Nome do Projeto
Os Caminhos da Etnografia: Relatos e troca de experiências entre antropólogos e grupos pesquisados
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 31/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A etnografia junto aos diferentes grupos sociais tem como objetivo a elaboração de TCCs, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado assim como a publicação de artigos e outros. Os alunos egressos, após a pesquisa concluída, geralmente perdem o contato com os estudantes dos cursos dos quais são oriundos. Igualmente, os estudantes dos cursos de graduação tem contato apenas com os produtos finais das pesquisas desenvolvidas, ou seja, com os textos. A relação entre os grupos sociais, os antropólogos que junto a eles desenvolveram suas pesquisas e os estudantes de graduação é, portanto, quase inexistente do ponto de vista de uma sistemática de retornos recíprocos de uma época de intensas relações. Entretanto, essa rede criada - às vezes após longo trabalho de aproximação - pode e deve ser reativada a partir de iniciativas de trocas de experiências entre os agentes envolvidos na produção dessas pesquisas e, de certa forma, de seu publico alvo: os estudantes de graduação e os demais participantes do processo etnográfico, ou seja, da comunidade em geral.

Objetivo Geral

Esse Projeto tem como objetivo geral a reunião da rede formada no processo etnográfico - os grupos sociais e antropólogos egressos do curso de Antropologia - assim como estudantes de graduação e a comunidade envolvida na produção dessas mesmas etnografias. Dessa forma, visamos proporcionar um espaço para essa troca de experiências na forma de reuniões abertas à comunidade e aos alunos de graduação, trazendo para a Universidade os atores do processo etnográfico, os antropólogos e os representantes dos grupos onde as pesquisas foram realizadas.
Assim, a partir do contato com os antropólogos formados na Ufpel, poderemos alcançar os diferentes grupos 'anfitriões', proporcionando uma troca das experiências tanto do trabalho dos pesquisadores quanto das impressões sobre a atividade de receber e se relacionar com seus 'hóspedes' temporários. Esses relatos serão partilhados com alunos do curso de Antropologia e com interessados da comunidade em geral.
Objetivos Específicos:
1) Proporcionar a reunião das pessoas envolvidas no processo da pesquisa antropológica, grupos 'anfitriões', antropólogos 'hóspedes' temporários, alunos de graduação e comunidade em geral. Nesse sentido, organizar mensalmente os encontros para apresentação e consequente divulgação das pesquisas desenvolvidas a partir das narrativas de seus participantes;
2) Estimular a participação dos alunos de graduação na organização e participação nos eventos;
3) Viabilizar às comunidades envolvidas na pesquisa de campo o processo de retorno dos resultados dos trabalhos efetuados, dando voz às suas impressões;
4) Aproximar os profissionais egressos do curso de Antropologia da Ufpel (bacharéis e mestres) dos alunos de graduação, proporcionando aos mesmos partilhar suas experiências durante a pesquisa etnográfica.

Justificativa

A rede formada durante o processo etnográfico geralmente acaba por se dispersar e, principalmente, se afastando tanto da Universidade quanto da comunidade alvo dessas pesquisas. Dessa forma, a reativação dessa rede é importante tanto do ponto de vista educacional quanto do retorno e da divulgação das atividades de pesquisas concluídas pelos estudantes egressos do curso de Antropologia.

Metodologia

Os estudantes de graduação do curso de Antropologia, bolsistas ou voluntários, se encarregarão de contatar os egressos do curso, tanto os bacharéis quanto os mestres, e de realizar as tarefas de divulgação, organização dos espaços e controle de frequência. Os antropólogos, por sua vez, deverão retomar suas relações com os grupos nos quais desenvolveram suas pesquisas. A partir da reativação dessa rede, serão propostas reuniões abertas nas instalações da Universidade onde esse encontro se dará, sendo organizadas mensalmente. De forma paralela, os estudantes terão acesso aos trabalhos acadêmicos produzidos, sejam artigos, monografias de conclusão de curso ou dissertações. Ao final do Projeto, os participantes receberão certificados desse Curso de Extensão, tanto como painelistas como organizadores ou assistentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, com a realização destes eventos, haja um intercâmbio entre os sujeitos da pesquisa (antropólogos egressos e grupos) e os atuais estudantes de graduação e pós-graduação em Antropologia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE LUISA RODOLPHO2
FLOR WIENKE TAVARES
LAURA FEIJÓ DE SOUZA
OTÁVIO AMARAL DA SILVA CORRÊA
PEDRO HENRIQUE CAETANO

Página gerada em 28/03/2024 08:48:45 (consulta levou 0.540988s)