Nome do Projeto
Preservação do Canal São Gonçalo e conscientização sobre sua importância a comunidade local
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2019 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Recursos hídricos
Resumo
Com o crescimento populacional e a falta de fiscalização, principalmente ao entorno dos mananciais hídricos, vem intensificando a degradação dos mesmos e gerando conflitos de usos. O canal São Gonçalo é de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico do município de Pelotas-RS. Atualmente, o canal vem sendo utilizado por parte da população como ponto de despejo de resíduos sólidos, influenciando na qualidade da água. A ideia do projeto de extensão surgiu a partir de uma aula prática no canal São Gonçalo. Pois, foi observado o grande crescimento populacional em suas margens e a carência da conscientização da comunidade local em relação a sua preservação, principalmente no que se refere ao despejo de resíduos sólidos diretamente no Canal.

Objetivo Geral

Conscientizar a comunidade que vive as margens do canal São Gonçalo sobre a importância do manancial, demonstrando práticas conservação e o adequado descarte dos resíduos sólidos. Proporcionando, ao mesmo tempo, aos acadêmicos entrarem em contato com a comunidade local, colocando em prática a experiência adquirida, além de propor posteriores ações que visem a melhoria do local e preservação ambiental.

Justificativa

A proposta justifica-se primeiramente por proporcionar aos alunos do curso de Engenharia Hídrica um contato maior com a comunidade local e também colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, principalmente no que se refere a educação ambiental. Além da preservação do canal São Gonçalo, sendo ele tão importante para o desenvolvimento da comunidade local e para o município de Pelotas-RS.

Metodologia

Para o andamento do projeto serão realizadas reuniões semanais para verificação do plano de atividades. O primeiro passo será a realização de uma revisão bibliográfica por parte dos alunos envolvidos referente ao tema proposto. Serão elaborados questionários através de metodologia adequada os quais serão aplicados a comunidade local. Paralelamente, serão determinados os principais pontos de descarte dos resíduos sólidos, percorrendo o trajeto in loco através de embarcação. As técnicas de preservação da margem do canal serão determinadas para realizar as ações de mitigação dos descartes incorretos. Além de promover ações de conscientização, preservação e educação ambiental, envolvendo os alunos de graduação, pós-graduação e professores da equipe do projeto, além da comunidade local. E, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Pelotas, determinar pontos estratégicos de descarte de resíduos sólidos, no intuito de minimizar o descarte irregular dos mesmos.

Indicadores, Metas e Resultados

Busca-se com resultados esperados, possibilitar aos alunos do curso de Engenharia Hídrica o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, nas mais diversas disciplinas do curso, através da revisão bibliográfica e de ações envolvendo a comunidade externa. Focando em práticas de preservação, conscientização e educação ambiental dos recursos hídricos. Oportunizar a comunidade um manancial com menos contaminação e pontos estratégicos de descarte de resíduos sólidos. Ao final do projeto será realizado um relatório técnico apresentando os pontos positivos e negativos da ação, sugerindo novas propostas de ações e estudos que viabilizem a valoração do canal São Gonçalo. Além da submissão de trabalhos no Congresso de Extensão e Cultura da UFPel e de outras Instituições de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGÉLICA APARECIDA LIANDRO PINHEIRO
ARYANE FARIAS DOS SANTOS
CARLA TATIELEN DE BARROS CARDOSO
CAYO MIRANDA E ARAÚJO
EDUARDA SILVEIRA GOMES
EDUARDO TAVARES DA SILVA
FELIPE ALAME FARIAS
GEORGE MARINO SOARES GONÇALVES
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES4
GUSTAVO BORGES LIMA
IZADORA DA SILVA BRAGA
JADE SILVA DE OLIVEIRA
JULIANO VASCONCELLOS SINOTTI
LARISSA CORRÊA SANTOS
LIARA KURTZ
LUCAS CORDEIRO VARGAS
LUKAS DOS SANTOS BOEIRA
LÚCIO DE ARAUJO NEVES
MATHEUS SERPA RODRIGUES
MICHAELA BÁRBARA NETO
NAIANA VARGAS MORAES
PRISCILA DOS SANTOS PRIEBE8
RAFAEL ALMEIDA CAMPBELL
RAFAEL FERRARI ULGUIM EHLERT
ROBERTA BEZERRA DA SILVA
TAYLOR CAVALHEIRO PALACIOS
THAINÁ VIEIRA HOLZ
THAIS PEREIRA NOUALS
VICTORIA DE SOUZA WOJAHN
VITOR FERREIRA CASSER
VIVIANE RODRIGUES DORNELES
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA2

Página gerada em 24/10/2021 05:32:13 (consulta levou 0.124614s)