Nome do Projeto
TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação na Química
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/09/2019 - 26/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Neste ano de 2019, a ONU proclamou o ano internacional da tabela periódica dos elementos químicos, pois há exatos 150 anos o químico russo Dimitri Mendeleev propôs o primeiro esboço aceito da tabela periódica dos elementos químicos. Este projeto propões mostrar como a Tabela Periódica está inserida nas ferramentas atuais, então abordaremos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e como podem auxiliar no aprendizado dos professores e como consequência de seus alunos. Foram selecionadas 6 propostas de sites e aplicativos com características informativas, lúdicas e memorísticas para a formação de professores. Após a formação, o público alvo responderá questões de um questionário fornecendo o feedback necessário à avaliação das ações propostas para futuros aperfeiçoamentos das ações do projeto. Assim, o primeiro tema a ser trabalhado na formação pelo uso das TICs será "Tabela Periódica dos Elementos Químicos". Com o desenvolvimento do projeto outros temas de química serão desenvolvidos através do uso de ferramentas on-line na formação de professores.
Objetivo Geral
Neste projeto a primeira proposta é mostrar como a Tabela Periódica está inserida nas ferramentas atuais, então abordaremos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e como podem auxiliar no aprendizado dos professores e como consequencia de seus alunos. Mas antes disso é necessário que a mediação do professor da disciplina de química seja adequada a proporcionar o aprendizado dos alunos. Assim, este projeto visa a formação de professores no sentido de capacitar os professores da rede pública de Pelotas-RS no sentido de aprender a explorar as Tecnologias de Informação e Comunicação TICs com vistas ao estudo de temas de química.
Justificativa
A Tabela Periódica é uma ferramenta didática que está presente na vida de todos os estudantes, principalmente na vida dos químicos. Neste ano de 2019 a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou oficialmente o dia internacional da Tabela Periódica. Não foi por acaso, pois justamente no ano de 2019 comemora-se o aniversário de 150 anos da Tabela Periódica, ou melhor, 150 anos da data em que Dmitri Mendeleev criou o sistema periódico para os elementos químicos.
Os alunos consideram a disciplina de química um pouco complexa, devido aos obstáculos existentes enraizados pelas metodologias tradicionais, que não possibilitam um processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. Para Tápia (2004)*:
“o aluno está motivado ou desmotivado em função do significado que tem para ele o trabalho escolar, ou seja, o seu interesse irá variar de acordo com as condições que esse ambiente oferece.”
Desta maneira, podemos nos beneficiar do uso das ferramentas interativas disponíveis na nossa sociedade, o que se torna importante assumindo que o ambiente irá fornecer um espaço favorável para o ensino-aprendizado. Assim, as ferramentas interativas como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tornam a Tabela Periódica palpável, facilitando seu ensino-aprendizado.
Atualmente, depois de diversas mudanças podemos assumir que a mesma está completa. Neste projeto a proposta é mostrar como a Tabela Periódica está inserida nas ferramentas atuais, então abordaremos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e como podem auxiliar no aprendizado dos professores e como consequencia de seus alunos.
O uso das TICs pode ser uma ferramenta que venha a apoiar as ações tradicionais de aprendizagem, o que corrobora para seu uso, sendo necessário o aprendizado para extrair da ferramenta on-line seu melhor uso. Com esta finalidade é proposta a formação de professores neste projeto com o intuito de mediar o melhor uso de TICs com vista a capacitá-los ao uso em suas aulas para os alunos de ensino médio.
*TAPIA, A. J. A motivação em sala de aula: o que é, e como se faz. 6 ed. São Paulo: Loyola, 1999.
Os alunos consideram a disciplina de química um pouco complexa, devido aos obstáculos existentes enraizados pelas metodologias tradicionais, que não possibilitam um processo de ensino-aprendizagem mais atrativo. Para Tápia (2004)*:
“o aluno está motivado ou desmotivado em função do significado que tem para ele o trabalho escolar, ou seja, o seu interesse irá variar de acordo com as condições que esse ambiente oferece.”
Desta maneira, podemos nos beneficiar do uso das ferramentas interativas disponíveis na nossa sociedade, o que se torna importante assumindo que o ambiente irá fornecer um espaço favorável para o ensino-aprendizado. Assim, as ferramentas interativas como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tornam a Tabela Periódica palpável, facilitando seu ensino-aprendizado.
Atualmente, depois de diversas mudanças podemos assumir que a mesma está completa. Neste projeto a proposta é mostrar como a Tabela Periódica está inserida nas ferramentas atuais, então abordaremos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e como podem auxiliar no aprendizado dos professores e como consequencia de seus alunos.
O uso das TICs pode ser uma ferramenta que venha a apoiar as ações tradicionais de aprendizagem, o que corrobora para seu uso, sendo necessário o aprendizado para extrair da ferramenta on-line seu melhor uso. Com esta finalidade é proposta a formação de professores neste projeto com o intuito de mediar o melhor uso de TICs com vista a capacitá-los ao uso em suas aulas para os alunos de ensino médio.
