Nome do Projeto
Programa de Extensão em Educação Inclusiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/04/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O projeto visa oportunizar aos professores da educação básica e alunos dos cursos de graduação da UFPEL, diálogos teórico-práticos sobre educação inclusiva, através de atividades de assessoramento, rodas de conversas, debates, seminários, mostras e demais ações vinculadas que possibilitem avanços na educação inclusiva, com ênfase na inclusão de pessoas que apresentam Transtorno do espectro do autismo
Objetivo Geral
oportunizar aos professores da educação básica e alunos dos cursos de graduação da UFPEL, diálogos teórico-práticos sobre educação inclusiva, através de atividades de assessoramento, rodas de conversas, debates, seminários, mostras e demais ações vinculadas que possibilitem avanços na educação inclusiva, com ênfase na inclusão de pessoas que apresentam Transtorno do espectro do autismo
Justificativa
Pesquisas no campo evidenciam a necessidade de avançar no processo de inclusão educacional, principalmente no que tange aos alunos que apresentam Transtorno do Espectro do autismo e sendo os estudos nas deficiências e neste transtorno em especial, foco de pesquisas e ações do núcleo de pesquisa em cognição e aprendizagem, professores da rede, secretarias e alunos dos cursos de graduação vem manifestando a necessidade de aprofundar conhecimentos nestas temáticas.
Metodologia
O projeto de extensão abrangerá estudos sistemáticos, através de rodas de conversa, seminários, encontros e mostras, para análise teórico-prática e trocas de experiências.
Indicadores, Metas e Resultados
Como avaliação, serão aplicados instrumentos específicos a fim de verificar o alcance das metas, que são:
. avanços nas práticas inclusivas
. aprofundamento teórico
. ampliação dos indices de aprovação dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo incluídos nas escolas
. aprofundamento dos conhecimentos construídos pelos alunos graduandos, aprimorando a formação oferecida pela Universidade
. avanços nas práticas inclusivas
. aprofundamento teórico
. ampliação dos indices de aprovação dos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo incluídos nas escolas
. aprofundamento dos conhecimentos construídos pelos alunos graduandos, aprimorando a formação oferecida pela Universidade
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JULIANA CORRÊA HERTZBERG | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 10 |