Nome do Projeto
Em Pauta, agência experimental de notícia do Curso de Jornalismo UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/08/2019 - 16/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
A existência do projeto de extensão Em Pauta está diretamente relacionada com o PPC do Curso de Jornalismo que traz em seus objetivos o seguinte item: d) proporcionar a integração dos estudantes de jornalismo com a comunidade, através de atividades de extensão, aproximando o ambiente universitário da sociedade e dando visibilidade às produções acadêmicas. Além do mais, a atividade jornalística no âmbito da universidade permite que a comunidade tenha um canal e expresse suas manifestações culturais únicas em um movimento de circulação de informações entre a acadêmica e a sociedade e vice-versa. Para tanto, todo o conhecimento teórico-prático do jornalismo é efetivamente exercido pelos estudantes dentro da agência experimental Em Pauta, onde é simulada a atividade profissional e a produção de pautas jornalísticas na comunidade.Todo o conteúdo é publicado no site https://wp.ufpel.edu.br/empauta/. O projeto existe há cinco anos e está sendo renovado neste documento como forma de atualização. Nesta proposta estão incluídas atividades referentes a ações de combate a desinformação.

Objetivo Geral

Agência de produção de notícias do Curso de Jornalismo Em Pauta é um laboratório que tem o objetivo atender as demandas e necessidades de visibilidade informativa que as comunidades excluídas da mídia comercial possuem. Produz, assim, conteúdo jornalístico multimídia em todos os suportes: webdigital, fotografia, vídeo, áudio e texto. Além de ser um espaço didático para o aprendizado, proporciona uma relação direta dos estudantes com as comunidades locais e regionais nos processos de produção jornalísticas, desde a pauta (escolha dos assuntos), apuração (contato direto com as fontes) e edição (preparação dos conteúdos para publicação) e avaliação do conteúdo publicado. Esta produção se soma a atividades de combate a desinformação.

Justificativa

O projeto da Agência de Notícia Em Pauta justifica-se em um primeiro momento como um espaço único para a interação direta do estudante com a comunidade por meio da prática jornalística de produção de notícias. Temos como princípio que a interação do estudante de jornalismo com a comunidade é uma atividade extensionista por excelência. Para a efetivação destas atividades, o professor coordenador, os técnicos e os alunos realizam reuniões de pauta periódicas onde são definidas as principais coberturas, sempre buscando ter uma atuação dentro das problemáticas relevantes para a população regional.
Assim, as atividades propiciam ao estudante um contato direto com os diversos setores da Ufpel e demais instituições públicas de Pelotas e região. O uso de uma plataforma digital para a hospedagem do site da Agência Em Pauta (https://wp.ufpel.edu.br/empauta/) facilita a circulação das notícias que trabalham na afirmação da cidadania e da identidade regional, bem como das práticas culturais únicas da sociedade.
O jornalismo é parte integrante da área temática da comunicação que possui na sua gênese relações de interdisciplinariedade (em especial com os cursos de Cinema e Design) e interprofissionalidade com os profissionais da área da comunicação em todos os segmentos da mídia (Rádio, TV, Jornais e Sites).
A atividade é um projeto de extensão pois leva para a comunidade o atendimento de suas necessidades de inserção e visualização de assuntos que dizem respeito a formação da identidade e cidadania de comunidade que não possuem visibilidade midiática e padecem de silenciamento pela imprensa. A agência Em Pauta é de abrangência regional na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul.
Na produção do conteúdo jornalístico o estudante de Jornalismo insere-se na comunidade alvo e atua como um vetor de captação de demandas e problemáticas únicas e específicas de localidades, grupos sociais, coletivos, associações e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ao produzir conteúdo local junto a comunidade, este projeto atua no combate a desinformação. Neste sentido também serão feitas ações junto as comunidades de combate a desinformação, com oficinas e debates, todos registrados jornalisticamente para uso futuro.



Metodologia

Este projeto utiliza a metodologia clássica da produção jornalística, buscando junto as comunidades locais e regionais os assuntos relevantes para o fortalecimento da identidade e cidadania que serão objeto da elaboração de conteúdos jornalísticos multimídia a serem publicados no site do projeto. Assim, todo o conteúdo produzido tem três etapas: definição dos assuntos (pautas), buscando ouvir as demandas da comunidades; produção do conteúdo, usando fontes de informação das comunidades locais e regionais envolvidas com o tema; edição e reavaliação do conteúdo para sua posterior publicação. Além disso, o site do projeto onde o conteúdo é publicado oferece formas de contato para interação com o público, por meio de comentários e redes sociais variadas.
Todo o conteúdo é acompanhado em todo o processo pelo coordenador, junto dos editores de área que orientam e revisam o conteúdo, passando pela última verificada pelo monitor que faz as postagens. Nas reuniões semanais de pauta, que ocorrem todas as quartas-feiras, no Laboratório de Webjornalismo do Curso de Jornalismo, campus Anglo, todo o conteúdo é comentado e discutido, assim como as interações via rede social com a comunidade. A experiência dos repórteres com suas fontes de informações na comunidade são relatadas e discutidas. Estes momentos de interação serão usados nas iniciativas de combate a desinformação bem como em oficinas específicas, que serão registradas para uso multiplicador.

Indicadores, Metas e Resultados

O site do projeto conta as estatísticas detalhadas do WordPress UFPE, orientando a coordenação e equipe do projeto dos números de publicações diariamente, sendo assim, o principal indicador de produtividade. Já com mais de 5 anos de atividade, o projeto Em Pauta tem centenas de publicações multimídia, cobrindo acontecimentos relevantes na UFPEL, Pelotas e região A principal meta de trabalho é aumentar o publico do site do Em Pauta (https://wp.ufpel.edu.br/empauta/), ampliando a cobertura junto as comunidades e produzindo novos conteúdos em mídias distintas. Assim, foram lançados produtos de PodCast em 2018-2019. Em 2019 e 2020 a meta é lançar e manter no ar um programa de radiojornalismo junto a Rádio Federal FM.
Os principais resultados esperados são a produção de conteúdo jornalístico relevante socialmente, interação social com as comunidades locais e regionais, consolidação do Em Pauta como um meio de comunicação universitário da UFPEL,lançamento de novos produtos jornalísticos, reflexão sobre a atividade jornalístico na atualidade junto aos alunos de graduação e produção de artigos científicos sobre o tema.
Realização de duas oficinas semestrais de combate a desinformação também estão entre os resultados esperados, bem como a produção do registro destas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ4
EDUARDO RITTER6
FELIPE ESTRELA CAMPAL6
JÚLIA MÜLLER PEREIRA
ROBERTA FURTADO MUNIZ
ROGER FELIPE ROCHA VILELA

Página gerada em 25/04/2024 12:28:47 (consulta levou 0.165568s)