Nome do Projeto
Brincando de faz-de-conta: a exploração do lúdico nas séries iniciais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/03/2017 - 13/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
Trata-se de um projeto do curso de Teatro da Ufpel em parceria com o Instituto Nossa Senhora Conceição. Tem como ênfase o lúdico como propulsor do desenvolvimento cognitivo das crianças. A partir da realização de jogos, o teatro desenvolverá potencialidades vinculadas ao conhecimento estético, à socialização e à autonomia dos participantes.
Objetivo Geral
Geral:
- construir conhecimento no campo do fazer teatral com crianças.
Específicos:
- promover a vivência de jogos às crianças,
- desenvolver a expressão corporal,
- estimular a criatividade e a ampliação do imaginário,
- instigar a formação de vínculos afetivos por meio de brincadeiras,
- incentivar a socialização através de atividades lúdicas,
- gerar o princípio da autonomia através do jogo e suas regras,
- aumentar a qualidade de vida das crianças.
- construir conhecimento no campo do fazer teatral com crianças.
Específicos:
- promover a vivência de jogos às crianças,
- desenvolver a expressão corporal,
- estimular a criatividade e a ampliação do imaginário,
- instigar a formação de vínculos afetivos por meio de brincadeiras,
- incentivar a socialização através de atividades lúdicas,
- gerar o princípio da autonomia através do jogo e suas regras,
- aumentar a qualidade de vida das crianças.
Justificativa
Vários pesquisadores, como o historiador Huizinga, abordam em seus estudos a importância do jogo como ferramenta para a construção de conhecimento do ser humano. Em Homo ludens, o autor determina as principais características do jogo: trata-se de uma atividade voluntária, é entusiasmante e dá prazer, configura-se como uma evasão momentânea da vida real, apresenta uma limitação no tempo e no espaço, tem um fim em si mesmo, possui ritmo e harmonia, contém uma certa tensão e necessita de regras que norteiem a ação dos jogadores.
Pensando na importância do jogo teatral no que se refere à formação do sujeito, Jeferson Retondar, na esteira de Huizinga, afirma que a voluntariedade, da mesma forma que a determinação das regras, remete ao princípio da autonomia do indivíduo. A evasão da vida real, por outro lado, permite que a energia corporal contida, a violência, a agressividade, as angústias, os medos e os desejos não-realizados na sociedade do autocontrole civilizado extravasem-se através do lúdico, sem criar qualquer tipo de dano ou prejuízo para a vida social. Por estar fundamentado no lúdico e no prazer, o jogo possibilita que seus participantes se apropriem de si mesmos e do mundo numa perspectiva não-racional e não-utilitária, contribuindo para uma sociedade mais sensível, intuitiva e poética.
Pedagogos teatrais como Viola Spolin e Peter Slade investigaram metodologias de aplicação dos jogos visando não apenas à socialização dos jogadores, mas à construção de conhecimentos no campo estético. Assim, através da vivência de jogos de regras, dramáticos e teatrais, pretende-se que as crianças construam vínculos de fraternidade, desenvolvam sua autonomia e, sobretudo, explorem possibilidades de expansão de seu potencial imaginativo e estético.
Pensando na importância do jogo teatral no que se refere à formação do sujeito, Jeferson Retondar, na esteira de Huizinga, afirma que a voluntariedade, da mesma forma que a determinação das regras, remete ao princípio da autonomia do indivíduo. A evasão da vida real, por outro lado, permite que a energia corporal contida, a violência, a agressividade, as angústias, os medos e os desejos não-realizados na sociedade do autocontrole civilizado extravasem-se através do lúdico, sem criar qualquer tipo de dano ou prejuízo para a vida social. Por estar fundamentado no lúdico e no prazer, o jogo possibilita que seus participantes se apropriem de si mesmos e do mundo numa perspectiva não-racional e não-utilitária, contribuindo para uma sociedade mais sensível, intuitiva e poética.
