Nome do Projeto
Exposição Stonewall: educando para a diversidade de gênero
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/11/2019 - 15/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
O presente projeto pretende o desenvolvimento de ações educativas para a diversidade de gênero - temática abordada na Exposição Stonewall. Serão realizados encontros na Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello e na própria exposição; ocasião em que serão desenvolvidas discussões acerca da importância da diversidade de gênero, em especial, no tocante ao enfrentamento e combate ao preconceito.

Objetivo Geral

Objetiva-se, com o desenvolvimento deste projeto, promover discussões e processos educativos de maneira a contribuir para que as questões de gênero e sexualidade comecem, cada vez mais, a sair da invisibilidade.

Justificativa

Tem sido cada vez maior a necessidade de se discutir a respeito da importância da diversidade de gênero e sua interface com a educação, haja vista a premência em construir uma sociedade mais consciente, preocupada com o aprofundamento e o aprendizado das questões de gênero e sexualidade como centralidade em todos os seus processos formativos e políticos, com vistas ao desenvolvimento social.
Por meio da exposição Stonewall, em Pelotas, pretende-se despertar nos estudantes uma atenção maior para as desigualdades de gênero e ao preconceito contra todo tipo de orientação sexual. O presente projeto propõe apresentar a importância desta temática para a construção de uma rede de conhecimentos para refletir sobre a realidade a partir de debates sobre violência de gênero, sendo a educação utilizada como meio de resistência, de empoderamento, de fortalecimento.

Metodologia

O projeto "Exposição Stonewall: educando para a diversidade de gênero" desenvolver-se-á junto à Escola Técnica Estadual Professora Sylvia Mello, na cidade de Pelotas. Teremos dois encontros na Escola referida e um na própria exposição, respeitando o calendário escolar, com a abordagem teórica da temática, seguida de atividades práticas que visem despertar o interesse e a sensibilidade dos estudantes. Desta forma, teremos dois encontros na Escola e num segundo momento, teremos uma visita da Escola à exposição. A proposta de trabalho fundamenta-se na construção do conhecimento. Os conteúdos serão abordados por meio de interpretações construídas de modo colaborativo e lúdico, por meio de debates, vivências e dinâmicas de grupo. Ao final, será desenvolvida uma avaliação da metodologia e resultados obtidos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Apresentar a história da mobilização e resistência LGBTQI+, em especial da Revolta de Stonewall;
- Despertar nos estudantes um novo olhar acerca da importância da diversidade de gênero;
- Desenvolver debates sobre relações homoafetivas;
- Fomentar discussões acerca dos preconceitos que incidem sobre as pessoas homossexuais;
- Estimular os estudantes a serem agentes multiplicadores dos conhecimentos sobre diversidade de gênero em sua comunidade;
- Avaliar as atividades práticas e teóricas realizadas na Escola e no âmbito da exposição.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉA CUNHA MESSIAS
DANI MARIN AMPARO RANGEL
JHONE LUGAO LIMA
JOSÉ PAULO QUADRO MACHADO
MOZART MATHEUS DE ANDRADE CARVALHO
SARAH MAGGITTI SILVA5

Página gerada em 26/04/2024 18:35:03 (consulta levou 0.132056s)