Nome do Projeto
V SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/04/2019 - 13/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A Semana Integrada das dimensões acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas, o maior evento integrante do calendário oficial da UFPel, conquista, neste ano de 2019, a sua quinta edição, fortalecida pela experiência acumulada, pela proposição de temas que discutem a universidade pública e pela convergência dos interesses das questões que definem, na atualidade, a produção intelectual, técnica, científica, cultural e social da comunidade universitária, oportunamente celebrando os 50 anos da UFPel. A V SIIEPE mantém a sua estrutura de congressos organizados nas cinco dimensões (ensino de graduação, ensino de pós-graduação, inovação, pesquisa e extensão); mantém a indicação de um tema preferencial que se manifestará nas mesas interdisciplinares, bem como manterá as demais atividades que se evidenciaram como nucleadoras de grupos de trabalho, de assuntos de grande destaque no campo educacional e social. Aposta, também, na incorporação de outras iniciativas que incentivem a aproximação dos muitos agentes da comunidade universitária.
Objetivo Geral
Confirmar o compromisso da instituição com o incentivo às ações de inovação, ensino, pesquisa e extensão, oportunizando um espaço e momento de socialização e divulgação da produção acadêmica da UFPel de modo que os seus agentes internos e comunidades parceiras possam debater sobre os impactos da produção universitária e sobre o cumprimento da missão educacional e social da universidade.
Aproximar a comunidade universitária dos níveis de graduação e pós-graduação por meio de temas transversais e dos congressos específicos, incentivando o compartilhamento, troca e debates sobre conteúdos, experiências e resultados que assinalem a produção do conhecimento
universitário em todas as suas dimensões.
Refletir sobre a ação do conhecimento que a instituição vem promovendo no horizonte dos problemas sociais e apontar possibilidades para a construção de alternativas cidadãs.
Aproximar a comunidade universitária dos níveis de graduação e pós-graduação por meio de temas transversais e dos congressos específicos, incentivando o compartilhamento, troca e debates sobre conteúdos, experiências e resultados que assinalem a produção do conhecimento
universitário em todas as suas dimensões.
Refletir sobre a ação do conhecimento que a instituição vem promovendo no horizonte dos problemas sociais e apontar possibilidades para a construção de alternativas cidadãs.
Justificativa
A Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão surgiu da concomitância dos eventos Congressos de Iniciação Científica (CIC), de Ensino de Graduação (CEG), de Extensão e Cultura (CEC) e, ainda, o Encontro da Pós-Graduação (ENPOS) realizados pelas pró-reitorias acadêmicas da UFPel. Naquele ano, o CIC completava 25 anos de edição. Os demais, CEG e CEC, como congressos, eram recentes. Ao juntarem-se, estabeleceram um calendário único e comissão organizadora que vislumbrou, além da concomitância, um conceito unificador, em direção à indissociabilidade. Desde então, a inclusão desses eventos como atividade acadêmica prevista no Calendário da UFPel, consolidou a organização conjunta das três dimensões acadêmicas e um momento no qual os universitários, estudantes e servidores, divulgam e compartilham a produção de conhecimentos. Neste ano, a Semana Integrada mantém as conquistas da edição anterior - Congresso de Inovação, oficinas e mesas com temas transversais às dimensões formativas e intensa atividade cultural. Intensificará o debate e a troca de conhecimentos, valorizando que as sessões reúnam diversas áreas do conhecimento, práticas em diferentes campos e cursos, oportunizando a aproximação de grupos que atuam sobre temáticas similares. Desse modo, busca-se pela aproximação e socialização do conhecimento, apontar novas visões para o campo acadêmico.
Assim, além do intercâmbio de experiências, conceitos, ideias, métodos e estratégias, a SIIEPE justifica-se pela integração que tal momento oportuniza para alunos, docentes, técnicos administrativos e colegas de outras instituições.
Assim, além do intercâmbio de experiências, conceitos, ideias, métodos e estratégias, a SIIEPE justifica-se pela integração que tal momento oportuniza para alunos, docentes, técnicos administrativos e colegas de outras instituições.
Metodologia
A SIIEPE conta com duas comissões - científica e organizadora - que debatem e desenvolvem a temática do evento e a estrutura de planejamento das ações. Os congressos e encontro são desenvolvidos por cada pró-reitoria correspondente e as ações integradoras pelas duas comissões. Além dessas, há sub-comissões que desenvolvem as atividades operacionais de apoio (salas, espaços de apresentações culturais,equipamentos, inscrição, manutenção do site, contatos, divulgação etc.). As definições dos horários, conteúdos integradores e demais temas do âmbito geral da semana são decididos pela comissão científica e organizadora. Os congressos caracterizam-se por apresentações de trabalhos no formato oral. As apresentações culturais ocorrem em horários intermediários entre os congressos. Cada congresso opta pela produção dos seus anais. Outras atividades são previstas nas ações.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se o aumento da participação da comunidade universitária.
Há Metas específicas de cada Congresso e Encontro.
Os indicadores são:
Número de trabalhos inscritos
Número de trabalhos apresentados
Número de debatedores
Número de estudantes monitores voluntários
Metas das apresentações culturais
Número de servidores envolvidos
Número de alunos envolvidos
Número de ações desenvolvidas
Metas das apresentações científicas
Número de oficinas desenvolvidas
Número de participantes
Número de mesas desenvolvidas
Número de participantes e ouvintes
Há Metas específicas de cada Congresso e Encontro.
Os indicadores são:
Número de trabalhos inscritos
Número de trabalhos apresentados
Número de debatedores
Número de estudantes monitores voluntários
Metas das apresentações culturais
Número de servidores envolvidos
Número de alunos envolvidos
Número de ações desenvolvidas
Metas das apresentações científicas
Número de oficinas desenvolvidas
Número de participantes
Número de mesas desenvolvidas
Número de participantes e ouvintes
Equipe do Projeto
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Inscrições | R$ 190.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
Material de expediente | R$ 134.359,90 |
Confecção de cartaz para divulgação | R$ 1.500,00 |
Despesa administrativa da fundação de apoio | R$ 19.320,10 |
Outros serviços | R$ 31.820,00 |
Passagens e despesas com locomoção | R$ 2.000,00 |
Despesas com diárias | R$ 1.000,00 |