Pedagogos teatrais como Viola Spolin e Peter Slade investigaram metodologias de aplicação dos jogos visando não apenas à socialização dos jogadores, mas à construção de conhecimentos no campo estético. Assim, através da vivência de jogos de regras, dramáticos e teatrais, pretende-se que as crianças construam vínculos de fraternidade, desenvolvam sua autonomia e, sobretudo, explorem possibilidades de expansão de seu potencial imaginativo e estético.
Metodologia
O projeto “Brincando de faz-de-conta” será uma parceria entre o curso de Teatro da UFPel e o Instituto Nossa Senhora da Conceição. Coordenado pela Profa. Marina de Oliveira, contará com a colaboração de dois alunos voluntários do curso de Teatro. Os encontros serão às quartas ou quintas-feiras, no período vespertino, das 15h às 18h, tendo como público alvo a primeira turma de crianças atendidas pelo Instituto, compreendendo a faixa etária dos 6 aos 8 anos. As atividades desenvolvidas serão práticas, por essa razão, as crianças serão orientadas a vestir roupas confortáveis (calça de moleton, bermuda, camiseta), propícias para brincadeiras que envolvam movimento físico e exploração do chão. As brincadeiras a serem propostas envolvem jogos de regras, jogos teatrais e dramáticos e improvisações.
As atividades acontecerão nas dependências do Instituto Nossa Senhora da Conceição, na sala de descanso que dispor de mais espaço. Como os exercícios teatrais muitas vezes envolvem a utilização do chão e a livre movimentação das crianças (saltos, giros, corridas, cambalhotas, pulos, alongamentos etc.), o ideal é dispor de uma sala ampla, com espaço e piso quente.
A oficina estará aberta para profissionais do Instituto Conceição que queiram acompanhar as atividades. A ideia é que uma equipe multidisciplinar, envolvendo assistente social, psicóloga, professora da turma, monitores e a coordenadora do projeto se forme para encontros periódicos em que serão realizadas a avaliação das ações e também o acompanhamento do desenvolvimento das crianças, a partir de distintos olhares. Esta troca será importante, já que permitirá a ponderação sobre a viabilidade da continuação do projeto no ano seguinte e também acerca de eventuais necessidades de ajustes no programa.
As atividades acontecerão nas dependências do Instituto Nossa Senhora da Conceição, na sala de descanso que dispor de mais espaço. Como os exercícios teatrais muitas vezes envolvem a utilização do chão e a livre movimentação das crianças (saltos, giros, corridas, cambalhotas, pulos, alongamentos etc.), o ideal é dispor de uma sala ampla, com espaço e piso quente.
A oficina estará aberta para profissionais do Instituto Conceição que queiram acompanhar as atividades. A ideia é que uma equipe multidisciplinar, envolvendo assistente social, psicóloga, professora da turma, monitores e a coordenadora do projeto se forme para encontros periódicos em que serão realizadas a avaliação das ações e também o acompanhamento do desenvolvimento das crianças, a partir de distintos olhares. Esta troca será importante, já que permitirá a ponderação sobre a viabilidade da continuação do projeto no ano seguinte e também acerca de eventuais necessidades de ajustes no programa.
Indicadores, Metas e Resultados
A principal meta é que o projeto seja o início de uma parceria profícua entre o Instituto Nossa Senhora da Conceição e o curso de Teatro da UFPel, já que ambas as instituições devem crescer positivamente com a experiência. Para o curso de Teatro, o Instituto Conceição representa um campo de trabalho fértil, pois abriga e oferece atividades para cerca de 75 meninas em situação de vulnerabilidade social, durante o contra turno das aulas escolares. Espera-se que os alunos do teatro envolvidos no projeto descubram possibilidades concretas de aplicar jogos e produzir conhecimento no campo teatral. De outra parte, projeta-se que as crianças participantes dos jogos ampliem seu imaginário, sua capacidade de socialização e sua autonomia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
MARINA DE OLIVEIRA | 5 | ||
RAFAEL DE CAMARGO BUENO | |||
WESLEY FRÓIS ARAGÃO |