Nome do Projeto
A tradução no ensino de línguas estrangeiras: isso é viável nos dias de hoje?
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 12/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Este projeto de extensão discute os papéis da tradução no ensino de línguas estrangeiras, nos dias de hoje, indagando se é viável utilizá-la nesse ensino. A tradução faz parte da vida humana há séculos (VERMES, 2010), porém, atualmente, não parece ser benquista no referido ensino. Tendo isso em mente, tal discussão se dará com indivíduos que se interessem pelo tema, como, por exemplo, professoras/es e estudantes, dentro e fora da Universidade Federal de Pelotas. Disponibilizam-se 20 vagas e o curso perfará um total de 20h. Os conteúdos programáticos serão distribuídos em cinco módulos: (1) Métodos de ensino de línguas estrangeiras; (2) Tradução e interlíngua; (3) A tradução no ensino de línguas estrangeiras: prós e contras; (4) Estratégias de tradução para o ensino de línguas estrangeiras; e (5) Metarreflexão dos conteúdos abordados.

Objetivo Geral

Proporcionar um espaço de discussão às/aos participantes a fim de refletir acerca dos papéis da tradução no ensino de línguas estrangeiras.

Justificativa

A tradução é inerente ao ser humano desde há muito (VERMES, 2010). Dessarte, torna-se relevante discuti-la no ensino de línguas estrangeiras, ao verificar quais os papéis ela pode desempenhar no referido ensino e não simplesmente ignorá-la nesse contexto.

Metodologia

Exposições teórico-práticas e dialogadas com uso de textos acadêmicos relacionados ao tema e com uso de recursos tecnológicos, tais como, projetor e internet.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que as/os participantes, ao término do curso, possam encontrar alternativas para utilizar a tradução no ensino de línguas estrangeiras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO
ROBERTA REGO RODRIGUES4

Página gerada em 26/04/2024 10:50:54 (consulta levou 0.133222s)