Nome do Projeto
EnGeoSul - Empresa Júnior de Consultoria em Geoengenharias
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2021 - 01/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
A Empresa Junior de Consultoria em Geoengenharias (EnGeoSul), fundada em março de 2018 por estudantes de graduação em Engenharia de Petróleo e Geoprocessamento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é uma empresa voltada para estudos, diagnósticos e soluções para temas específicos da área de Geoengenharias. Conta com a infraestrutura do Centro de Engenharias (CEng/UFPel) para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas e com os laboratórios disponíveis na UFPel para a prestação de serviços mais especializados. O principal objetivo da EnGeoSul é incentivar a capacidade empreendedora dos discentes envolvidos, bem como proporcionar as condições necessárias para a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, valorizando discentes e docentes da UFPel através do retorno à sociedade dos investimentos realizados por ela na Universidade.

Objetivo Geral

Realizar estudos de problemas relacionados à Geoengenharias e promover o desenvolvimento de soluções para os mesmos. Além disso, também é objetivo deste Projeto, propiciar aos alunos um aprendizado diferenciado, que venha a contribuir para a formação de um profissional qualificado, com capacidade empreendedora, visão estratégica de negócios, com foco na sustentabilidade e na responsabilidade social.

Justificativa

Uma Empresa Júnior, em geral, é a primeira oportunidade de um aluno entrar em contato com o mercado de trabalho, durante o seu Curso. É através de atividades realizadas em uma Empresa Júnior que o aluno coloca em prática o que lhe foi ensinado pela Universidade, além de possibilitar ao mesmo uma visão de como o mercado de trabalho funciona. Além disso, uma Empresa Júnior é uma forma da Universidade formar/estreitar relações com o mercado de trabalho e a sociedade, permitindo a ela estar em consonância com as mudanças das realidades social e profissional, bem como com as novas necessidades de formação profissional dos seus egressos. Diante do exposto, este Projeto visa a institucionalização da EnGeoSul na UFPel, dada a sua fundação em março de 2018 por discentes integrantes dos Cursos de Graduação em Engenharia de Petróleo e em Geoprocessamento da referida Instituição.

Metodologia

Serão realizadas reuniões entre os membros da Empresa e os Coordenadores deste Projeto, visando a orientação e a supervisão das atividades da Empresa. Dentre elas, destacam-se: a definição da estrutura organizacional da Empresa Júnior, dos serviços a serem prestados à sociedade e das estratégias para a captação de clientes; a divulgação da Empresa Júnior e dos serviços, e a capacitação dos membros da Empresa.

Indicadores, Metas e Resultados

Todas as atividades decorrentes deste Projeto serão executadas com base em demandas reais, trazidas pelos clientes da EnGeoSul. O consequente aprendizado será de grande valia para complementar a formação profissional dos discentes, bem como para estimular o desenvolvimento de espírito empreendedor. Dentre os resultados esperados para este Projeto, destacam-se:
1. Formação de profissionais mais sintonizados com o mercado de trabalho;
2. Divulgação dos Cursos envolvidos na EnGeoSul e da UFPel, junto à sociedade;
3. Aquisição de conhecimentos técnicos, de natureza prática, e divulgação dos mesmos para os alunos dos Cursos da UFPel;
4. Parcerias entre a EnGeoSul e empresas, tanto através da prestação de serviços quanto da geração de estágios para os alunos dos Cursos envolvidos neste Projeto;
5. Consolidação da EnGeoSul como Empresa Júnior, quanto à disseminação de conhecimento na área de Geoengenharias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUIZA GALINDO DE OLIVEIRA OVELAR
BRUNO ANTONIO PALMEIRA SABARÁ
DANIELA ARNOLD TISOT2
DIEGO DE MAGALHAES
ERICK MARTINEZ ZANINI
JOSE WILSON DA SILVA2
Jardel Arnold Siveris
Paula Burin
SAMANTA AIRES VIEIRA

Página gerada em 26/04/2024 13:27:12 (consulta levou 0.156192s)