Nome do Projeto
Ações Educativas nos Acervos do Núcleo de Pesquisa em História Regional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/05/2019 - 20/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto Ações Educativas nos Acervos do Núcleo de Pesquisa em História Regional prevê o registro das diversas atividades relacionadas à preservação do patrimônio histórico de Pelotas que são desenvolvidas nos acervos de documentos históricos e bibliográficos do NPHR. Estas atividades realizadas por professores e alunos dos cursos de História da UFPEL expressam a indissociabilidade das instâncias Ensino, Pesquisa e Extensão e culminam com o diálogo com a comunidade propiciando, para além do acesso dos documentos aos cidadãos a quem pertencem a história e a memória que estes documentos inspiram, a responsabilidade por sua preservação enquanto patrimônio histórico local.

Objetivo Geral

Registrar as atividades desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em História Regional que contribuem para a preservação da história e memória de Pelotas e região.

Justificativa

O Núcleo de Pesquisa em História Regional iniciou suas atividades como um grupo de pesquisas, formado por historiadores voltados para a preservação da História Local tanto na forma de produção de trabalhos de pesquisa como na forma de constituição de Arquivos Históricos.
A importância da cidade de Pelotas enquanto objeto de pesquisas no campo historiográfico pode ser comprovada pela existência de grande número de importantes trabalhos de pesquisa realizados e publicados, ou em andamento, que trata de temas tais como escravidão, elite charqueadora, imigração, e que envolvem diversas áreas como Antropologia, Geografia, Urbanismo, além dos propriamente de História.
Grande parte dos documentos históricos que geram estas pesquisas encontram-se em acervos localizados nos núcleos de pesquisa da UFPEL e são constituídos e organizados pelos próprios pesquisadores, na falta de um Arquivo Municipal ou de condições de ampliação dos arquivos nas instituições já existentes tais como o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas e Biblioteca Pública Pelotense.
Estes arquivos guardam a história e a memória das comunidades pertencentes à Pelotas. As ações de pesquisa, ensino e extensão organizadas pelo Núcleo de Pesquisa em História Regional careciam de uma sistematização e registro, para o que a elaboração deste Projeto vem contribuir.

Metodologia

Constitui-se de atividades permanentes e integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas pelo Núcleo de Pesquisa em História Regional que envolvem professores, alunos colaboradores, alunos das disciplinas com atividades práticas de Arquivo e Educação Patrimonial dos cursos de História, pesquisadores dos cursos de graduação e pós graduação em história da UFPEL e interessados e a comunidade, sobretudo de professores (egressos dos Cursos de História ou não) e alunos da Educação Básica de Pelotas e região. Estas atividades terão sua metodologia detalhada em cada ação proposta, aqui apresentadas de forma genérica, que possuem a preservação do patrimônio histórico local como fim último.
- Realização de atividades de pesquisa realizadas pelos professores coordenadores do Núcleo de Pesquisa em História Regional com seus grupos de alunos que participam de Grupos de Estudos sobre as temáticas de História Regional, organizam e participam de eventos, organizam e realizam publicações.
- Atividades de Organização e Preservação de Acervos doados para o NPHR que constituem o Acervo Ayala, localizado na sala 136 do Campus I do Instituto de Cièncias Humanas (ICH), quando da doação do acervo de documentos pertencentes ao líder sindicalista Álvaro Ayala em 2014. Integram o Acervo Ayala ainda uma coleção de livros de temáticas diversas, o Acervo de Registros de Testamentos e Inventários de Pelotas (1864-1966) e Documentos Diversos, doados ao NPHR nestes seus quase 15 anos de existência. Organizam e participam de eventos, organizam e realizam publicações.
- Organização do Seminário de História Regional, que em 2019 vai para a sua décima edição, com publicação dos Anais do evento.
- Ações Educativas nos arquivos do NPHR, voltadas para estudantes e professores da Educação Básica de Pelotas e região..

Indicadores, Metas e Resultados

- Ampliar os mecanismos de divulgação dos resultados das pesquisa e grupos de estudos já existentes;
- Ampliar o atendimento ao público no NPHR;
- Sistematizar o já realizado e implementar novas ações educativas nos arquivos do NPHR, com uma escola para, pelo menos, duas turmas por mês a serem atingidas no primeiro ano, aproximadamente 250 estudantes da Educação Básica de Pelotas e Piratini.
- Aproximar as atividades nos acervos do NPHR com o PIBID/História, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que atua em escolas;
- Ampliar o debate acerca da organização dos documentos produzidos no Instituto de Ciências Humanas conforme orientações do Núcleo de Documentação (NUDOC) da UFPEL;
- Participar , discentes e docentes envolvidos nos projetos do NPHR, da SIEEPE 2019;
- Organizar e participar do X Seminário de História Regional;
- Publicar os Anais do X Seminário de História Regional;
- Candidatar-se aos Editais da UFPEL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA INEZ KLEIN6
CAMILA DOS SANTOS GAERTNER
CLEONI LIMA DE AVILA
DANIEL SOARES REYES
EDGAR AVILA GANDRA32
EDUARDA WILLE ZARNOTT
Fabíola Peres de Souza
JOSÉ PAULO QUADRO MACHADO
LAÍS SCHILLIM DA SILVA
LUIS MARCELO MOREIRA
MARCOS CESAR BORGES DA SILVEIRA32
MARTINA DOS SANTOS CORRÊA
Maria Laura Almeida Pereira
PAULO CESAR POSSAMAI4
PAULO ROBERTO BASTOS PORTELA
RAUL SALOMÃO DE SOUZA
RHANIEL JESUS DE SOUZA FARIAS
RICARDO CARDOSO CARDOSO
RUAN DA SILVEIRA ISNARDI
SIMONE WEBER ROTHER
VITORIA RIBEIRO NASCIMENTO
VIVIANE ADRIANA SABALLA32

Página gerada em 19/03/2024 07:51:18 (consulta levou 0.175356s)