLIGNA, 2017; CARLOS e PEREIRA, 2018);
b) O seu reconhecimento como espaço e tempo de formação por parte de instituições formadoras de profissionais e mantenedoras da educação básica, explicitado na parceria interinstitucional existente desde a primeira edição;
c) O seu potencial de qualificar práticas pedagógicas e impulsionar pesquisas no campo do ensino e da formação de professores;
d) A sua capacidade de pôr em diálogo professores pesquisadores e professores da rede básica através da discussão das experiências apresentadas, fomentando processos de reflexão sobre a própria prática e propiciando novas iniciativas de pesquisa.
Deste modo, temos como resultados esperados:
Possibilitar reflexões teóricas, entre professores de diferentes níveis de ensino, através das conferências, mesas de discussão e rodas de conversa;
Promover a socialização e a qualificação de saberes e práticas profissionais entre os pares, através das mesas de apresentação de experiências pedagógicas e investigações escolares;
Proporcionar diálogos entre professores da rede básica e professores pesquisadores do ensino superior nas mediações realizadas nas mesas de apresentação de trabalhos;
Divulgar experiências escolares, na interface com estudos e pesquisas acadêmicas;
Propiciar a interação de professores e estudantes com expressões artísticas através das atividades culturais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRO CARVALHO BICA | |||
Amanda da Silva Brod | |||
BENTO SELAU DA SILVA JUNIOR | |||
CAMILA CORRÊA PIERZCKALSKI | |||
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS | |||
Dirlei de Azambuja Pereira | 5 | ||
GEORGINA HELENA XAVIER LIMA | 8 | ||
LIGIA CARDOSO CARLOS | 6 | ||
LUCIA MARIA VAZ PERES | 42 | ||
MARIÂNGELA GONÇALVES TESSMANN | |||
VALDELAINE DA ROSA MENDES | 8 |