Nome do Projeto
Jogando Para Aprender
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto Jogando para Aprender irá proporcionar uma prática esportiva orientada a escolares de seis a 14 anos, através da metodologia da iniciação esportiva universal. Assim como oportunizar vivências e experiências aos acadêmicos envolvidos no projeto. Irá ser realizado em uma escola estadual do município de Pelotas.
Objetivo Geral
Proporcionar aos escolares de seis a 14 anos uma prática esportiva orientada através da iniciação esportiva universal.
Justificativa
O projeto surgiu devido a necessidade de explorar o ambiente escolar e assim proporcionar a comunidade experiências e vivências através do esporte. Quando as crianças experienciam diversas vivencias através do esporte, consequentemente contribui para o aumento do repertório motor, assim como a construção de valores e atitudes. E a metodologia da iniciação esportiva universal será utilizada, pois irá oportunizar a vivência plural do esporte, ou seja, aproximação com diversas modalidades e não apenas com a técnica específica.
Metodologia
Serão atendidos 120 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os alunos dos dois sexos serão atendidos na escola, durante o turno de aula. Serão 2 aulas por semana.
O planejando será desenvolvido na sala do Laboratório de Estudos de Esporte Coletivo (LEECol) da ESEF. Será organizado pelo grupo de trabalho composto por uma professora aluna de mestrado e alunos de graduação em Licenciatura em Educação Física. Após a organização do planejamento o professor orientador supervisionará os planejamentos.
O método de ensino utilizado será adaptado da Iniciação Esportiva Universal (IEU) proposto por Greco e Benda (1998).
O planejando será desenvolvido na sala do Laboratório de Estudos de Esporte Coletivo (LEECol) da ESEF. Será organizado pelo grupo de trabalho composto por uma professora aluna de mestrado e alunos de graduação em Licenciatura em Educação Física. Após a organização do planejamento o professor orientador supervisionará os planejamentos.
O método de ensino utilizado será adaptado da Iniciação Esportiva Universal (IEU) proposto por Greco e Benda (1998).
Indicadores, Metas e Resultados
Que a prática proporcione avanços nas habilidades motoras fundamentais e nas capacidades táticas dos escolares;
Que o projeto proporcione experiência e vivência com a docência aos acadêmicos envolvidos.
Serão realizadas avaliações de acompanhamento.
Que o projeto proporcione experiência e vivência com a docência aos acadêmicos envolvidos.
Serão realizadas avaliações de acompanhamento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELISE CARAPINA DA SILVA | |||
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO | 15 | ||
FELIPE FERNANDO GUIMARÃES DA SILVA | |||
FELIPE WICKBOLDT DOS SANTOS | |||
FRANCIÉLE DA SILVA RIBEIRO | |||
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN | 2 | ||
JOÃO GILBERTO MATTOS GIUSTI | |||
JOÃO VICTOR LISBOA ROSA | |||
JÚLIA DOS SANTOS SILVEIRA | |||
LUCAS VARGAS BOZZATO | |||
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR | 6 | ||
MATEUS DE PAULA BORGES | |||
MATHEUS DA SILVA MACEDO | |||
Marcelo de Jesus Pereira | |||
Mariana Bório Xavier | |||
NAIÉLEN RODRIGUES SILVEIRA | |||
NAIÉLEN RODRIGUES SILVEIRA | |||
NICOLAS DE SOUZA DOS ANJOS | |||
PATRÍCIA DA ROSA LOUZADA DA SILVA | |||
PATRÍCIA DA ROSA LOUZADA DA SILVA | |||
ROSE MERI SANTOS DA SILVA | 2 | ||
Sabrina Bubolz Krumreich | |||
THAIS MONTIERRE RENCK | |||
Tales Conceição Dias | |||
VITÓRIA CAMARGO SILVEIRA | |||
VIVIAN HERNANDEZ BOTELHO |