Nome do Projeto
Aprendendo inglês através da leitura de textos e imagens
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Curso Aprendendo inglês através da leitura de textos e imagens se constitui em uma oportunidade de aprendizado teórico-prático aos alunos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês. Durante o período de realização do curso, os alunos em formação inicial envolvidos terão a oportunidade de desenvolver pesquisas acerca do ensino e da aprendizagem da habilidade de leitura em língua inglesa, elaborar atividades pedagógicas com foco nessa habilidade, ministrar aulas para a comunidade acadêmica e externa e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem no contexto real de sala de aula. Além disso, o curso visa aproximar a UFPel e o Curso de Letras da comunidade externa, oferecendo a oportunidade de letramento escrito e imagético aos participantes com vistas a desenvolver o pensamento crítico em relações aos textos escritos que circulam nos principais meios impressos e digitais do contexto atual.
Objetivo Geral
Contribuir para o aprimoramento da formação inicial de graduandos por meio da participação como ministrantes de aulas de leitura de textos escritos e imagéticos em língua inglesa.
Justificativa
O Curso tem como objetivo principal inserir os alunos envolvidos no contexto real de ensino e aprendizagem de línguas durante o processo de formação, visando orientá-los e prepará-los para os estágios e para suas futuras atuações na educação básica. A intenção é aproximá-los o mais cedo possível do contexto de atuação, promovendo a reflexão teórico-prática e a efetiva proximidade com os reais sujeitos que participam do processo de ensino e de aprendizagem.
Metodologia
Os alunos-ministrantes participarão de encontros presenciais semanais com a coordenadora a fim de discutir os pressupostos teórico-metodológicos acerca do ensino e da aprendizagem da habilidade de leitura, elaborar o material didático que será utilizado no curso e refletir sobre os resultados encontrados. O Curso será executado durante sete encontros semanais, com duração de duas horas. Atividades extraclasses serão solicitadas a fim de complementar e estimular a autonomia didática dos participantes.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os alunos-ministrantes possam desenvolver e aprimorar seus conhecimentos no que diz respeito ao processo de ensino de aprendizagem da habilidade de leitura em língua inglesa; possam ministrar aulas no contexto real, exercitando a prática docente.
Espera-se, também, que a comunidade acadêmica e a externa possam ter acesso a atividades e discussões pedagógicas sobre o processo de leitura de textos e imagens, contribuindo para o efetivo letramento nas atividades socioculturais em uma segunda língua.
Espera-se, também, que a comunidade acadêmica e a externa possam ter acesso a atividades e discussões pedagógicas sobre o processo de leitura de textos e imagens, contribuindo para o efetivo letramento nas atividades socioculturais em uma segunda língua.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS | |||
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA | |||
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA | 3 | ||
GABRIEL DIAS MORALES | |||
LUENE DA SILVA RODEGHIERO | |||
Luis Eduardo dos Santos Celente | |||
MILENA SARAIVA SANT'ANA |