Nome do Projeto
Vem Ser Rugby na Escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O meio escolar é um ambiente propício ao desenvolvimento de formação e
informação, em que a aprendizagem deve favorecer a inserção do aluno no dia a dia
das questões sociais marcantes em um universo cultural maior. Portanto, o Rugby,
sendo um esporte formativo considerando a natureza de suas características, em
função dos valores relacionados a sua prática emerge como uma nova modalidade
no meio escolar favorecendo maior integração dos conteúdos pedagógicos,
participação dos alunos de forma colaborativa e fortalecendo assim o
desenvolvimento social através dos valores do Rugby, sendo estes: paixão,
integridade, respeito, disciplina e solidariedade. A possibilidade de um projeto
relacionado ao Rugby, vinculado ao Programa Vem Ser Pelotas, surgirá como
iniciativa de promover o Rugby dentro da escola no contraturno, utilizando-o como
instrumento para inclusão social, igualdade de gênero, promoção da saúde,
sustentabilidade ambiental, educação e desporto para todos. O objetivo geral deste
projeto visa promover atividades inclusivas e a integração dos escolares no turno
inverso a partir da prática do rugby, assim, proporcionando a inserção do mesmo no
ambiente escolar. A metodologia deste trabalho será dividida em 5 etapas,
consistindo na primeira etapa em efetuar contato com as escolas da região segunda
etapa Investigar a realidade dos espaços físicos das escolas, terceira etapa
organizar as tarefas, quarta etapa aplicar e analisar os questionários e a quinta
etapa, dar início das atividades práticas do rugby.
Objetivo Geral
Oportunizar aos escolares do município de Pelotas a prática de rugby no contra turno escolar.
Justificativa
O esporte é multidimensional e faz parte da cultura mundial, tendo sua
importância no processo de formação humana amplamente ressaltada por
proporcionar benefícios físicos, psicológicos e sociais (SERPA, 2003; COSTA;
NASCIMENTO, 2004; MILISTETD et al., 2008). Na escola, essa importância se
destaca pela associação de situações transferíveis do esporte para a vida cotidiana,
contribuindo para que crianças e adolescentes aprendam formas de ser e de estar
no mundo (MOLINA; SILVA; SILVEIRA, 2004; LETTNIN, 2005). O esporte escolar é
baseado na formação de valores, atitudes, habilidades, variadas formas de
comunicação, linguagem motora, respeito e cognitivo (Mattos, 2006).
E tendo em vista que o esporte traz grandes transformações às pessoas e
até mesmo a comunidade, a possibilidade de um projeto relacionado ao Rugby
vinculado ao programa Vem Ser Pelotas (projeto já em andamento), surgirá como
iniciativa de promover o Rugby dentro das escolas no contra turno, utilizando-o como
instrumento para inclusão social, equidade de gênero, promoção da saúde,
sustentabilidade ambiental, educação e desporto para todos, atendendo assim às
necessidades de escolares.
importância no processo de formação humana amplamente ressaltada por
proporcionar benefícios físicos, psicológicos e sociais (SERPA, 2003; COSTA;
NASCIMENTO, 2004; MILISTETD et al., 2008). Na escola, essa importância se
destaca pela associação de situações transferíveis do esporte para a vida cotidiana,
contribuindo para que crianças e adolescentes aprendam formas de ser e de estar
no mundo (MOLINA; SILVA; SILVEIRA, 2004; LETTNIN, 2005). O esporte escolar é
baseado na formação de valores, atitudes, habilidades, variadas formas de
comunicação, linguagem motora, respeito e cognitivo (Mattos, 2006).
E tendo em vista que o esporte traz grandes transformações às pessoas e
até mesmo a comunidade, a possibilidade de um projeto relacionado ao Rugby
vinculado ao programa Vem Ser Pelotas (projeto já em andamento), surgirá como
iniciativa de promover o Rugby dentro das escolas no contra turno, utilizando-o como
instrumento para inclusão social, equidade de gênero, promoção da saúde,
sustentabilidade ambiental, educação e desporto para todos, atendendo assim às
necessidades de escolares.
