Nome do Projeto
Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/04/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O projeto ilustra-se pela capacitação e treinamento de profissionais e acadêmicos universitários no acolhimento, prevenção e diagnóstico em pacientes portadores de desordens com potencial de malignização (DPM) e/ou câncer bucal (CB). As atividades teórico-práticas permitirão melhorias em serviços regionais da atenção primária, secundária e terciária pelo mapeamento diagnóstico e definição de ações que permitam maior resolutividade em tempo hábil com melhores prognósticos.

Objetivo Geral

Capacitar estudantes, especialistas e profissionais da Atenção Primária em Saúde(rede pública) dos municípios que compõem a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, desenvolvendo, nestes, habilidades e competências que permitirão o adequado manejo e execução de protocolos na rede de cuidados na atenção à saúde para prevenir, orientar, diagnosticar e subsidiar a tomada de decisão no planejamento, execução e/ou encaminhamento do paciente com desordem potencialmente maligna ou câncer bucal.

Justificativa

O projeto justifica-se pela inexistência de forma sistematizada na região, de atividades preventivas e de diagnóstico precoce, integradas e permanentes, associadas à temática prevenção e diagnóstico do câncer bucal. Bem como é notória, e cientificamente comprovada,a baixa resolutividade do tratamento do câncer bucal devido ao diagnóstico tardio do mesmo, reduzindo sobremaneira o prognóstico.

Metodologia

- Execução de evento pré-campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, anualmente realizada, associada ao Maio Vermelho (CRO-RS)
- Oferta conjunta de curso teórico EAD (educação a distância), realizado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), intitulado “Estomatologia para Cirurgiões-Dentistas da Rede Pública de Atenção à Saúde”, turmas abertas especificamente para este fim.
- Realização de curso teórico-prático intitulado “Biópsias em Odontologia” na Faculdade de Odontologia/UFPel para acadêmicos e profissionais da odontologia da região

Indicadores, Metas e Resultados

-números absolutos e relativos de profissionais participantes das atividades teórico-práticas associadas ao projeto;
- número de profissionais capacitados anualmente por município participante;
- Número de usuários, devidamente registrados nas diferentes instâncias que compõem o sistema, beneficiados pelas atividades práticas dos profissionais integrantes do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ETGES4
ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS4
ANA PAULA NEUTZLING GOMES4
ANTONIO CESAR MANENTTI FOGACA
CRISTINA BRAGA XAVIER4
DEBORA CAROLINE FERRAREZI PEREIRA
EDUARDO DICKIE DE CASTILHOS5
JOSE RICARDO SOUSA COSTA3
LETICIA KIRST POST
MARCOS ANTONIO TORRIANI4
OTAVIO PEREIRA D AVILA4
RODRIGO KONSGEN ROSSALES
SANDRA BEATRIZ CHAVES TARQUINIO8

Página gerada em 21/09/2021 21:20:01 (consulta levou 0.133026s)