Nome do Projeto
Formação continuada de professores: Encontros sobre o Poder Escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 31/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Resumo
O projeto tem como propósito promover ações de formação continuada que contribuam para a qualificação do trabalho docente e cooperem na construção de projetos político-pedagógicos autônomos e democráticos. Foi iniciado no ano de 2001 em parceria com sete instituições, as quais possuem representantes na comissão organizadora das ações do projeto. São elas: Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas; Conselho Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Educação de Pelotas; 5ª Coordenadoria Regional de Educação; IFSul-Rio-Grandense e 24º núcleo do CPERS-Sindicato. No ano de 2018 passou a integrar a parceria a Universidade Federal do Pampa. Desenvolve-se através de ações com toda a comunidade escolar, conforme demandas identificadas. A culminância é um evento bianual chamado Encontros sobre o Poder Escolar, com a presença de, em média, 1000 docentes. Nele os professores e professoras, através das mesas de apresentação de experiências, tornam-se protagonistas da sua formação e, também, participam de conferências, painéis e atividades culturais. A proposta fundamenta-se em quatro pressupostos: os docentes, na sua prática pedagógica, produzem saberes; os professores aprendem na troca de experiências, no encontro, no trabalho conjunto e colaborativo; o exercício da reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação entre a teoria e a prática na qual evita-se tanto o ativismo quanto o discurso descolado da realidade objetiva; e o entendimento de que as mudanças desejadas na educação escolar dependem da construção coletiva, democrática e autônoma de seus projetos. Ao longo de mais de uma década, já faz parte da cultura de formação das escolas da rede pública de Pelotas e região. Envolve alunos da graduação como bolsistas e monitores. O projeto faz uma articulação com as escolas de educação básica da rede pública, possibilitando aos alunos do Curso de Pedagogia referentes de articulação entre a teoria e prática escolar. O projeto tem, pelo seu tempo de duração e importância, um acervo depositado no Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEDOC) da UFPel. São anais dos eventos, fichas de avaliação dos participantes, vídeos e áudios de conferências e atas de reuniões.
Objetivo Geral
Valorizar os profissionais do ensino; contribuir para a sua formação e, consequentemente, para a qualificação do trabalho docente; assim como, cooperar para que a escola, no exercício de sua autonomia, possa construir um Projeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade a fim de atingir o foco principal: a qualificação da educação escolar.