Nome do Projeto
Laboratório de práticas dançantes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/10/2019 - 31/01/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Esse projeto pretende oportunizar a vivência de diferentes modalidades de dança para a comunidade da cidade de Pelotas-RS, bem como para a comunidade acadêmica da UFPEL, por meio de aulas semanais, abrindo espaço para o encontro e a formação de acadêmicos/as e professores/as de Educação Física e de outros cursos no que se refere à relação entre dança, ritmo e movimento, fomentando experiências formativas para o trato com esse campo de conhecimento nos mais diversos contextos. A intenção é que o projeto de extensão esteja vinculado ao grupo de pesquisa Corpo, Discurso e Dança - COR-DI-DANÇA, no sentido de estabelecer relações dialógicas entre o que está sendo pesquisado no grupo com o que será desenvolvido no laboratório de práticas dançantes por meio da prestação de serviço, possibilitando, inclusive, a criação futura de um grupo de dança, com vistas a visibilizar as ações da ESEF/UFPEL à comunidade externa para lém dos muros da instituição.
Objetivo Geral
Oportunizar à comunidade externa e acadêmica a prática de diferentes danças por meio de cursos de Fundamentos básicos da dança, Dança clássica, folclórica, afro-brasileiras, Danças de salão, entre outras, conforme a carência e as demandas dos/as acadêmicos/as e da comunidade. Além de capacitar estudantes e pesquisadores para o desenvolvimento de projetos de investigação e ações de intervenção que atendam as demandas atuais da sociedade.
Justificativa
Tal proposta justifica-se, conforme aponta a missão da UFPEL (PORTAL UFPEL, 2018), pela necessidade de promover a formação integral e permanente do/a profissional, construindo o conhecimento e a cultura, os quais estão comprometidos com os valores da vida e o progresso da sociedade, visando ao seu reconhecimento como universidade de referência pelo comprometimento com a formação inovadora e empreendedora, capaz de prestar para a sociedade serviços de qualidade, com dinamismo e criatividade. Daí a importância de desenvolver os conteúdos da(s) disciplina(s) relacionadas à temática ‘Dança, ritmo e movimento’, contemplando o ensino nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, a extensão e a pesquisa, fortalecendo o tripé que dá sustentação à quantidade e à qualidade do conhecimento técnico e científico produzido pela UFPEL com vistas à ampliação e ao aprofundamento da formação dos/as acadêmicos/as e docentes para a atuação profissional. Entendendo a importância que a extensão universitária tem visibilizado à instituição perante a sociedade por meio da atuação direta com as pessoas, esse projeto propõe-se contribuir com a comunidade por meio de um espaço de vivência das práticas dançantes a partir da intervenção de acadêmicos/as em processos de formação.
Metodologia
Sua realização pretende o cumprimento das seguintes demandas: encontros quinzenais para discussões teórico-práticas vinculadas ao grupo de pesquisa COR-DI-DANÇA; levantamento, sistematização e planejamento das ações; encontros semanais para as aulas práticas junto à comunidade; registro e divulgação das atividades; avaliação das atividades para a elaboração de relatório final.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se a participação da comunidade externa de diferentes faixas etárias; Oferta de, pelo menos cinco cursos com duração de três meses, podendo formar público em diferentes níveis de aprendizado; Participação de estudantes e profissionais de educação física, dança, pedagogia, teatro, terapia ocupacional, psicologia, entre outros, compondo a comunidade acadêmica;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO FERREIRA FREITAS | |||
CRISTOPHER DE SOUZA RODRIGUES | |||
ELIANE REGINA CRESTANI TORTOLA | 4 | ||
IASMIM LEGUISSANO DOS SANTOS | |||
KARLA PRUDENTE MOSQUEIRA | |||
LOREN ALVAREZ NUNES | |||
LUAN SANT'ANNA DE SOUSA | |||
PRISCILA LOPES CARDOZO | 4 |