Nome do Projeto
Desenvolvimento de postagens sobre conceitos e curiosidades de alimentos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2022 - 09/10/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Em busca de inovação, a indústria de alimentos vem procedendo à inclusão de inúmeros produtos alimentícios no mercado, como produtos mais atrativos, saborosos, nutritivos, de fácil preparo, para fins especiais e com maior valor agregado. Entretanto, a maior parte da população desconhece as informações básicas para compreender tal avanço na tecnologia, levando muitas vezes a escolhas erradas e que ainda podem comprometer a sua saúde. Objetiva-se com o projeto propiciar informações relativas à alimentos para a população, através do desenvolvimento de postagens para serem publicados nas mídias sociais. Na primeira fase do projeto será realizada uma revisão da literatura referente aos assuntos que serão abordados nas postagens, após estas serão produzidas e publicadas nas mídias sociais. Espera-se produzir duas postagens por mês. A avaliação se dará através do número de visualizações e curtidas obtidas nas postagens..
Objetivo Geral
Objetiva-se com o projeto propiciar informações relativas à alimentos para a população, através do desenvolvimento de postagens para as mídias sociais.
Justificativa
Em busca de inovação, a indústria de alimentos vem procedendo à inclusão de inúmeros produtos alimentícios no mercado, como produtos mais atrativos, saborosos, nutritivos, de fácil preparo, para fins especiais e com maior valor agregado. Entretanto, a maior parte da população desconhece as informações básicas para compreender tal avanço na tecnologia, levando muitas vezes a escolhas erradas e que ainda podem comprometer a sua saúde.
Por exemplo, a maior parte da população acha que um alimento diet, é isento de açúcar, entretanto, este conceito é errôneo, pois alimento diet é aquele isento de alguma substância, podendo ser o sal. E ainda o conceito diet está erroneamente associado a redução de calorias, o que nem sempre pode ocorrer.
Optou-se pela utilização de postagens para esclarecer tais informações, pois estes podem ser considerados recursos informativos cada vez mais atraentes para um público que está acostumado com os dispositivos eletrônicos e as mídias sociais.
Já para os alunos que farão parte do projeto, o desenvolvimento dos vídeos acentua a necessidade de um pensamento didático e criativo, voltado aos benefícios gerados para a população.
Por exemplo, a maior parte da população acha que um alimento diet, é isento de açúcar, entretanto, este conceito é errôneo, pois alimento diet é aquele isento de alguma substância, podendo ser o sal. E ainda o conceito diet está erroneamente associado a redução de calorias, o que nem sempre pode ocorrer.
Optou-se pela utilização de postagens para esclarecer tais informações, pois estes podem ser considerados recursos informativos cada vez mais atraentes para um público que está acostumado com os dispositivos eletrônicos e as mídias sociais.
Já para os alunos que farão parte do projeto, o desenvolvimento dos vídeos acentua a necessidade de um pensamento didático e criativo, voltado aos benefícios gerados para a população.
Metodologia
Preparação: será realizada uma revisão da literatura referente aos assuntos que serão abordados nas postagens, por exemplo, gordura trans, alimentos transgênicos, orgânicos, funcionais, minimamente processados, para fins especiais (diet, light, sem glúten, sem lactose), probióticos, aditivos, diferenças entre iogurte e bebida láctea, chopp e cerveja, biscoitos cream cracker e água e sal, suco e néctar, óleo e gordura, óleo e azeite, leite de “saquinho” e o de “caixinha”, arroz branco, integral e parboilizado e curiosidades como, por que o salmão é laranja, de onde vem a gelatina, entre outros.
Execução: haverá o desenvolvimento das postagens, sendo estes publicados na mídias sociais na forma de cards e vídeos.
Avaliação: a avaliação se dará através do número de visualizações e curtidas obtidas nos vídeos.
Execução: haverá o desenvolvimento das postagens, sendo estes publicados na mídias sociais na forma de cards e vídeos.
Avaliação: a avaliação se dará através do número de visualizações e curtidas obtidas nos vídeos.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta
Produzir duas postagens por mês.
Resultados esperados
Espera-se que as postagens produzidas obtenham grande número de visualizações e curtidas.
Produzir duas postagens por mês.
Resultados esperados
Espera-se que as postagens produzidas obtenham grande número de visualizações e curtidas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIELE GOUVEA LUCAS | |||
ANDREZA WACHHOLZ IGANSI | |||
BARBARA RAIZA CARDOSO LUDTKE | |||
BEATRIZ PAIVA CENTENO | |||
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES | 2 | ||
CHEILA MOREIRA FARIAS | |||
DIOGO DE OLIVEIRA HOFFMANN | |||
EDUARDA DA NOBREGA COUSILLAS | |||
EDUARDA VOIGT FRANZ | |||
EMILLY ESLABAO MACHADO | |||
GABRIELA FEIJO FERREIRA | |||
GIOVANNA BRANDAO MOREIRA | |||
ISABELA DE LIMA OLIVEIRA | |||
JACI SILVA SILVEIRA | |||
JULIA CORTEZ VOSS | |||
JULIANE VALIN NUNES | |||
LETICIA APARECIDA DA SILVA ROCHA | |||
MAICON RIBEIRO RODRIGUES | |||
MICHELE DA SILVA SIQUEIRA | |||
RAFAELA DE CASTRO SILVEIRA | |||
Raila Graciela Ferraz Saraiva | |||
THIAGO RENATO DO CARMO SOUZA | |||
Thais Camacho da Silva |