Nome do Projeto
Núcleo de Comunicação do CLC
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/06/2019 - 20/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O Núcleo de Comunicação do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas compreende os serviços de comunicação externa e interna do Centro, com ênfase na assessoria de imprensa. É ligado à Direção do CLC e mantém atividades com esta coordenação desde fevereiro de 2017.

Objetivo Geral

Constituir e consolidar o Núcleo de Comunicação (NC) do Centro de Letras e Comunicação com o objetivo de comunicar e divulgar aos públicos interno e externo ao CLC notícias e assuntos de interesse do Centro e da comunidade.
Objetivos específicos - Estabelecer o NC como instância de comunicação do CLC; - Articular os diversos serviços de comunicação, como: atualização do site institucional do CLC ; produção de notícias; relacionamento com a Coordenação de Comunicação Social da UFPel e com a imprensa; produção de material, entre outros; atualização da página do Centro e da página no Facebook < https://www.facebook.com/clcufpel/>; interação com os públicos pelas redes sociais, envio e resposta de e-mails.

Justificativa

A comunicação organizacional é elemento estratégico fundamental nos órgãos públicos, especificamente no caso da universidade, tendo em vista a necessidade de disseminação de informação e conhecimento à comunidade, atendendo ao princípio da publicidade na Administração Pública. Sendo a universidade construída sobre três pilares - ensino, pesquisa e extensão -, percebe-se a extensão por intermédio da comunicação como via de mão dupla, pois possibilita à sociedade conhecer a universidade, ao passo que permite à universidade se envolver com a realidade social que a cerca. A prática da extensão universitária, aqui vista como possibilidade de interação com a comunidade por meios de comunicação jornalísticos e institucionais, é um exercício de cidadania e responsabilidade social.

Metodologia

O trabalho se dará conforme os métodos jornalísticos de produção de notícias em assessoria de imprensa e os princípios éticos da comunicação organizacional na universidade. Ferramentas: produção de notícias para o site do CLC; publicação de conteúdos e releases de eventos pelas áreas que compreendem os dez cursos do Centro, bem como do Programa de Pós-Graduação em Letras. Divulgação no Facebook do CLC. Relação com os públicos por meio das redes sociais; comunicação por e-mails. Atualização dos dados institucionais do Centro no site do CLC.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a expansão do CLC perante a comunidade, ao firmar a identidade do Centro como unidade produtora em extensão, pesquisa e ensino, mediante divulgação das atividades do Centro ao maior número de pessoas possível. Interação entre universidade e comunidade. Participação da comunidade interna e externa nas atividades do CLC que forem divulgadas nos meios de comunicação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENDA DA SILVA NAPARO
BRUNA VIEIRA CAPUANO
CARLA ROSANE CARRET MACHADO3
DANIELA SILVA AGENDES12
FLÁVIA FERREIRA MENDES SILVA
FRANCISCO MUENZER SOARES
FÁTIMA MARLI TAUIL NDIAYE BERNARDO
GUILHERME BETEMPS MEIRELES3
GUSTAVO SEVERO DALLA COSTA4
MARCELA LIMA DE MORAES
TALYSSA NEVES MACHADO
VANESSA DOUMID DAMASCENO3

Página gerada em 15/11/2024 05:42:26 (consulta levou 0.338412s)