Nome do Projeto
V Simpósio do PPGECM: Formação, Currículo e Ensino na Prática da Resistência
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/08/2019 - 26/11/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O projeto tem como especificidade promover um espaço de discussão referente ao currículo, ensino e aprendizagem, produção didática, práticas pedagógicas de informação e comunicação. Discutir as posições ideológicas e politicas atuais e seus impactos na profissão docente. Assim como dialogar sobre as práticas pedagógicas de resistência que objetivam tencionar as mudanças no cenário educacional.

Objetivo Geral

Socializar e oportunizar diálogos acerca das experiências da docência no ensino de Ciências e de Matemática. Apresentar e discutir, por meio do diálogo, temas pertinentes da formação de professores, que sejam relevantes ao processo de ensino e aprendizado. Promover e desenvolver uma discussão com senso crítico a partir das mesas, palestras e apresentações de trabalhos que instigam a reflexões sobre a prática pedagógica docente. Propiciar um espaço de conhecimento aos educadores da rede pública, privada, estudantes de graduação em licenciatura e de Pós-Graduação.

Justificativa

O presente projeto tem como viés socializar e oportunizar reflexões destinadas à formação de professores em temáticas da atualidade. Promover um espaço democrático para os debates e diálogos com profissionais especializados na formação de professores e no ensino de Ciências. Propiciar um espaço para difundir trabalhos dos educadores da rede pública, privada, graduandos, pós-graduandos inclusive do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática.

Metodologia

O evento será desenvolvido por meio de palestras, mesas redondas e apresentações orais. No dia 07 de novembro, das 18h às 19h, inicialmente. será realizado o credenciamento dos e das participantes, com abertura do evento às 19h e uma palestra de abertura, às 19h15, com convidado a definir. No dia 08 de novembro será seguido o seguinte cronograma: MANHÃ: 08h30 Mesa Redonda: Contribuição dos mestres Leticia de Queiroz Maffei; Francisco Duran e Renata Portugal; 09h30 Lançamento do Livro de Ester Vellar Krause (Pós-Graduada no PPGECM); 09h45 Coffee Break. 10h Palestra com Gomercindo Ghiggi, intitulada "Práticas Críticas Dialógicas Freireanas". 11h Momento Cultural Percussão Pepeu; TARDE: 13h30 Apresentação dos trabalhos; 15h30 Coffee Break; 15h45 Apresentação dos trabalhos; 17h Palestra com Maria do Carmo Galiazzi, intitulada "Rodas de investigação e Educar pela Pesquisa". 18h Atividade de encerramento: Avaliação e discussão; e preparação para o 6° Simpósio do PPGECM em 2020.

Indicadores, Metas e Resultados

Como mestrado profissional, esperamos que o evento seja um espaço para que os docentes da rede pública municipal e estadual, da Educação Básica, se envolvam com a formação continuada, a partir do diálogo com outros profissionais que concluíram o mestrado profissional e com professores de instituições federais especializados nas áreas da Educação e do Ensino, sendo também um espaço onde possam compartilhar suas pesquisas, de modo a divulgar a produção científica nas diferentes áreas de conhecimento (Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia) à sociedade envolvida com o ensino e a pesquisa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX SANDRO DE CASTRO GARRIDO
LUI NORNBERG4

Página gerada em 23/04/2024 22:21:40 (consulta levou 0.121692s)