Nome do Projeto
				XXIX Congresso da ANPPOM
				
								Ênfase
				Extensão
				
								Data inicial - Data final
				22/07/2019 - 31/10/2019
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Linguística, Letras e Artes				
								Eixo Temático (Principal - Afim)
				Cultura / Cultura
				
								Linha de Extensão
				Música 
				
								Resumo
				O XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) será
realizado na cidade de Pelotas (RS), entre 26 e 30 de agosto 2019, sob a organização do Centro de
Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os Congressos da ANPPOM constituem o
principal fórum para a discussão da produção científica em música no Brasil, congregando
diferentes campos de pesquisa na área de música. O tema principal do XXIX Congresso da
ANPPOM será "Música e Interculturalidade". Tal temática reflete a característica social e cultural
da região em que a UFPel está inserida, dialogando com a necessária relação entre a pesquisa em
música em sua diversidade.
				
				
				
			Objetivo Geral
O XXIX Congresso da ANPPOM tem como meta congregar pesquisadores(as), docentes, discentes e
profissionais em geral, vinculados à área de música, com os propósitos de: 1) promover a
socialização e o debate de pesquisas, estudos e práticas nas diversas subáreas da música; 2) favorecer partilhas de experiências entre pesquisadores de diferentes regiões e instituições do
país; 3) possibilitar a articulação de pesquisadores que trabalham com temáticas afins; 4)
contribuir com a formação de futuros pesquisadores na área de música. Com o tema Música e
Interculturalidade, o XXIX Congresso da ANPPOM, dando continuidade às discussões sobre a
produção de conhecimento levadas a cabo nos últimos congressos, busca refletir criticamente
sobre a pesquisa e a pós-graduação em música, de modo a promover: a) a discussão sobre a
natureza da pesquisa na área de música e sobre as inter-relações entre as diversas subáreas que a
constituem, em suas dimensões temáticas, teórico-metodológicas e políticas; b) a análise das
relações da pesquisa em música com a sociedade, focando suas contribuições para o
reconhecimento e o trabalho na/para a diversidade da atual sociedade; c) o debate sobre os
impactos da pesquisa e da formação pós-graduada em música para o desenvolvimento da
sociedade, no contexto das políticas públicas atuais de ciência, tecnologia e inovação, educação e
cultura.
						profissionais em geral, vinculados à área de música, com os propósitos de: 1) promover a
socialização e o debate de pesquisas, estudos e práticas nas diversas subáreas da música; 2) favorecer partilhas de experiências entre pesquisadores de diferentes regiões e instituições do
país; 3) possibilitar a articulação de pesquisadores que trabalham com temáticas afins; 4)
contribuir com a formação de futuros pesquisadores na área de música. Com o tema Música e
Interculturalidade, o XXIX Congresso da ANPPOM, dando continuidade às discussões sobre a
produção de conhecimento levadas a cabo nos últimos congressos, busca refletir criticamente
sobre a pesquisa e a pós-graduação em música, de modo a promover: a) a discussão sobre a
natureza da pesquisa na área de música e sobre as inter-relações entre as diversas subáreas que a
constituem, em suas dimensões temáticas, teórico-metodológicas e políticas; b) a análise das
relações da pesquisa em música com a sociedade, focando suas contribuições para o
reconhecimento e o trabalho na/para a diversidade da atual sociedade; c) o debate sobre os
impactos da pesquisa e da formação pós-graduada em música para o desenvolvimento da
sociedade, no contexto das políticas públicas atuais de ciência, tecnologia e inovação, educação e
cultura.