*TAPIA, A. J. A motivação em sala de aula: o que é, e como se faz. 6 ed. São Paulo: Loyola, 1999.
Metodologia
Fialho e Matos (2010)* relatam que existem algumas maneiras de as TICs auxiliarem na educação, uma vez que um software pode ser considerado educacional quando é desenvolvido com o objetivo de colaborar com o ensino e a aprendizagem de um determinado conteúdo. Uma delas é através de animações, que possibilitam uma melhor compreensão do assunto explorado, o que auxilia os estudantes na representação simbólica dos conceitos relacionados à Química. Outros autores também descrevem a relevância da utilização das TICs, pois a tecnologia está inserida na cultura e no cotidiano do educando (FROZA; PASTORIZA, 2019)*.
Outro ponto a ser destacado é a importância do planejamento da utilização das TICs, pois são necessários educadores, gestores e alunos intelectual, emocional e eticamente maduros e de pessoas curiosas, entusiasmadas e abertas, que saibam motivar e dialogar, para que esta interação seja rica em experiências. São poucos os educadores que integram teoria e prática e que aproximam o pensar do viver (MORAN, 2005)*. Estas ideias nos levam a pensar que ainda existem docentes que não estão abertos às mudanças causadas pelas TICs na educação, sendo que um desses problemas pode ser a falta de conhecimento tecnológico por parte de professores e alunos (LOBO; MAIA, 2015)*.
De acordo com Koch (2013)*, informações adquiridas podem ser transformadas em conhecimento, para isso é necessário que o professor conduza seus alunos a construir esses conhecimentos. Seguindo esse pensamento, percebemos que essas ferramentas podem ser positivas no processo de ensino e aprendizagem, desde que o docente faça a mediação adequada no uso das TICs.
Partindo do objetivo de contextualizar tecnologia e ensino, procuramos por sites e aplicativos que abordassem uma forma diferenciada de ensino e aprendizagem para o tema Tabela Periódica. Assim, o Quadro 1 apresenta algumas ferramentas didáticas escolhidas dentre diversas existentes para o ensino de química. O mesmo será realizado quando outros temas de química forem abordados na formação de professores.
Quadro 1: TICs que foram utilizadas em nossa investigação.
Nome da ferramenta digital/Local de acesso/Característica
Atome Hotel/https://education.francetv.fr/atome-hotel/Lúdico
Ptable/https://www.ptable.com/?lang=pt./Informativo
Quiz da Tabela Periódica/Play store/Memorização
Tabela Periódica Educalabs/Play store/Informativo
Moder PTE/Play store/Informativo
Tabela Periódica 2019 Play store/Informativo
Os professores em formação serão guiados no uso das TICs s pelos graduandos de química e professores deste projeto.
Após os professores receberão um questionários contendo perguntas como as que seguem:
(i) você acreditava que o uso dessas ferramentas podem auxiliar no aprendizado do tema em questão?
(ii) qual ferramenta despertou seu interesse?
(iii) após o conhecimento dessas ferramentas você usará alguma delas em suas aulas ou em atividades didáticas sobre o tema? De que forma?
(iv) você indicará essas ferramentas para algum colega professor?
(v) você conhecia alguma dessas ferramentas ou conhecia alguma outra semelhante a essas? Fazia uso em suas aulas? De que maneira?
Para a realização da análise das TICs, utilizaremos o método qualitativo, que segundo André e Lüdke (1986, p. 45)* significa “trabalhar” todo o material obtido durante a pesquisa, ou seja, os relatos das observações, as transcrições de entrevistas, as análises de documentos e as demais informações disponíveis.
*FIALHO, N. N., MATOS, E. L. A arte de envolver o aluno na aprendizagem de ciências utilizando softwares educacionais. Educar em Revista, 2, 121-136, 2010.
*FROZA, E., PASTORIZA, B. S. Avaliação de software educacionais para o ensino da Química em nível superior. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, Vigo, v. 19, n. 1, p.1-23, 2019.
*KOCH, M.Z. As tecnologias no cotidiano escolar: Uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. 2013. 36 f. Tese (Doutorado) - Curso de Gestão Educacional, Centro de Especialização, Universidade Federal de Santa Maria, Sarandi, 2013.
*LOBO, A.S.M., MAIA, L.C.G. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 25, n. 44, p.16-26, 19 maio 2015.
*LUDKE, M., ANDRÉ, M.A análise de dados e algumas questões relacionas à objetividade e à validade nas abordagens qualitativas. In: LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.d.a.. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: E.p.u, 1986. p. 10-11.
Outro ponto a ser destacado é a importância do planejamento da utilização das TICs, pois são necessários educadores, gestores e alunos intelectual, emocional e eticamente maduros e de pessoas curiosas, entusiasmadas e abertas, que saibam motivar e dialogar, para que esta interação seja rica em experiências. São poucos os educadores que integram teoria e prática e que aproximam o pensar do viver (MORAN, 2005)*. Estas ideias nos levam a pensar que ainda existem docentes que não estão abertos às mudanças causadas pelas TICs na educação, sendo que um desses problemas pode ser a falta de conhecimento tecnológico por parte de professores e alunos (LOBO; MAIA, 2015)*.
