Nome do Projeto
Hematologia e Odontologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/12/2019 - 01/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
As coagulopatias hereditárias são um conjunto de condições causadas por deficiência quantitativa e/ou qualitativa de fatores de coagulação. Entre as principais, destaca-se a Hemofilia A, Hemofilia B e a Doença de von Willebrand, correspondendo a mais de 95% dos casos de coagulopatias. Com o aumento exponencial da expectativa de vida dos indivíduos com essas condições, a necessidade de tratamento odontológico de média e alta complexidade torna-se comum. Existe ainda certo tabu com relação ao atendimento odontológico de pacientes com tais condições, bem como a inexistência de literatura científica em determinadas especialidades odontológicas. Dessa maneira, o presente projeto unificado (ensino, pesquisa e extensão) se propõe a gerar e divulgar conhecimento sobre o tratamento odontológico de pacientes com coagulopatias hereditárias através da realização de encontros semanais para discussão de artigos científicos ou casos clínicos (Ensino), atendimento clínico de pacientes referenciados pelo Hemocentro Regional de Pelotas-Hemopel (Extensão) e acompanhamento dos pacientes com enfoque em desfechos clínicos (Pesquisa).

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos do projeto a possibilidade de contato teórico e prático com todos os aspectos que envolvem o atendimento de pacientes com coagulopatias hereditárias, sejam elas Hemofilia A, Hemofilia B ou doença de von Willebrand. Como objetivos secundários, pode ser destacado o tratamento odontológico dos pacientes atendidos no Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) que irá referenciar pacientes com necessidade de tratamento odontológico para o projeto. Além disso, objetiva-se o desenvolvimento de pesquisas clínicas em colaboração com discentes de graduação e pós-graduação.

Justificativa

Este projeto de extensão se justifica visando providenciar a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, aproximando os ao tema referente ao atendimento de pacientes com coagulopatias hereditárias, tema este que não é abordado de maneira específica no currículo do curso de Odontologia da UFPel. A ampliação de conhecimentos com relação aos aspectos envolvidos visa proporcionar atendimento aos pacientes que buscam tratamento tanto na Faculdade de Odontologia da UFPel como no Hemopel bem como a discussão da literatura pertinente e a geração de novo conhecimento para os discentes conjuntamente com a realização de pesquisas onde seus resultados influenciarão diretamente na tomada de decisão referente a este tipo de tratamento. A concepção deste trabalho se orienta através do PROJETO POLÍTICO DIDÁTICO PEDAGÓGICO da Faculdade de Odontologia/ UFPel onde consta que o aluno deve: 'Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, entendendo e se comprometendo com o ser humano como um todo, respeitando-o e valorizando-o dentro do seu contexto social, econômico, cultural e político.' e 'Exercer sua profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e compromisso social.' Além disso, sua formação deve possibilitar que tenha competências para: 'Atuar de forma efetiva no contexto da comunidade, contribuindo, como cidadão, na melhoria da qualidade de vida.' e, adicionalmente 'Participar de investigações científicas sobre o processo saúde-doença, analisando e interpretando os resultados epidemiológicos e clínicos, inserindo-os no contexto do conhecimento acadêmico, bem como aplicando-os nos cuidados da saúde.' Este projeto busca seguir as diretrizes do PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA visando uma Relação Dialógica, na intenção de produzir um conhecimento novo resultante da interação dos acadêmicos com a sociedade e para que possa contribuir na melhoria da atenção aos pacientes desdentados. Também busca a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão visto que a ação de extensão adquire maior efetividade vinculada ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa), pois estudantes de graduação, pós-graduação e a comunidade envolvida tornam-se parte do processo de geração de conhecimento. Entrelaçando Extensão e Pesquisa abrem-se múltiplas possibilidades de articulação entre a Universidade e a sociedade.

Metodologia

O planejamento deste projeto visa o desenvolvimento e a integralização do ensino, pesquisa e extensão relacionados às demandas da Universidade através do PROJETO POLÍTICO DIDÁTICO PEDAGÓGICO da Faculdade de Odontologia/ UFPel onde consta que o aluno deve: 'Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, entendendo e se comprometendo com o ser humano como um todo, respeitando-o e valorizando-o dentro do seu contexto social, econômico, cultural e político. Adicionalmente, o aluno deve 'Exercer sua profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e compromisso social. Além disso, sua formação deve possibilitar que tenha competências para 'Participar de investigações científicas, analisando e interpretando os resultados epidemiológicos e clínicos, inserindo-os no contexto do conhecimento acadêmico, bem como aplicando-os nos cuidados da saúde.'

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se atingir cerca de 1 a 2 atendimentos semanais junto aos pacientes, considerando-se o número reduzido de pacientes com coagulopatias hereditárias atendidos no Hemopel e a necessidade de realização de profilaxia com fator de coagulação prévia ao atendimento. Ainda, a produção científica anual irá se caracterizar pela publicação de artigos em revistas de alto fator de impacto dos docentes e dos discentes de IC, mestrado e doutorado envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO LUÍS MENDES DE MATTOS CARPENA
GIOVANNA BOFF PADILHA
MARCOS PAULINO DA SILVA
MATEUS BERTOLINI FERNANDES DOS SANTOS4
MATEUS DE AZEVEDO KINALSKI

Página gerada em 28/03/2024 09:23:41 (consulta levou 0.123845s)