Nome do Projeto
REMat - Reforço Escolar de Matemática
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/10/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
No Brasil, ano após ano, as escolas de níveis fundamental e médio vêm buscando alternativas para melhorar os índices de aprendizagem em Matemática. Este tem sido um dos principais desafios da educação brasileira, visto que os resultados obtidos não se revelam satisfatórios - principalmente no âmbito das escolas públicas. Com base nisso, o projeto consiste em ministrar aulas de reforço de Matemática junto a uma escola estadual localizada no município de Pelotas/RS, para turmas de Ensino Médio, em uma tentativa de melhorar tais resultados. Além disso, uma eventual evolução no desempenho desses alunos também resultará em um melhor preparo, para que nas séries seguintes possam desenvolver os conteúdos de forma mais satisfatória e, consequentemente, terem uma melhor performance no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Objetivo Geral

Proporcionar, para alunos do Ensino Médio, um espaço onde eles consigam reforçar conceitos já trabalhados em aula, e assim, melhorar seu rendimento na disciplina de Matemática. Consequentemente, estarão construindo uma base mais sólida para melhor desenvolver os conteúdos dos anos que seguirem e, para aqueles que já estiverem no terceiro ano do Ensino Médio, obter um melhor desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Justificativa

Este é um projeto que visa o desenvolvimento integrado de professora e acadêmicos da Licenciatura em Matemática, alunos e docentes de escolas públicas. É uma oportunidade para que, em conjunto, as partes envolvidas possam se aprimorar em suas respectivas áreas de interesse.

Metodologia

Estudar os conteúdos indicados pelos professores da escola atendida.
Ministrar aulas de reforço para os alunos.
Avaliar o processo e os resultados, enquanto acadêmicos da Licenciatura em Matemática.

Indicadores, Metas e Resultados

Aproximação entre escola e universidade.
Melhora no desempenho dos alunos atendidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HERON CESAR SACCO DOS ANJOS DOS SANTOS
Thais Philipsen Grutzmann1

Página gerada em 25/04/2024 19:38:24 (consulta levou 0.121366s)