Nome do Projeto
XXIX Congresso da ANPPOM
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/07/2019 - 31/10/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) será
realizado na cidade de Pelotas (RS), entre 26 e 30 de agosto 2019, sob a organização do Centro de
Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os Congressos da ANPPOM constituem o
principal fórum para a discussão da produção científica em música no Brasil, congregando
diferentes campos de pesquisa na área de música. O tema principal do XXIX Congresso da
ANPPOM será "Música e Interculturalidade". Tal temática reflete a característica social e cultural
da região em que a UFPel está inserida, dialogando com a necessária relação entre a pesquisa em
música em sua diversidade.
Objetivo Geral
O XXIX Congresso da ANPPOM tem como meta congregar pesquisadores(as), docentes, discentes e
profissionais em geral, vinculados à área de música, com os propósitos de: 1) promover a
socialização e o debate de pesquisas, estudos e práticas nas diversas subáreas da música; 2) favorecer partilhas de experiências entre pesquisadores de diferentes regiões e instituições do
país; 3) possibilitar a articulação de pesquisadores que trabalham com temáticas afins; 4)
contribuir com a formação de futuros pesquisadores na área de música. Com o tema Música e
Interculturalidade, o XXIX Congresso da ANPPOM, dando continuidade às discussões sobre a
produção de conhecimento levadas a cabo nos últimos congressos, busca refletir criticamente
sobre a pesquisa e a pós-graduação em música, de modo a promover: a) a discussão sobre a
natureza da pesquisa na área de música e sobre as inter-relações entre as diversas subáreas que a
constituem, em suas dimensões temáticas, teórico-metodológicas e políticas; b) a análise das
relações da pesquisa em música com a sociedade, focando suas contribuições para o
reconhecimento e o trabalho na/para a diversidade da atual sociedade; c) o debate sobre os
impactos da pesquisa e da formação pós-graduada em música para o desenvolvimento da
sociedade, no contexto das políticas públicas atuais de ciência, tecnologia e inovação, educação e
cultura.
profissionais em geral, vinculados à área de música, com os propósitos de: 1) promover a
socialização e o debate de pesquisas, estudos e práticas nas diversas subáreas da música; 2) favorecer partilhas de experiências entre pesquisadores de diferentes regiões e instituições do
país; 3) possibilitar a articulação de pesquisadores que trabalham com temáticas afins; 4)
contribuir com a formação de futuros pesquisadores na área de música. Com o tema Música e
Interculturalidade, o XXIX Congresso da ANPPOM, dando continuidade às discussões sobre a
produção de conhecimento levadas a cabo nos últimos congressos, busca refletir criticamente
sobre a pesquisa e a pós-graduação em música, de modo a promover: a) a discussão sobre a
natureza da pesquisa na área de música e sobre as inter-relações entre as diversas subáreas que a
constituem, em suas dimensões temáticas, teórico-metodológicas e políticas; b) a análise das
relações da pesquisa em música com a sociedade, focando suas contribuições para o
reconhecimento e o trabalho na/para a diversidade da atual sociedade; c) o debate sobre os
impactos da pesquisa e da formação pós-graduada em música para o desenvolvimento da
sociedade, no contexto das políticas públicas atuais de ciência, tecnologia e inovação, educação e
cultura.
