Nome do Projeto
Um dia de cientista
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/11/2019 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Assumindo a importância de expandir as fronteiras da pesquisa em Química para além dos muros da própria universidade, o papel social que há na produção do conhecimento químico e a importância de que o modelo de produção do conhecimento atinja diferentes públicos, este projeto se propõe a realizar um processo de divulgação e inserção de públicos escolares na dinâmica da produção do conhecimento científico no campo da Química. Nesse sentido, a partir da parceria entre os diferentes laboratórios integrantes do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), do CCQFA da UFPel, o projeto se propõe a receber discentes da Escola Básica - encaminhados por diferentes escolas (públicas e particulares) da região de Pelotas-RS - para vivenciarem, durante um dia, as dinâmicas, processos e ações de pesquisadoras e pesquisadores do PPGQ em seus afazeres diários. Com essa proposta, pretende-se ampliar o acesso da escola à universidade, bem como divulgar o que se tem produzido e, ainda, incentivar e motivar estudantes para o estudo na área da Química e, particularmente, nas opções de estudos em Química oferecidos pelo CCQFA da UFPel. Temporalmente, o projeto visa ações ao longo de um ano, com recepções mensais de grupos de estudantes das escolas parceiras do projeto.

Objetivo Geral

Divulgar as pesquisas que têm sido feitas no PPGQ, apresentar e motivar a estudantes da Escola Básica o trabalho na pesquisa em Química e suas diferentes áreas.

Justificativa

Diferentes autores abordam a necessidade de se aproximar diferentes universos envolvidos na produção de conhecimentos, particularmente na apropriação pelo universo escolar das produções da ciência (MAINARDES; STREMEL, 2010; ARAÚJO; SOUSA, 2015; ALBAGLI, 1996). Assim, o projeto busca um espaço no qual a produção do conhecimento químico possa ser divulgado à sociedade, propondo realizar um processo de reconhecimento dos sujeitos escolares da dinâmica da pesquisa em Química e suas diferentes áreas, assim como incentivas as ações de compreensão pública da ciência e sua responsabilidade e retorno social (CARIBÉ, 2015).

Metodologia

Realizar atividades mensais ou bimestrais (a combinar entre escolas e laboratórios associados) de recebimento de discentes da Educação Básica, com prioridade a discentes de terceiro ano do Ensino Médio, levando os participantes, em duplas, a vivenciar o cotidiano de um laboratório vinculado ao PPGQ do CCQFA da UFPel.

Cada uma das atividades de recepção ocorrerá durante um dia (turnos da manhã e tarde) e conterá ações de: i) acolhimento; ii) orientações gerais e de segurança; iii) apresentação a discentes de graduação ou pós-graduação tutores (que conduzirão e orientarão os discentes da Escola nesse dia de atividades); iv) refeição no Restaurante Universitário; v) socialização geral entre os participantes.

A escolha dos discentes da Escola, bem como o transporte até o CCQFA e os procedimentos de autorização dos pais e responsáveis será de competência de cada uma das Escolas parceiras do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Como meta, o projeto se propõe a receber no mínimo um grupo de dez discentes da Escola Básica a cada dois meses, os quais deverão ser acolhidos pelos laboratórios integrantes do PPGQ.

Os resultados esperados são uma maior aproximação desses discentes da Escola à UFPel, em especial das carreiras de Química, e os resultados serão avaliados a partir de indicadores de inscrição nos processos seletivos da UFPel nas carreiras de Química pelos discentes participantes do projeto que estiverem em fase de finalização do Ensino Médio.

Página gerada em 25/04/2024 00:48:01 (consulta levou 0.260521s)