Nome do Projeto
Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/04/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O projeto ilustra-se pela capacitação e treinamento de profissionais e acadêmicos universitários no acolhimento, prevenção e diagnóstico em pacientes portadores de desordens com potencial de malignização (DPM) e/ou câncer bucal (CB). As atividades teórico-práticas permitirão melhorias em serviços regionais da atenção primária, secundária e terciária pelo mapeamento diagnóstico e definição de ações que permitam maior resolutividade em tempo hábil com melhores prognósticos.

Objetivo Geral

Capacitar estudantes, especialistas e profissionais da Atenção Primária em Saúde(rede pública) dos municípios que compõem a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, desenvolvendo, nestes, habilidades e competências que permitirão o adequado manejo e execução de protocolos na rede de cuidados na atenção à saúde para prevenir, orientar, diagnosticar e subsidiar a tomada de decisão no planejamento, execução e/ou encaminhamento do paciente com desordem potencialmente maligna ou câncer bucal.

Justificativa

O projeto justifica-se pela inexistência de forma sistematizada na região, de atividades preventivas e de diagnóstico precoce, integradas e permanentes, associadas à temática prevenção e diagnóstico do câncer bucal. Bem como é notória, e cientificamente comprovada,a baixa resolutividade do tratamento do câncer bucal devido ao diagnóstico tardio do mesmo, reduzindo sobremaneira o prognóstico.

Metodologia

- Execução de evento pré-campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, anualmente realizada, associada ao Maio Vermelho (CRO-RS)
- Oferta conjunta de curso teórico EAD (educação a distância), realizado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), intitulado “Estomatologia para Cirurgiões-Dentistas da Rede Pública de Atenção à Saúde”, turmas abertas especificamente para este fim.
- Realização de curso teórico-prático intitulado “Biópsias em Odontologia” na Faculdade de Odontologia/UFPel para acadêmicos e profissionais da odontologia da região

Indicadores, Metas e Resultados

-números absolutos e relativos de profissionais participantes das atividades teórico-práticas associadas ao projeto;
- número de profissionais capacitados anualmente por município participante;
- Número de usuários, devidamente registrados nas diferentes instâncias que compõem o sistema, beneficiados pelas atividades práticas dos profissionais integrantes do projeto.

Página gerada em 24/04/2024 08:18:13 (consulta levou 0.207677s)