Justificativa
A realização do XXIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação
em Música) justifica-se pela necessidade de manter um fórum consolidado de discussão sobre a
pesquisa e a pós-graduação em música no país, reunindo pesquisadores, docentes e discentes de
diversas subáreas da música e de diversas instituições nacionais, além de convidados de
instituições do exterior, possibilitando o desenvolvimento e socialização de conhecimentos, bem
como a partilha de experiências desenvolvidas em contextos diversos de ensino e pesquisa na área
de música. A escolha da temática se justifica pela necessidade de ampliar a reflexão sobre a
pesquisa e a formação pós-graduada em música no país. Configurada como um conjunto de
subáreas, a área de música se constitui a partir de uma diversidade de modos de pensar e fazer
tanto a música quanto a pesquisa. Esse campo multifacetado, construído em torno da música ou
da relação com música, vem se estabelecendo a partir de diferentes interesses de conhecimento e
cruzamentos disciplinares, que têm nos levado a atuar em diferentes contextos da sociedade, com
e para diferentes sujeitos. Como prática social, a pesquisa em música também é atravessada por
diversos marcadores sociais de diferença, que nos ajudam a problematizar temas, definir ou
eliminar fronteiras, eleger referenciais e abordagens e, assim, interagir com diferentes sujeitos,
bem como intervir em contextos diversos da sociedade, construindo práticas e saberes também
diversos. A relação entre pesquisa em música e interculturalidade foi elaborada a partir da
observação da pluralidade encontrada no próprio ambiente universitário da UFPel e sua relação
com a região geo-política em que se encontra: se por um lado temos a presença de alunos das
mais variadas localidades do país, por outro trata-se se uma região de rica tradição afro-brasileira,
possuidora de quatro quilombos, que apresenta a presença de comunidades indígenas
caingangues e guaranis, além de outras representações culturais. Tal multiplicidade faz-nos pensar
sobre as dimensões que aproximam nossos diferentes modos de pensar e fazer pesquisa, isto é, na
nossa diversidade. Desta forma, ao refletir sobre as identidades nacionais não de forma isolada,
mas em sua interculturalidade, a pesquisa em música demonstra a sua função social e segue em
seu caminho, sempre necessário, de consolidação de uma comunidade científica na área de
música.
em Música) justifica-se pela necessidade de manter um fórum consolidado de discussão sobre a
pesquisa e a pós-graduação em música no país, reunindo pesquisadores, docentes e discentes de
diversas subáreas da música e de diversas instituições nacionais, além de convidados de
instituições do exterior, possibilitando o desenvolvimento e socialização de conhecimentos, bem
como a partilha de experiências desenvolvidas em contextos diversos de ensino e pesquisa na área
de música. A escolha da temática se justifica pela necessidade de ampliar a reflexão sobre a
pesquisa e a formação pós-graduada em música no país. Configurada como um conjunto de
subáreas, a área de música se constitui a partir de uma diversidade de modos de pensar e fazer
tanto a música quanto a pesquisa. Esse campo multifacetado, construído em torno da música ou
da relação com música, vem se estabelecendo a partir de diferentes interesses de conhecimento e
cruzamentos disciplinares, que têm nos levado a atuar em diferentes contextos da sociedade, com
e para diferentes sujeitos. Como prática social, a pesquisa em música também é atravessada por
diversos marcadores sociais de diferença, que nos ajudam a problematizar temas, definir ou
eliminar fronteiras, eleger referenciais e abordagens e, assim, interagir com diferentes sujeitos,
bem como intervir em contextos diversos da sociedade, construindo práticas e saberes também
diversos. A relação entre pesquisa em música e interculturalidade foi elaborada a partir da
observação da pluralidade encontrada no próprio ambiente universitário da UFPel e sua relação
com a região geo-política em que se encontra: se por um lado temos a presença de alunos das
mais variadas localidades do país, por outro trata-se se uma região de rica tradição afro-brasileira,
possuidora de quatro quilombos, que apresenta a presença de comunidades indígenas
caingangues e guaranis, além de outras representações culturais. Tal multiplicidade faz-nos pensar
sobre as dimensões que aproximam nossos diferentes modos de pensar e fazer pesquisa, isto é, na
nossa diversidade. Desta forma, ao refletir sobre as identidades nacionais não de forma isolada,
mas em sua interculturalidade, a pesquisa em música demonstra a sua função social e segue em
seu caminho, sempre necessário, de consolidação de uma comunidade científica na área de
música.
