Nome do Projeto
Curso de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida: Palma
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/10/2019 - 01/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde e proteção no trabalho
Resumo
Em nosso curso, visamos lecionar à comunidade residente na região da Palma o curso de Primeiros Socorros e Suporte Básico de vida, via aulas teóricas e práticas através de simulações e multimídia, conforme o ministrado na unidade FAMED pelo professor Samir Schneid e monitores alunos dos cursos de Terapia Ocupacional e Medicina da Universidade Federal de Pelotas

Objetivo Geral

Trazer o conhecimento de Primeiros Socorros e Suporte Básico de vida em adultos e crianças à população residente na Palma, uma vez que, em caso de sinistros, a diferença entre a saúde e a fatalidade se dá através do primeiro contato e do preparo daquele que se encontra dando a primeira resposta ao evento. Destaca-se que, quanto mais próxima do centro urbano uma comunidade está, mais acessíveis são os diferentes setores de saúde, tanto os de primeira resposta como Pronto Socorro de Pelotas, quanto os de atendimento especializado. Entretanto, em localidades mais isoladas, tal acesso passa por diversos obstáculos, sobretudo logísticos. Em situações de risco, o treinamento em Primeiros socorros faz-se crucial para esta população em específico, uma vez que o acesso e a distância, nesse contexto, seriam fatores de risco à comunidade.

Justificativa

Na UFPel, têm-se uma comunidade estudantil ampla e diversificada, de diversas regiões do país e com capacidades acadêmicas voltadas à diversas áreas do conhecimento. Sabe-se também, que há contato íntimo da população estudantil com o resto da comunidade, fazendo da Palma uma região plural nos quesitos social e profissional. Com isto em evidência, ressalta-se a demanda por este curso voltado principalmente às comunidades mais geograficamente isoladas, tal qual a residente na Palma. Há uma demanda específica dessa região pelo curso de Primeiros Socorros, pois já houveram casos onde fez-se necessário atendimento de pronta resposta. Portanto, de forma a assegurar a segurança e a saúde desta população, decidiu-se levar o curso de Primeiros Socorros até a Palma, de forma que, ao treinar-se esta comunidade, diminuam-se os riscos de fatalidades e assegure-se a segurança, saúde e inclusão desses alunos e residentes.

Metodologia

Aulas teórico-práticas ministradas por monitores alunos da Medicina e da Terapia Ocupacional, com supervisão e coordenação do professor Samir Schneid. Utilização de multimídia, simulação de casos e treinamentos de primeiros socorros e suporte básico de vida adulto e pediátrico com modelos de simulação.

Indicadores, Metas e Resultados

Aproximar a população do conhecimento de Primeiros Socorros e Suporte básico de vida. Visamos treinar socorristas à primeira resposta à adversidade, além de prepará-los para garantir a própria segurança e a de terceiros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO BEZERRA SILVA
CLAUDIA CALDEIRA GOMES1
ERICK RODRIGUES FREITAS
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH2
LUIZE DA PORCIUNCULA CORREA
MURILO SILVEIRA ECHEVERRIA
OLIVIA ABRANTES BORGES
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID2
VICTOR ESPÍNDOLA VIEIRA DA SILVA

Página gerada em 19/04/2024 08:44:36 (consulta levou 0.151505s)