Nome do Projeto
Cineclube Cassiopeia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/04/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Cineclube com treze sessões, aos sábados, ao longo do ano de 2019, para propiciar o acesso da população à filmes de animação que não chegam as salas comerciais de cinema.

Objetivo Geral

Implementar um Cineclube como uma forma de levar a comunidade pelotense filmes de animacao em diversas tecnicas, origens e autores, reconhecidos ou nao do grande publico. Curadoria, exibicao e discussao de filmes, sábados (frequencia quinzenal), com entrada franca.

Justificativa

O público que vai ao cinema ainda traz uma ideia geral que os filmes de animação são para o público infantil. Assim tem sido os filmes de animação com grandes bilheterias na salas comerciais, inclusive de Pelotas, com produções de estúdios americanos como a Disney, a Pixar, a Dreamworks e a Sony
Pictures. O Cineclube Cassiopeia surge como uma alternativa a limitação de distribuição e exibição de filmes em Pelotas, oportunizando o exercício de contemplar obras que não estrearam na cidade e a dialogar com o espectador que admira o cinema de animação pelas suas histórias e técnicas para além das propostas americanas massivamente apresentadas nas salas de cinema comercial. O público terá a chance de assistir diferentes filmografias e conhecer pessoas que também estarão dispostas a discutir obras que de alguma forma são ou serão relevantes na história do cinema de animação mundial.

Metodologia

a) Grupo de estudantes do curso de bacharelado em Cinema de Animação realizam reuniões, sob coordenação da profa. Carla Schneider, para definição dos filmes a serem projetados e sua relevâncias para este cineclube. Esta etapa será realizada como atividade extensionista vinculada as disciplinas 05000688-CINEMA BRASILEIRO e 0500696-DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO.
b) Os estudantes entram em contato com os representantes dos filmes para solicitar autorização para projeção.
c) Os estudantes promovem a divulgação das sessões com filmes.
d) Realização de sessões nos sábados (turno da tarde) com frequência quinzenal, no Cine UFPel/PREC com posterior debate entre os organizadores e a plateia.
e) Os estudantes coletam assinaturas de participantes da plateia que sejam alunos dos cursos de cinema para que cada sessão também conste como horas em atividade complementar na formação acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

A medição dos resultados obtivos está relacionada ao momento das sessões:
a) número de participantes da plateia: o aumento ou diminuição desse fator nos revela o nível de interesse pelos filmes de animação;
b) a produtividade do debate indica se a sessão (em especial do filme escolhido) pode trazer questões relevantes para a plateia inclusive quando ao repertório de filmes deste campo.
c) a da origem das pessoas na plateia: lista de presença que todos assinam com seu nome, e-mail e origem. A ideia é medir se são estudantes universitários, estudantes de outras instituições e pessoas da cidade. Haverá também uma sondagem dos estudantes, que fazem este controle da lista, ao perguntar para estas pessoas, extra grupo de universitários, qual a motivação de sua presença na sessão do filmes. Isso será registrado no relatório de cada sessão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS PORTO MACEDO1
CARLA SCHNEIDER2
FELIPPE SPONTON PERES
JOÃO PEDRO GOMES COSTA LEITE
MARIANE GOMES MACHADO TEIXEIRA
MAURÍCIO COSTA MONTONE
OTÁVIO EDUARDO DA SILVA PRADO
ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA1
VERÔNICA CABRAL DOS SANTOS E SILVA

Página gerada em 26/04/2024 04:49:58 (consulta levou 0.146269s)