De acordo com Koch (2013)*, informações adquiridas podem ser transformadas em conhecimento, para isso é necessário que o professor conduza seus alunos a construir esses conhecimentos. Seguindo esse pensamento, percebemos que essas ferramentas podem ser positivas no processo de ensino e aprendizagem, desde que o docente faça a mediação adequada no uso das TICs.
Partindo do objetivo de contextualizar tecnologia e ensino, procuramos por sites e aplicativos que abordassem uma forma diferenciada de ensino e aprendizagem para o tema Tabela Periódica. Assim, o Quadro 1 apresenta algumas ferramentas didáticas escolhidas dentre diversas existentes para o ensino de química. O mesmo será realizado quando outros temas de química forem abordados na formação de professores.
Quadro 1: TICs que foram utilizadas em nossa investigação.
Nome da ferramenta digital/Local de acesso/Característica
Atome Hotel/https://education.francetv.fr/atome-hotel/Lúdico
Ptable/https://www.ptable.com/?lang=pt./Informativo
Quiz da Tabela Periódica/Play store/Memorização
Tabela Periódica Educalabs/Play store/Informativo
Moder PTE/Play store/Informativo
Tabela Periódica 2019 Play store/Informativo
Os professores em formação serão guiados no uso das TICs s pelos graduandos de química e professores deste projeto.
Após os professores receberão um questionários contendo perguntas como as que seguem:
(i) você acreditava que o uso dessas ferramentas podem auxiliar no aprendizado do tema em questão?
(ii) qual ferramenta despertou seu interesse?
(iii) após o conhecimento dessas ferramentas você usará alguma delas em suas aulas ou em atividades didáticas sobre o tema? De que forma?
(iv) você indicará essas ferramentas para algum colega professor?
(v) você conhecia alguma dessas ferramentas ou conhecia alguma outra semelhante a essas? Fazia uso em suas aulas? De que maneira?
Para a realização da análise das TICs, utilizaremos o método qualitativo, que segundo André e Lüdke (1986, p. 45)* significa “trabalhar” todo o material obtido durante a pesquisa, ou seja, os relatos das observações, as transcrições de entrevistas, as análises de documentos e as demais informações disponíveis.
*FIALHO, N. N., MATOS, E. L. A arte de envolver o aluno na aprendizagem de ciências utilizando softwares educacionais. Educar em Revista, 2, 121-136, 2010.
*FROZA, E., PASTORIZA, B. S. Avaliação de software educacionais para o ensino da Química em nível superior. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, Vigo, v. 19, n. 1, p.1-23, 2019.
*KOCH, M.Z. As tecnologias no cotidiano escolar: Uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. 2013. 36 f. Tese (Doutorado) - Curso de Gestão Educacional, Centro de Especialização, Universidade Federal de Santa Maria, Sarandi, 2013.
*LOBO, A.S.M., MAIA, L.C.G. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 25, n. 44, p.16-26, 19 maio 2015.
*LUDKE, M., ANDRÉ, M.A análise de dados e algumas questões relacionas à objetividade e à validade nas abordagens qualitativas. In: LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.d.a.. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: E.p.u, 1986. p. 10-11.
Indicadores, Metas e Resultados
A avaliação da atividade através das respostas ao questionário, anotações da equipe, diálogos e vídeos produzidos servirá como avaliação e como auto-avaliação das ações do projeto.
À medida em que as ações forem sendo realizadas o projeto irá se adequando ao grupo de professores de cada escola, de acordo com suas demandas.
Os indicadores estarão diretamente relacionados com o feedback do público alvo após as ações realizadas.
Espera-se com este projeto capacitar professores da rede pública no sentido de usar as ferramentas on-line e TICs iniciando pelo tema Tabela Periódica. Após a qualificação dos professores espera-se a qualificação de seus alunos, pois os professores passariam a atuar como disseminadores e mediadores capacitados de conhecimento.
À medida em que as ações forem sendo realizadas o projeto irá se adequando ao grupo de professores de cada escola, de acordo com suas demandas.
Os indicadores estarão diretamente relacionados com o feedback do público alvo após as ações realizadas.
Espera-se com este projeto capacitar professores da rede pública no sentido de usar as ferramentas on-line e TICs iniciando pelo tema Tabela Periódica. Após a qualificação dos professores espera-se a qualificação de seus alunos, pois os professores passariam a atuar como disseminadores e mediadores capacitados de conhecimento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE JOANA ROLINA WOHLMUTH ALVES DOS SANTOS | 4 | ||
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 1 | ||
EDUARDA VIEIRA DE SOUZA | |||
FERNANDA KAROLAINE DUTRA DA SILVA | |||
JOÃO VICTOR MOREIRA MOTA | |||
LETÍCIA LEAL MOREIRA | |||
LITIELLI DE LIMA ALVES | |||
MATHEUS DE LIMA RUFINO | |||
ROGER BRUNO DE MENDONÇA | |||
SUZANA ROSA DE SOUZA |