Metodologia
Os procedimentos deste projeto serão divididos em 5 etapas, consistindo em:
Primeira etapa: Efetuar contato com as escolas da região. Confirmar a participação das escolas interessadas previamente: Escola Estadual Dom João Braga, Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita e EMEF Deogar Soares. Apresentar a proposta da inserção do projeto Vem Ser Rugby na Escola, as direções das escolas.
Segunda etapa: Investigar a realidade dos espaços físicos das escolas. Conhecer as estruturas físicas das escolas, a fim de reconhecer seusespaços para a prática do Rugby.
Terceira etapa: Organizar as tarefas. Nesta etapa, faremos a organização dos horários juntamente a equipe diretiva das escolas, identificando quais horários o projeto será realizado.
Quarta etapa: Aplicar e analisar os questionários. Nesta etapa será aplicado o questionário de motivação esportiva, “INVENTÁRIO DE MOTIVAÇÃO PARA PRÁTICA DESPORTIVA ADAPTADO DE GAYA E CARDOSO (1998)” e analisaremos os dados obtidos.
Quinta etapa: Início das atividades práticas do Rugby.
Início das atividades práticas, seguindo os princípios da plataforma Get into Rugby, na qual tem por objetivos incentivar alunos de todas as idades a Tentar, Jogar e Ficar no rugby. Promovendo os valores do jogo e incentivar crianças a experimentarem o rugby em um ambiente seguro e progressivo (WORLD RUGBY, 2018).
Primeira etapa: Efetuar contato com as escolas da região. Confirmar a participação das escolas interessadas previamente: Escola Estadual Dom João Braga, Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita e EMEF Deogar Soares. Apresentar a proposta da inserção do projeto Vem Ser Rugby na Escola, as direções das escolas.
Segunda etapa: Investigar a realidade dos espaços físicos das escolas. Conhecer as estruturas físicas das escolas, a fim de reconhecer seusespaços para a prática do Rugby.
Terceira etapa: Organizar as tarefas. Nesta etapa, faremos a organização dos horários juntamente a equipe diretiva das escolas, identificando quais horários o projeto será realizado.
Quarta etapa: Aplicar e analisar os questionários. Nesta etapa será aplicado o questionário de motivação esportiva, “INVENTÁRIO DE MOTIVAÇÃO PARA PRÁTICA DESPORTIVA ADAPTADO DE GAYA E CARDOSO (1998)” e analisaremos os dados obtidos.
Quinta etapa: Início das atividades práticas do Rugby.
Início das atividades práticas, seguindo os princípios da plataforma Get into Rugby, na qual tem por objetivos incentivar alunos de todas as idades a Tentar, Jogar e Ficar no rugby. Promovendo os valores do jogo e incentivar crianças a experimentarem o rugby em um ambiente seguro e progressivo (WORLD RUGBY, 2018).
Indicadores, Metas e Resultados
Que os participantes conheçam a modalidade e tenham o gosto pelo esporte;
Formação de equipes de rugby;
Será realizada avaliações durante o período de atuação do projeto.
Formação de equipes de rugby;
Será realizada avaliações durante o período de atuação do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRI MACIAS SACCO | 4 | ||
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO | 4 | ||
CAMILA BORGES MÜLLER | |||
CARINA CURTINAZ LOPES | |||
CIANA ALVES GOICOCHEA | |||
DOUGLAS LOBATO MACHADO | |||
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO | 8 | ||
GABRIEL BARRETO VEIGA | |||
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN | 2 | ||
GISELE DA SILVA DIAS | |||
GUSTAVO DIAS FERREIRA | 4 | ||
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA | |||
MARCOS PAULO DE OLIVEIRA DA SILVA |