Nome do Projeto
IX Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção da UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/10/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Trabalho / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A proposta do Projeto da “IX Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção da UFPel” é uma iniciativa do Diretório Acadêmico do curso de Engenharia de Produção juntamente com o Colegiado do Curso de Engenharia de Produção, o qual busca incentivar os alunos a conhecerem novas áreas, saber como pesquisar e buscar novos conhecimentos, além de ter como objetivo principal trazer empresas e profissionais das mais diversas áreas para dentro do curso. Observa-se ainda que a organização e participação de eventos acadêmicos faz parte do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UFPel (PPC-EP, 2016). Dessa premissa, decorre a intenção de que o evento “IX Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção da UFPel”, colabore com o cumprimento do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção, além de divulgar o curso e a profissão. O evento vai ocorrer nas instalações físicas da UFPel, e será aberto à participação da comunidade acadêmica, tanto da universidade como de outras instituições de ensino superior. Desta forma, através de palestras ministradas por convidados e abordando temáticas relacionadas à Engenharia de Produção, o presente projeto apresenta-se como um instrumento de divulgação e reflexão sobre assuntos atualizados. Conforme a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO, 2015), destacam-se como áreas temáticas da Engenharia de Produção: (i) a Engenharia de Operações e Processos da Produção; (ii) a Logística; (iii) a Pesquisa Operacional; (iv) a Engenharia da Qualidade; (v) a Engenharia do Produto; (vi) a Engenharia Organizacional; (vii) a Engenharia Econômica; (viii) a Engenharia do Trabalho; (ix) a Engenharia da Sustentabilidade; e (x) a Educação em Engenharia de Produção.

Objetivo Geral

A proposta do Projeto da “IX Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção da UFPel” busca incentivar os alunos a: 1. Conhecer novas áreas; 2. realizar pesquisas e buscar novos conhecimentos, além de ter como objetivo principal trazer empresas e profissionais das mais diversas áreas para dentro do curso de Engenharia de Produção.

Justificativa

Este projeto se justifica por proporcionar ao público acadêmico (i) a apresentação de conteúdos complementares aos que são vistos em sala de aula; (ii) o contato com profissionais que estão atuando no mercado de trabalho; (iii) uma visão atualizada sobre as temáticas importantes e relevantes que se relacionam a Engenharia de Produção e (iv) contato com industrias e processos produtivos mediante visitas técnicas.

Metodologia

Primeiramente, através de uma ação do Diretório Acadêmico do curso de Engenharia de Produção (DA-EP) será divulgado à comunidade acadêmica a realização da “IX Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção da UFPel”. Nesta divulgação, são convocados os discentes interessados em participar da organização do evento para uma reunião preliminar. O coordenador do projeto fica responsável pela inserção formal do projeto no Sistema de Informação da UFPel.

A coordenação e os professores colaboradores adotarão diversas as ações para dar seguimento as atividades do projeto, dentre estas citam-se os seguintes passos:
1. Projeto da IX Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção da UFPel: Apresentação do modelo do projeto aos alunos.
2. Definição das datas da reunião da comissão: de acordo com integrantes do grupo fica definido que o dia preferencial para reuniões da equipe do projeto são nas terças-feiras às 15h. Reuniões podem acontecer excepcionalmente em outros horários, sendo o mesmo comunicado a toda equipe.
3. Pesquisa de opinião sobre temas para Semana Acadêmica: a comissão fará uma pesquisa com os alunos da Engenharia de Produção para que eles sugiram temas para o evento.
4. Compor equipe para organização do evento: Defini-se os membros do projeto responsáveis pelas ações de (a) marketing, (b) patrocínio e apoio, (c) palestras, (d) minicursos e visitas técnicas, (e) mestre de cerimônias, (f) credenciamento, (g) coffee break e brindes, e (h) financeiro.
5. Reservar os espaços: auditório, salas e serviços de apoio.
6. Cronograma do evento: fechar a programação da semana acadêmica.
7. Elaborar orçamento: discriminar custos relacionados à organização de evento.
8. Apoiadores para evento: prospectar apoiadores e inclui-los no material de divulgação.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto será composto de 9 palestras, 11 minicursos e 8 visitas técnicas, podendo variar o número de visitas técnicas, conforme disponibilidade das empresas.
As palestras e os minicursos acontecerão nas dependências da UFPel, conforme horários definidos no cronograma do evento.
Minicursos tem seu número de vagas limitado pela capacidade das salas e laboratórios aonde os mesmos acontecerão, assim como limitações de vagas que serão definidas pelos ministrantes dos minicursos.
Visitas técnicas terão seu número de vagas limitado tanto por restrições das empresas que irão oportunizar as visitas, quanto por medidas de segurança. As inscrições para cada visita técnica serão realizadas separadamente e de forma previamente agendada, devendo seus participantes atentar para qualquer pré-requisito necessário (idade mínima, utilização de calçado fechado, uso de calça comprida, etc..). As visitas técnicas acontecerão em horário agendado com a empresa, sendo que os mesmos serão divulgados com antecedência pela organização do evento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BÁRBARA MENDES DA SILVA FERREIRA
CAROLINE MARTIRENA MONKS DA SILVA
DANIELA BONETTO ROSA
EDUARDO GOMES HALFEN
EVERTON ANGER CAVALHEIRO26
GABRIELA GOMES VENZKE
GUSTAVO DE AZEVEDO LUDTKE
KRISTOFER TIMM
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN18
LEONARDO RODRIGUES DO AMARAL
LISLAINE DOS SANTOS BARBOSA
LUISA ARRIADA CORRÊA
LÉON DEVEREAU BORGES
MARCO ARTUR ISLABÃO CERONI
MARLON LEMOS ARIM
OTÁVIO DE ALMEIDA GONÇALVES
PETTERSON ARTHUR MOMBACH PEREA
RENAN ARIEL MÜLLER JAMES
RENATA MADRUGA LEITE DE OLIVEIRA
THÁBATA BIERHALS HARTWIG
VINÍCIUS KAEFER
VITÓRIA BREDA KÜLZER

Página gerada em 18/04/2024 01:43:31 (consulta levou 0.384791s)