Justificativa
A realização do XXIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação
em Música) justifica-se pela necessidade de manter um fórum consolidado de discussão sobre a
pesquisa e a pós-graduação em música no país, reunindo pesquisadores, docentes e discentes de
diversas subáreas da música e de diversas instituições nacionais, além de convidados de
instituições do exterior, possibilitando o desenvolvimento e socialização de conhecimentos, bem
como a partilha de experiências desenvolvidas em contextos diversos de ensino e pesquisa na área
de música. A escolha da temática se justifica pela necessidade de ampliar a reflexão sobre a
pesquisa e a formação pós-graduada em música no país. Configurada como um conjunto de
subáreas, a área de música se constitui a partir de uma diversidade de modos de pensar e fazer
tanto a música quanto a pesquisa. Esse campo multifacetado, construído em torno da música ou
da relação com música, vem se estabelecendo a partir de diferentes interesses de conhecimento e
cruzamentos disciplinares, que têm nos levado a atuar em diferentes contextos da sociedade, com
e para diferentes sujeitos. Como prática social, a pesquisa em música também é atravessada por
diversos marcadores sociais de diferença, que nos ajudam a problematizar temas, definir ou
eliminar fronteiras, eleger referenciais e abordagens e, assim, interagir com diferentes sujeitos,
bem como intervir em contextos diversos da sociedade, construindo práticas e saberes também
diversos. A relação entre pesquisa em música e interculturalidade foi elaborada a partir da
observação da pluralidade encontrada no próprio ambiente universitário da UFPel e sua relação
com a região geo-política em que se encontra: se por um lado temos a presença de alunos das
mais variadas localidades do país, por outro trata-se se uma região de rica tradição afro-brasileira,
possuidora de quatro quilombos, que apresenta a presença de comunidades indígenas
caingangues e guaranis, além de outras representações culturais. Tal multiplicidade faz-nos pensar
sobre as dimensões que aproximam nossos diferentes modos de pensar e fazer pesquisa, isto é, na
nossa diversidade. Desta forma, ao refletir sobre as identidades nacionais não de forma isolada,
mas em sua interculturalidade, a pesquisa em música demonstra a sua função social e segue em
seu caminho, sempre necessário, de consolidação de uma comunidade científica na área de
música.
						em Música) justifica-se pela necessidade de manter um fórum consolidado de discussão sobre a
pesquisa e a pós-graduação em música no país, reunindo pesquisadores, docentes e discentes de
diversas subáreas da música e de diversas instituições nacionais, além de convidados de
instituições do exterior, possibilitando o desenvolvimento e socialização de conhecimentos, bem
como a partilha de experiências desenvolvidas em contextos diversos de ensino e pesquisa na área
de música. A escolha da temática se justifica pela necessidade de ampliar a reflexão sobre a
pesquisa e a formação pós-graduada em música no país. Configurada como um conjunto de
subáreas, a área de música se constitui a partir de uma diversidade de modos de pensar e fazer
tanto a música quanto a pesquisa. Esse campo multifacetado, construído em torno da música ou
da relação com música, vem se estabelecendo a partir de diferentes interesses de conhecimento e
cruzamentos disciplinares, que têm nos levado a atuar em diferentes contextos da sociedade, com
e para diferentes sujeitos. Como prática social, a pesquisa em música também é atravessada por
diversos marcadores sociais de diferença, que nos ajudam a problematizar temas, definir ou
eliminar fronteiras, eleger referenciais e abordagens e, assim, interagir com diferentes sujeitos,
bem como intervir em contextos diversos da sociedade, construindo práticas e saberes também
diversos. A relação entre pesquisa em música e interculturalidade foi elaborada a partir da
observação da pluralidade encontrada no próprio ambiente universitário da UFPel e sua relação
com a região geo-política em que se encontra: se por um lado temos a presença de alunos das
mais variadas localidades do país, por outro trata-se se uma região de rica tradição afro-brasileira,
possuidora de quatro quilombos, que apresenta a presença de comunidades indígenas
caingangues e guaranis, além de outras representações culturais. Tal multiplicidade faz-nos pensar
sobre as dimensões que aproximam nossos diferentes modos de pensar e fazer pesquisa, isto é, na
nossa diversidade. Desta forma, ao refletir sobre as identidades nacionais não de forma isolada,
mas em sua interculturalidade, a pesquisa em música demonstra a sua função social e segue em
seu caminho, sempre necessário, de consolidação de uma comunidade científica na área de
música.
Metodologia
O evento estrutura-se em Conferência, 4 mesas-redondas (Música e Interculturalidade, Pela saúde integral do músico, Saberes Musicais Indígenas e Quilombolas no Rio Grande do Sul, A cognição musical na pesquisa e no ensino da música), Sessões de Comunicações Orais e Pôsteres, 10 Simpósios Temáticos, Grupos de Trabalho.
						Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores principais dizem respeito ao número de trabalhos aceitos ao evento:
Comunicações em subareas: 205; Simpósios Temáticos: 134; Pôsters: 15; Comunicações-recital e difusão: 24. Com este dado, espera-se uma grande afluência de pesquisadores de todo o país.
Além desse resultado, haverá a publicação de Caderno de Resumos e Anais.
						Comunicações em subareas: 205; Simpósios Temáticos: 134; Pôsters: 15; Comunicações-recital e difusão: 24. Com este dado, espera-se uma grande afluência de pesquisadores de todo o país.
Além desse resultado, haverá a publicação de Caderno de Resumos e Anais.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| ALINE MATTOS DAS NEVES | |||
| ALYSON JOSÉ DE SOUZA BARCELOS | |||
| AMANDA OLIVEIRA DE SOUZA | |||
| ANA LUIZA VOLZ | |||
| ANANDA SILVEIRA RIBEIRO | |||
| ANDRÉ LUIZ AMARAL FIDA SOARES | |||
| ANDRÉIA CRISTINA DE SOUZA LANG VILELA | |||
| ANGÉLICA ROCHA DA VEIGA | |||
| BRAYAN BRETANHA MACHADO | |||
| BRENDA MAZZOLA LAZZAROTTO | |||
| BRUNA MONTEIRO BAES GARCIAS | |||
| BRUNO RODEGHIERO MOTTA | |||
| CAMILA BARBOZA CASTRO | |||
| CARLOS WALTER ALVES SOARES | 7 | ||
| CARMEN ANITA HOFFMANN | |||
| CAROLINA MARTINS PORTELA | |||
| CAROLINE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS | |||
| CATARINE RIBEIRO DE OLIVEIRA | |||
| CHARLES FERREIRA BARBOSA | |||
| CRISTIANE JOBST DE AQUINO | |||
| CRISTIANE MEDEIROS GOMES | |||
| DANIEL ALVES DOS SANTOS | |||
| DANIEL ANTONIO MODESTO LINS | |||
| DANIEL FURTADO SIMOES DA SILVA | |||
| DANIEL JÚNIOR DOS SANTOS CARNALES | |||
| DANIELA NAIR FERREYRA WACHHOLTZ | |||
| DANIELA SOUZA SOARES | |||
| DEMÉTRIUS SILVA DA ROSA | |||
| DENISE DA SILVA VARGAS | |||
| DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES | |||
| DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA | |||
| DÉBORA CRISTINA SECCHI | |||
| DÉBORA DA SILVA MENDES | |||
| EDNEIA SANDRA DA ROSA BRAZÃO GONÇALVES | |||
| EDUARDO GAZAL CHAFFE | |||
| EDUARDO VETROMILLA FUENTES | |||
| ERICA DE SOUZA ALVES | |||
| ESTELA DEUNISIO | |||
| FELIPE BARBOSA PEREIRA | |||
| FELIPE CESAR ZOCAL | |||
| FELIPE MERKER CASTELLANI | 7 | ||
| FERNANDA TAMBORINDEGUY MOURA | |||
| FILIPE ALVES DE OLIVEIRA | |||
| FLÁVIO DA SILVA MENDES | |||
| GABRIEL DA COSTA REIS PORTELA | |||
| GABRIEL DIAS REDÜ | |||
| GABRIEL FARO DEZORDI | |||
| GABRIEL LUCA DE SOUZA RIBAS | |||
| GABRIELA VAZ CASTRO | |||
| GUILHERME TRAVAGLI RAMOS | |||
| GUSTAVO DOS SANTOS BALDI | |||
| GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES | |||
| HÉLIO DA SILVA DE ABREU | |||
| ISA MARA GONÇALVES SIGNORINI | |||
| ISABEL ENDERLE MARQUES MOREIRA | |||
