Nome do Projeto
Ciclos de Libras
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/11/2019 - 22/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
O programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel oferece atividades de extensão de caráter acadêmico-científico nas suas linhas de pesquisa, a saber: Aquisição, variação e ensino, Texto, discurso e relações sociais e Literatura, cultura e tradução, visando a atender à demanda da comunidade. Ciclos de Libras envolve, potencialmente, todas as linhas do Programa e tem como objetivo primeiro o fomento à pesquisa em estudos surdos, o que abrange aspectos linguísticos e literários relativos à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), ao biliguismo, à aquisição da linguagem, às relações entre surdez e oralismo, dentre outras possibilidades.

Objetivo Geral

Fomentar a pesquisa em estudos surdos. Promover a comunicação - e o compartilhamento de ideias de pesquisa, pesquisas em andamento ou pesquisas já desenvolvidas - sobre esses estudos - entre professores, discentes ouvintes e surdos já inseridos no meio acadêmico. Integrar cursos de pós-graduação e graduação a partir de temáticas afins. Neste caso, a situação linguística surda, cada vez mais presente no cotidiano escolar e universitário brasileiro, O projeto busca, igualmente, pôr em andamento ações afirmativas previstas na legislação vigente em nível superior e melhor integrar os mestrandos e doutorandos surdos e ouvintes do Programa, de outros cursos da UFPel e de outros estabelecimentos de ensino.

Justificativa

O presente Projeto de Extensão atende à demanda da comunidade acadêmica, que têm acesso limitado aos estudos sobre linguagem e surdez. Mais do que atender à demanda da comunidade, há a ênfase no caráter de articulação ensino-pesquisa-extensão, através da participação de docentes orientadores e discentes oriundos tanto dos cursos de graduação quanto da pós-graduação.

Metodologia

As diferentes edições do Ciclos em Libras contarão com palestras, minicursos e comunicações.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao final de cada edição, o participante conheça melhor esses estudos, podendo, inclusive, promovê-los sob forma de dissertação ou tese, por exemplo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BERNARDO KOLLING LIMBERGER10
FLÁVIA FERREIRA MENDES SILVA
GIOVANA FERREIRA GONCALVES10
MIRIAN ROSE BRUM DE PAULA10
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF10

Página gerada em 25/04/2024 13:26:33 (consulta levou 0.159417s)