Nome do Projeto
SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DA ANTROPOLOGIA/ARQUEOLOGIA 2019 - UFPEL Contra a fragmentação dos saberes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/10/2019 - 15/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Resumo
Entre os dias 18 e 22 de novembro, na Universidade Federal de Pelotas, o Diretório Acadêmico de Antropologia juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia, irá realizar a I Semana Acadêmica Integrada com o tema Contra a fragmentação dos saberes. O cronograma prevê atividades como oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos. O evento tem por objetivo discutir assuntos referentes à Antropologia e Arqueologia, realçando a interdisciplinaridade das áreas e fomentando debates e discussões de relevância acadêmica e social, contribuindo para nossa formação enquanto futuros/as profissionais das áreas, além de nos auxiliar na construção de um pensamento crítico. A semana acadêmica integrada está sendo realizada pelos/as discentes da graduação e pós-graduação do curso de Bacharelado em Antropologia/Arqueologia, promovendo assim um diálogo entre os/as estudantes do curso, além de contar com a ajuda dos/as docentes. Pretendemos não só fazer uma integração entre sujeitos/as da comunidade acadêmica, mas também trazer o conhecimento de diferentes grupos e lugares em que essas áreas atuam.

Objetivo Geral

A I Semana Acadêmica Integrada do curso de Antropologia e Arqueologia da UFPel tem como objetivo refletir e compreender os diversos aspectos das demandas e conflitos da nossa sociedade, visando promover espaço e visibilidade para discussões sobre a nossa cultura e seus processos de transformação através de perspectivas que perpassam as áreas de Antropologia, Arqueologia e afins, convertendo e tornando recíproco experiências entre a academia e a comunidade.

Justificativa

A motivação desse evento surgiu de uma pauta estudantil abordada em reuniões com os/as estudantes do curso. Entendemos que a realização dessa semana acadêmica integrada nos proporciona uma troca de conhecimentos sobre os assuntos estudados pelos/as próprios/as discentes, tão como nos proporciona o conhecimento do que está sendo discutindo nas áreas de Antropologia, Arqueologia e áreas afins pelo Brasil. Além disso, nos propicia um espaço de aproximação entre universidade e comunidade no geral, transmitindo e trocando conhecimentos e saberes que agregam em nossa formação, nos fornecendo um espaço de diálogo entre membros(as) da academia universitária e público em geral.

Metodologia

Durante o período em que ocorrerá esta atividade, serão realizadas atividades como mesas redondas e seminários, com presença de convidadas de diferentes lugares do Brasil, debatendo temas que foram decididos previamente por meio de votação direta entre discentes, tanto da graduação quanto da pós-graduação. O período noturno será dedicado para a realização de mesas redondas e seminários, a apresentação de trabalhos está previamente inscrita no período vespertino e oficinas temáticas no período matutino.

Indicadores, Metas e Resultados

Contamos com a presença de profissionais de instituições federais, como Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Belo Horizonte, bem como a integração com os demais institutos da UFPel. Sugerimos e esperamos a participação massiva de estudantes de graduação e da pós-graduação optando como ouvintes, quanto como apresentadores/as de trabalho. Esperamos promover diálogos e debates entre estudantes, professoras(es) e sociedade no geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA CHRISTIANINE COSTA BATISTA
ANA CAROLINA SPRENGER VALUS
ANGELICA DA ROSA SILVA MORTAGUA
CAMILA MACHADO RAMOS DE CASTRO
CAMILLA MARIA PANASSOL
DIOGO TRADE OLIVEIRA GOMES
FLOR WIENKE TAVARES
GABRIELLE REIS FERREIRA
HELENA DA SILVA PORFÍRIO
HELOISE DE OLIVEIRA WOEHL
ISABELLA ALVES GUIMARÃES
JULIANY DE ABREU CAVALCANTE
JÚLIA BRAGA DOS SANTOS
LETICIA GONCALVES BENEDUZE
LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO1
MARTHA RODRIGUES FERREIRA
MATHEUS RIBEIRO DA SILVA
PEDRO HENRIQUE CAETANO
TAMARA OLIVEIRA SILVA
WEMI SOARES PEREIRA

Página gerada em 25/04/2024 17:21:39 (consulta levou 0.144232s)