Nome do Projeto
AMBULATÓRIO MULTIDISCIPLINAR PARA ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/09/2019 - 09/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
A Síndrome de Down é uma condição frequente, que cursa com características anatômico/funcionais bem descritas e com predisposição a uma série de patologias que podem surgir desde o nascimento. O diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento adequados são primordiais para a manutenção de saúde dessas crianças.

Objetivo Geral

Criar um centro de referência para atendimento diferenciado a crianças e adolescentes com Síndrome de Down, que visa atendimento e acompanhamento clínico multidisciplinar nas especialidades de pediatria, genética, gastroenterologia, cardiologia, hebiatria, pneumologia, nefrologia, endocrinologia e hematologia, com o intuito de realizar diagnóstico precoce e tratamento das patologias mais frequentes nessa população e consequentemente reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes.

Justificativa

A Síndrome de Down é uma condição frequente, com incidência estimada de um em cada 660 nascimentos, e apresenta características e predisposições a doenças bem conhecidas. O diagnóstico precoce e acompanhamento adequado dessas patologias é capaz de reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes. O trabalho em equipe multidisciplinar além de facilitar a comunicação entre os profissionais, aprimora o atendimento clínico dos pacientes.

Metodologia

Os pacientes encaminhados do Hospital Escola e da rede pública para o Ambulatório de Pediatria da FAMED receberão atendimento pediátrico e de equipe multidisciplinar composta por especialistas pediátricos nas áreas de genética, gastroenterologia, cardiologia, pneumologia, nefrologia, endocrinologia, hematologia e hebiatria, conforme indicação médica.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que o atendimento multidisciplinar, realizados por especialistas reduza a morbimortalidade dos pacientes e melhore a sua qualidade de vida. Além disso, os dados gerados no ambulatório poderão ser futuramente utilizados em pesquisas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CECILIA FERNANDES LOREA2
CLÁUDIA FERNANDES LOREA
CRISTIANE HALLAL DA SILVA2
DENISE CARRICONDE MARQUES2
ERNANI PERES NETO2
FERNANDA FONTANA2
JULIANA SCHMITT SEIBERT
Luciana Costa Rodrigues
MARIA MANUELA SOUSA ALBUQUERQUE VALENTE2
PATRICIA ELIZABETE TRENTIM
milene maria saalfeld de oliveira

Página gerada em 28/04/2024 06:55:08 (consulta levou 0.388987s)