Nome do Projeto
GERAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NA SOCIEDADE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/07/2019 - 13/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Visando promover o entendimento das formas de produção, transmissão e utilização da energia elétrica na nossa sociedade, este minicurso propõe a discussão e elucidação de conceitos físicos básicos do eletromagnetismo, presentes nesses três estágios do uso da energia elétrica. Pretendemos também estimular a curiosidade dos estudantes quanto ao tema, que pode propiciar a uma tomada de consciência quanto a melhor utilização de fontes energéticas.

Objetivo Geral

O curso tem como objetivo a discussão dos processos físicos presentes na geração, distribuição e consumo de energia elétrica na sociedade utilizando os conceitos básicos do eletromagnetismo.

Justificativa

Os estudantes de ensino médio tem domínio sobre os conceitos fisicos e sobre sua aplicação para entender situações do cotidiano. Neste trabalho, os processos de geração, distribuição e consumo de energia na nossa sociedade serão utilizados para ilustrar compreender os conceitos físicos de eletricidade e magnetismo.

Metodologia

O desdobramento dos assuntos a serem tratados neste minicurso serão realizados com base em uma sequência não convencional: inicialmente se utilizará experimentação, de onde se avaliará as concepções prévias dos estudantes e, posteriormente a este procedimento, serão ministradas as aulas teóricas com a explicação dos conceitos científicos envolvidos. Após, os experimentos serão retomados como recurso para ilustração dos conceitos físicos. O curso será dividido em três aulas: conceitos básicos da eletricidade e do magnetismo, na primeira aula; geração e distribuição de energia e lei de Faraday_lenz na segunda aula; e consumo doméstico de energia, na terceira aula. Em todos os momentos serão utilizados experimentos para ilustrar tanto os conceitos em foco como o próprio uso prático da energia elétrica em distintas situações.

Indicadores, Metas e Resultados

Como trata-se de um minicurso onde serão desenvolvidos conceitos físicos e suas aplicações, as metas serão atingidas a medida que os estudantes aprenderem a articular os conceitos físicos para resolver problemas específicos. Neste caso, trata-se da compreensão dos processos de geração, distribuição e consumo de energia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALDAIR CELESTINO OLIVEIRA JUNIOR
ALVARO LEONARDI AYALA FILHO10
ANDRÉ RENATO MELLO SANCHES
FELIPE FERREIRA RIBEIRO
MARCOS ALEXANDRE BRITO NOLASCO
MATEUS SOUZA DUTRA

Página gerada em 25/04/2024 05:45:53 (consulta levou 0.126566s)