Metodologia
O evento estrutura-se em Conferência, 4 mesas-redondas (Música e Interculturalidade, Pela saúde integral do músico, Saberes Musicais Indígenas e Quilombolas no Rio Grande do Sul, A cognição musical na pesquisa e no ensino da música), Sessões de Comunicações Orais e Pôsteres, 10 Simpósios Temáticos, Grupos de Trabalho.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores principais dizem respeito ao número de trabalhos aceitos ao evento:
Comunicações em subareas: 205; Simpósios Temáticos: 134; Pôsters: 15; Comunicações-recital e difusão: 24. Com este dado, espera-se uma grande afluência de pesquisadores de todo o país.
Além desse resultado, haverá a publicação de Caderno de Resumos e Anais.
Comunicações em subareas: 205; Simpósios Temáticos: 134; Pôsters: 15; Comunicações-recital e difusão: 24. Com este dado, espera-se uma grande afluência de pesquisadores de todo o país.
Além desse resultado, haverá a publicação de Caderno de Resumos e Anais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MATTOS DAS NEVES | |||
ALYSON JOSÉ DE SOUZA BARCELOS | |||
AMANDA OLIVEIRA DE SOUZA | |||
ANA LUIZA VOLZ | |||
ANANDA SILVEIRA RIBEIRO | |||
ANDRÉ LUIZ AMARAL FIDA SOARES | |||
ANDRÉIA CRISTINA DE SOUZA LANG VILELA | |||
ANGÉLICA ROCHA DA VEIGA | |||
BRAYAN BRETANHA MACHADO | |||
BRENDA MAZZOLA LAZZAROTTO | |||
BRUNA MONTEIRO BAES GARCIAS | |||
BRUNO RODEGHIERO MOTTA | |||
CAMILA BARBOZA CASTRO | |||
CARLOS WALTER ALVES SOARES | 7 | ||
CARMEN ANITA HOFFMANN | |||
CAROLINA MARTINS PORTELA | |||
CAROLINE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS | |||
CATARINE RIBEIRO DE OLIVEIRA | |||
CHARLES FERREIRA BARBOSA | |||
CRISTIANE MEDEIROS GOMES | |||
Cristiane Jobst de Aquino | |||
DANIEL ALVES DOS SANTOS | |||
DANIEL ANTONIO MODESTO LINS | |||
DANIEL FURTADO SIMOES DA SILVA | |||
DANIELA NAIR FERREYRA WACHHOLTZ | |||
DANIELA SOUZA SOARES | |||
DEMETRIUS SILVA DA ROSA | |||
DENISE DA SILVA VARGAS | |||
DESIRÉE SALLES DA COSTA GONÇALVES | |||
DIOCELENA DOS SANTOS MIRANDA | |||
Daniel Júnior dos Santos Carnales | |||
DÉBORA CRISTINA SECCHI | |||
DÉBORA DA SILVA MENDES | |||
EDNEIA SANDRA DA ROSA BRAZÃO GONÇALVES | |||
EDUARDO GAZAL CHAFFE | |||
ERICA DE SOUZA ALVES | |||
ESTELA DEUNISIO | |||
Eduardo Vetromilla Fuentes | |||
FELIPE BARBOSA PEREIRA | |||
FELIPE CESAR ZOCAL | |||
FELIPE MERKER CASTELLANI | 7 | ||
FILIPE ALVES DE OLIVEIRA | |||
FLÁVIO DA SILVA MENDES | |||
Fernanda Tamborindeguy Moura | |||
GABRIEL DA COSTA REIS PORTELA | |||
GABRIEL DIAS REDÜ | |||
GABRIEL FARO DEZORDI | |||
GABRIEL LUCA DE SOUZA RIBAS | |||
GABRIELA VAZ CASTRO | |||
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS | |||
GUSTAVO DOS SANTOS BALDI | |||
GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES | |||
Hélio da Silva de Abreu | |||
ISA MARA GONÇALVES SIGNORINI | |||
ISABEL ENDERLE MARQUES MOREIRA | |||
IZABELLA CAMILA DOMINGOS SANTOS | |||
JAMES CORREA SOARES | 7 | ||
JONAS SILVA DE ALMEIDA | |||
JOYCE CRUZ SILVA | |||
JOÃO MARCOS NOLTE MARTINS | |||
JULIA ALVES GREGORIO | |||
Jair Heidrich Fliegel | |||
Juliano Quintanilha | |||
JÉSICA NAPARO MIRAPALHETE | |||
KAMILLA QUEIROZ SERRÃO | |||
KAUA RODRIGUES CHAGAS | |||
KETLYN YEH LAN CHEN | |||
KEWIN YAMANI MARTINS SCHUSTER | |||
LARISSA MARTINS MACHADO | |||
LAURA PINHEIRO DA SILVA | |||
LEANDRO ERNESTO MAIA | 7 | ||
LEANDRO LUIS DOMINGOS | |||
LEIDIANE BORBA DE SOUZA FEIJÓ | |||
LELIA NEGRINI DINIZ | 7 | ||
LETÍCIA AMARAL LOURO | |||
LUANA MEDINA DE BARROS | |||
LUCAS MAURISTON DA SILVA | |||
LUCAS VARGAS SAGAZ | |||
LUIS FERNANDO HERING COELHO | 7 | ||
LUIS GUSTAVO DE SALES E SILVA | |||
LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG | 8 | ||
LUIZA RAMPAZZO CAVALCANTI | |||
Leandro Rodigheri Hirt Matos | |||
MARCELA SILVEIRA DOS SANTOS | |||
MARCELO MENDONÇA SCHUCH | |||
MARCELO XAVIER VALENTE JUNIOR | |||
MARILÙCIA DUTRA DA SILVA | |||
MARINA FONSECA HASSAN | |||
MAYUMMI ARAGÃO CAMPOS | |||
MAÉLI MARQUES ROLHANO NUNES | |||
MURILO AVILA | |||
Maria Sonia Bertolino da Silva | |||
Marina Martins Portela | |||
Milene Medeiros Gomes Cassana | |||
Mileny Jouglard Gomes | |||
MÁRCIO ARY DIAS SILVA | |||
NATHALIA DE LIMA SILVA | |||
NATÁLIA GONÇALVES PEREIRA | |||
NAYANE MACHADO LIMA DE MELO | |||
OTAVIO AUGUSTO ZANIN DELEVEDOVE | 7 | ||
PABLO CID BEMBER | |||
PAOLA TREVISOL CARAVACA | |||
PAULA ANDREA GARZÓN BOCANEGRA | |||
PAULO HENRIQUE SEVIDANES JUNIOR | |||
PAULO VITOR SANTOS DE FREITAS | |||
PEDRO HENRIQUE DA SILVA ARAUJO | |||
PÂMELA PAIVA DA SILVA | |||
RAFAEL DA SILVA NOLETO | 7 | ||
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | 7 | ||
RAMIR ELOM SALGADO | |||
RAUL COSTA DAVILA | 7 | ||
REBECA KLIPPEL BREHM | |||
REGIANA BLANK WILLE | 7 | ||
RENAN DE VARGAS BRIÃO | |||
RICARDO FERREIRA DA SILVA | |||
ROBERTA COELHO BARROS | 5 | ||
RODOLFO BATISTA LEAO SANTOS | |||
RODOLPHO LUIS FRAGELLI RAMOS DOS SANTOS | |||
Rafael Porfírio Vilela | |||
Rafaela Canez Camargo | |||
Renata da Silva Gonçalves | |||
Renata da Silva Gonçalves | |||
SALATIELE DA ROSA GOMES | |||
SAMUEL CAVALLI SOUZA | |||
Samara Radtke de Pinho | |||
THAIRONE LAGES DORNELES | |||
THAIS CARDOSO LEMOS | |||
THIAGO COSTA PERDIGÃO | |||
TIAGO SABINO RIBAS | |||
Tarcísio Silveira Pereira | |||
YANE BUENO CAETANO | |||
YARANA ESTER DE CAMPOS BORGES | |||
vitoria de lima cardoso | |||
ÍTALO MARQUES DE CASTRO | |||
Ígor Reichow Amaral |