| IZABELLA CAMILA DOMINGOS SANTOS | |||
| JAIR HEIDRICH FLIEGEL | |||
| JAMES CORREA SOARES | 7 | ||
| JONAS SILVA DE ALMEIDA | |||
| JOYCE CRUZ SILVA | |||
| JOÃO MARCOS NOLTE MARTINS | |||
| JULIA ALVES GREGORIO | |||
| JULIANO QUINTANILHA | |||
| JÉSICA NAPARO MIRAPALHETE | |||
| KAMILLA QUEIROZ SERRÃO | |||
| KAUA RODRIGUES CHAGAS | |||
| KETLYN YEH LAN CHEN | |||
| KEWIN YAMANI MARTINS SCHUSTER | |||
| LARISSA MARTINS MACHADO | |||
| LAURA PINHEIRO DA SILVA | |||
| LEANDRO ERNESTO MAIA | 7 | ||
| LEANDRO LUIS DOMINGOS | |||
| LEANDRO RODIGHERI HIRT MATOS | |||
| LEIDIANE BORBA DE SOUZA FEIJÓ | |||
| LELIA NEGRINI DINIZ | 7 | ||
| LETÍCIA AMARAL LOURO | |||
| LUANA MEDINA DE BARROS | |||
| LUCAS MAURISTON DA SILVA | |||
| LUCAS VARGAS SAGAZ | |||
| LUIS FERNANDO HERING COELHO | 7 | ||
| LUIS GUSTAVO DE SALES E SILVA | |||
| LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG | 8 | ||
| LUIZA RAMPAZZO CAVALCANTI | |||
| MARCELA SILVEIRA DOS SANTOS | |||
| MARCELO MENDONÇA SCHUCH | |||
| MARCELO XAVIER VALENTE JUNIOR | |||
| MARIA SONIA BERTOLINO DA SILVA | |||
| MARILÙCIA DUTRA DA SILVA | |||
| MARINA FONSECA HASSAN | |||
| MARINA MARTINS PORTELA | |||
| MAYUMMI ARAGÃO CAMPOS | |||
| MAÉLI MARQUES ROLHANO NUNES | |||
| MILENE MEDEIROS GOMES CASSANA | |||
| MILENY JOUGLARD GOMES | |||
| MURILO AVILA | |||
| MÁRCIO ARY DIAS SILVA | |||
| NATHALIA DE LIMA SILVA | |||
| NATÁLIA GONÇALVES PEREIRA | |||
| NAYANE MACHADO LIMA DE MELO | |||
| OTAVIO AUGUSTO ZANIN DELEVEDOVE | 7 | ||
| PABLO CID BEMBER | |||
| PAOLA TREVISOL CARAVACA | |||
| PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA | |||
| PAULO HENRIQUE SEVIDANES JUNIOR | |||
| PAULO VITOR SANTOS DE FREITAS | |||
| PEDRO HENRIQUE DA SILVA ARAUJO | |||
| PÂMELA PAIVA DA SILVA | |||
| RAFAEL DA SILVA NOLETO | 7 | ||
| RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | 7 | ||
| RAFAEL PORFÍRIO VILELA | |||
| RAFAELA CANEZ CAMARGO | |||
| RAMIR ELOM SALGADO | |||
| RAUL COSTA DAVILA | 7 | ||
| REBECA KLIPPEL BREHM | |||
| REGIANA BLANK WILLE | 7 | ||
| RENAN DE VARGAS BRIÃO | |||
| RENATA DA SILVA GONÇALVES | |||
| RENATA DA SILVA GONÇALVES | |||
| RICARDO FERREIRA DA SILVA | |||
| ROBERTA COELHO BARROS | 5 | ||
| RODOLFO BATISTA LEAO SANTOS | |||
| RODOLPHO LUIS FRAGELLI RAMOS DOS SANTOS | |||
| SALATIELE DA ROSA GOMES | |||
| SAMARA RADTKE DE PINHO | |||
| SAMUEL CAVALLI SOUZA | |||
| TARCÍSIO SILVEIRA PEREIRA | |||
| THAIRONE LAGES DORNELES | |||
| THAIS CARDOSO LEMOS | |||
| THIAGO COSTA PERDIGÃO | |||
| TIAGO SABINO RIBAS | |||
| VITORIA DE LIMA CARDOSO | |||
| YANE BUENO CAETANO | |||
| YARANA ESTER DE CAMPOS BORGES | |||
| ÍGOR REICHOW AMARAL | |||
| ÍTALO MARQUES DE CASTRO |