Nome do Projeto
III Colóquio Leituras de Émile Benveniste
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2019 - 31/10/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este evento tem o objetivo de aprofundar estudos prospectivos em torno da obra de Émile Benveniste. Isto é, proporcionar um fórum de debates em torno do pensamento do linguista, de forma a elucidar aspectos desse pensamento rumo ao futuro dos estudos da linguagem. A partir disso, há quatro eixos de reflexão: 1) Efeitos da teoria da linguagem de Benveniste na proposição de outras teorias da linguagem (Antoine Culioli, Henri Meschonnic, Jean-Michel Adam ...); 2) Efeitos da teoria da linguagem de Benveniste na composição da reflexão de campos conexos (filosofia, psicanálise, semiótica ...) aos estudos da linguagem (Giorgio Agamben, Dany Robert-Dufour, Roland Barthes ...); 3) Interpretações da teoria da linguagem de Benveniste que possibilitam a formulação de prospecção teórica (Gérard Dessons, Jean-Claude Milner, Claudine Normand ...); 4) Interpretações da teoria da linguagem de Benveniste a partir de estudos intra-teóricos.

Objetivo Geral

Aprofundar estudos prospectivos em torno da obra de Émile Benveniste.

Justificativa

O evento justifica-se na medida em que propõe o debate em torno da obra de um linguista francês cuja influência para a linguística brasileira tem tido grande destaque, como pode-se comprovar a partir das duas últimas edições deste evento que aconteceram, respectivamente, em Porto Alegre e Passo Fundo. Ademais, o evento propõe-se ainda a abarcar reflexões teóricas e metodológicas que posssuem como base a linguistica benvenistiana.

Metodologia

O evento acontecerá em dois dias (10 e 11 de outubro) e está dividido em 4 turnos. Foram convidados 15 apresentadores, de diferentes instituições de ensino superior brasileiras. Cada convidado terá 25 minutos para apresentar seu trabalho e haverá 25 minutos para a discussão em torno do trabalho. A discussão será feita por todos os presentes no evento, isto é, outros apresentadores e ouvintes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se um público de 60 a 70 pessoas, dentre elas alunos de graduação, pós-graduação e professores vinculados a instituições de ensino. Além disso, a revista Linguagem e Ensino (vinculada ao PPGL/UFPel) publicará uma edição especial com textos advindos do Colóquio, a fim de publicizar e estimular o debate em torno das reflexões propostas pelo Colóquio.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AROLDO GARCIA DOS ANJOS
DAIANE NEUMANN22
ELISA MARCHIORO STUMPF22
Valdir do Nascimento Flores

Página gerada em 26/04/2024 22:24:37 (consulta levou 0.146084s)