Nome do Projeto
Aprendendo inglês através da leitura de textos e imagens
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Curso Aprendendo inglês através da leitura de textos e imagens se constitui em uma oportunidade de aprendizado teórico-prático aos alunos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês. Durante o período de realização do curso, os alunos em formação inicial envolvidos terão a oportunidade de desenvolver pesquisas acerca do ensino e da aprendizagem da habilidade de leitura em língua inglesa, elaborar atividades pedagógicas com foco nessa habilidade, ministrar aulas para a comunidade acadêmica e externa e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem no contexto real de sala de aula. Além disso, o curso visa aproximar a UFPel e o Curso de Letras da comunidade externa, oferecendo a oportunidade de letramento escrito e imagético aos participantes com vistas a desenvolver o pensamento crítico em relações aos textos escritos que circulam nos principais meios impressos e digitais do contexto atual.

Objetivo Geral

Contribuir para o aprimoramento da formação inicial de graduandos por meio da participação como ministrantes de aulas de leitura de textos escritos e imagéticos em língua inglesa.

Justificativa

O Curso tem como objetivo principal inserir os alunos envolvidos no contexto real de ensino e aprendizagem de línguas durante o processo de formação, visando orientá-los e prepará-los para os estágios e para suas futuras atuações na educação básica. A intenção é aproximá-los o mais cedo possível do contexto de atuação, promovendo a reflexão teórico-prática e a efetiva proximidade com os reais sujeitos que participam do processo de ensino e de aprendizagem.

Metodologia

Os alunos-ministrantes participarão de encontros presenciais semanais com a coordenadora a fim de discutir os pressupostos teórico-metodológicos acerca do ensino e da aprendizagem da habilidade de leitura, elaborar o material didático que será utilizado no curso e refletir sobre os resultados encontrados. O Curso será executado durante sete encontros semanais, com duração de duas horas. Atividades extraclasses serão solicitadas a fim de complementar e estimular a autonomia didática dos participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os alunos-ministrantes possam desenvolver e aprimorar seus conhecimentos no que diz respeito ao processo de ensino de aprendizagem da habilidade de leitura em língua inglesa; possam ministrar aulas no contexto real, exercitando a prática docente.

Espera-se, também, que a comunidade acadêmica e a externa possam ter acesso a atividades e discussões pedagógicas sobre o processo de leitura de textos e imagens, contribuindo para o efetivo letramento nas atividades socioculturais em uma segunda língua.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA3
GABRIEL DIAS MORALES
LUENE DA SILVA RODEGHIERO
LUIS EDUARDO DOS SANTOS CELENTE
MILENA SARAIVA SANT'ANA

Página gerada em 18/04/2024 19:14:52 (consulta levou 0.137214s)