FORMA: espaço de formação ampliada surge a partir da percepção de algumas lacunas presentes no processo de formação do aluno de Artes Visuais (Bacharelado/Licenciatura). Tendo em vista a carência de conhecimento das áreas de abrangência desse campo, o projeto é desenvolvido a fim de pensar exercícios de seleção, organização, montagem e apresentação de obras para a concepção de uma exposição de arte, a fim de conseguir esmiuçar as etapas (e áreas) que a compõem.
A proposta é destacar uma gama de possibilidades de atuação que um profissional formado em Artes Visuais pode exercer no mercado de trabalho. Para isso, pretende-se colocar em evidência três eixos profissionais: Expografia, Montagem e Divulgação. O intuito dessa fragmentação é dar luz às ramificações que cada área possibilita, sempre elucidando as “sub-áreas” que surgem no decorrer da realização de uma mostra. Para conseguir dar conta de cada comissão pontualmente, os coordenadores do projeto ficarão responsáveis por desenvolver a curadoria da exposição norteando as demais tarefas a serem desenvolvidas pelos alunos.
Das práticas que o projeto visa proporcionar estão: abertura de edital de seleção de artistas; participação da comissão de seleção aplicando os critérios de seleção levantados; produção de registros, material gráfico e catálogo; conversa com curadores e artistas; leituras de catálogos e montagem de expografia.
Em seu estado inicial, o projeto se restringe a selecionar apenas alunos das artes visuais através de processo seletivo via preenchimento de formulário online, nele o aluno poderá escolher a comissão de seu interesse. A intenção é que esse grupo seja rotativo, procurando abrir a seleção semestralmente viabilizando a abrangência do curso para o máximo de alunos possível.
A iniciativa decorre de uma parceria entre os professores que coordenam a utilização do ateliê de escultura (Martha Gomes de Freitas e Daniel Acosta) e os alunos Daniel Higa, Gabriela Costa, Guilherme Fuentes e Karina Nascimento que ficarão responsáveis por ministrar o projeto em seu desenvolvimento. Cada aluno pontuado como responsável possui experiências que convergem com os objetivos da proposta apresentada: Daniel Higa foi monitor da disciplina de Ateliê de Materiais Expressivos e realizou montagens e exposições no Corredor 14 (espaço que gerencia junto a mais 6 artistas); Gabriela Costa participa do projeto de pesquisa Perspectivas contemporâneas em curadoria, auxiliando em montagens de exposições no MALG e realizou esse ano (em conjunto com a Stela Kubiaki) uma exposição na galeria A Sala intitulada o Início do Gesto; Guilherme Fuentes é membro do grupo de montadores da galeria A Sala, foi monitor por três semestres na disciplina de Ateliê de Processos Criativos I e II e participa do grupo de pesquisa da professora Martha Gomes de Freitas onde desenvolve e aprofunda sua pesquisa poética; Karina Nascimento faz parte do espaço Corredor 14 onde além de produzir, montar e expor sua produção artística, escreve propostas curatoriais para editais de fomento de iniciativas públicas e privadas.
Os alunos desde o princípio terão contato com a dinâmica de edital participando, todos eles, da comissão julgadora que selecionará os artistas e obras que farão parte da exposição a ser montada posteriormente, sendo orientados a todo momento a respeito dos critérios de seleção e análise e revisão de documentação recebida. Em concomitância, ocorrerão alguns encontros específicos a cada comissão para tratar de sua área através do contato com convidados com experiência na área levantada. Nos demais encontros, as três comissões estarão reunidas para leitura de catálogos e discussão dos eixos conceituais da exposição a ser desenvolvida.