Nome do Projeto
Vem Ser Rugby na Escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O meio escolar é um ambiente propício ao desenvolvimento de formação e informação, em que a aprendizagem deve favorecer a inserção do aluno no dia a dia das questões sociais marcantes em um universo cultural maior. Portanto, o Rugby, sendo um esporte formativo considerando a natureza de suas características, em função dos valores relacionados a sua prática emerge como uma nova modalidade no meio escolar favorecendo maior integração dos conteúdos pedagógicos, participação dos alunos de forma colaborativa e fortalecendo assim o desenvolvimento social através dos valores do Rugby, sendo estes: paixão, integridade, respeito, disciplina e solidariedade. A possibilidade de um projeto relacionado ao Rugby, vinculado ao Programa Vem Ser Pelotas, surgirá como iniciativa de promover o Rugby dentro da escola no contraturno, utilizando-o como instrumento para inclusão social, igualdade de gênero, promoção da saúde, sustentabilidade ambiental, educação e desporto para todos. O objetivo geral deste projeto visa promover atividades inclusivas e a integração dos escolares no turno inverso a partir da prática do rugby, assim, proporcionando a inserção do mesmo no ambiente escolar. A metodologia deste trabalho será dividida em 5 etapas, consistindo na primeira etapa em efetuar contato com as escolas da região segunda etapa Investigar a realidade dos espaços físicos das escolas, terceira etapa organizar as tarefas, quarta etapa aplicar e analisar os questionários e a quinta etapa, dar início das atividades práticas do rugby.

Objetivo Geral

Oportunizar aos escolares do município de Pelotas a prática de rugby no contra turno escolar.

Justificativa

O esporte é multidimensional e faz parte da cultura mundial, tendo sua
importância no processo de formação humana amplamente ressaltada por
proporcionar benefícios físicos, psicológicos e sociais (SERPA, 2003; COSTA;
NASCIMENTO, 2004; MILISTETD et al., 2008). Na escola, essa importância se
destaca pela associação de situações transferíveis do esporte para a vida cotidiana,
contribuindo para que crianças e adolescentes aprendam formas de ser e de estar
no mundo (MOLINA; SILVA; SILVEIRA, 2004; LETTNIN, 2005). O esporte escolar é
baseado na formação de valores, atitudes, habilidades, variadas formas de
comunicação, linguagem motora, respeito e cognitivo (Mattos, 2006).
E tendo em vista que o esporte traz grandes transformações às pessoas e
até mesmo a comunidade, a possibilidade de um projeto relacionado ao Rugby
vinculado ao programa Vem Ser Pelotas (projeto já em andamento), surgirá como
iniciativa de promover o Rugby dentro das escolas no contra turno, utilizando-o como
instrumento para inclusão social, equidade de gênero, promoção da saúde,
sustentabilidade ambiental, educação e desporto para todos, atendendo assim às
necessidades de escolares.

Metodologia

Os procedimentos deste projeto serão divididos em 5 etapas, consistindo em:
Primeira etapa: Efetuar contato com as escolas da região. Confirmar a participação das escolas interessadas previamente: Escola Estadual Dom João Braga, Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita e EMEF Deogar Soares. Apresentar a proposta da inserção do projeto Vem Ser Rugby na Escola, as direções das escolas.
Segunda etapa: Investigar a realidade dos espaços físicos das escolas. Conhecer as estruturas físicas das escolas, a fim de reconhecer seusespaços para a prática do Rugby.
Terceira etapa: Organizar as tarefas. Nesta etapa, faremos a organização dos horários juntamente a equipe diretiva das escolas, identificando quais horários o projeto será realizado.
Quarta etapa: Aplicar e analisar os questionários. Nesta etapa será aplicado o questionário de motivação esportiva, “INVENTÁRIO DE MOTIVAÇÃO PARA PRÁTICA DESPORTIVA ADAPTADO DE GAYA E CARDOSO (1998)” e analisaremos os dados obtidos.
Quinta etapa: Início das atividades práticas do Rugby.
Início das atividades práticas, seguindo os princípios da plataforma Get into Rugby, na qual tem por objetivos incentivar alunos de todas as idades a Tentar, Jogar e Ficar no rugby. Promovendo os valores do jogo e incentivar crianças a experimentarem o rugby em um ambiente seguro e progressivo (WORLD RUGBY, 2018).

Indicadores, Metas e Resultados

Que os participantes conheçam a modalidade e tenham o gosto pelo esporte;
Formação de equipes de rugby;
Será realizada avaliações durante o período de atuação do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIRI MACIAS SACCO
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO
CAMILA BORGES MÜLLER
CARINA CURTINAZ LOPES
CIANA ALVES GOICOCHEA
DOUGLAS LOBATO MACHADO
ERALDO DOS SANTOS PINHEIRO8
GABRIEL BARRETO VEIGA
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN2
GISELE DA SILVA DIAS
GUSTAVO DIAS FERREIRA
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA
MARCOS PAULO DE OLIVEIRA DA SILVA

Página gerada em 03/12/2020 23:49:58 (consulta levou 0.126541s)