Nome do Projeto
Práticas em Conservação Preventiva aplicadas a bens culturais móveis
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/01/2020 - 12/01/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto Práticas em Conservação Preventiva aplicadas a bens culturais móveis pretende trabalhar com ações de conservação executadas pelos discentes do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis junto de instituições culturais localizadas no município de Pelotas e região, no âmbito da curricularização da extensão, estabelecida no Plano Pedagógico do Curso, ou fora dela. Essas ações participarão da formação discente, pois vão oferecer oportunidade para a prática do ofício do futuro Conservador-Restaurador, bem como incentivar a valorização dos bens culturais móveis e integrados pela comunidade em geral, divulgando e expondo os resultados do projeto e suas propostas.
Objetivo Geral
Realizar ações de conservação preventiva direcionadas a bens culturais móveis pertencentes a instituições culturais, públicas ou privadas, colaborando com sua preservação e fruição pela comunidade em geral, principalmente aquela que usufrui os espaços de museus, bibliotecas e centros culturais.
Justificativa
O projeto está alinhado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI), ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da UFPEL, e, consequentemente, ao PPC do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, cujo objetivo
é formar profissionais com as competências e habilidades para atuar no campo da preservação do patrimônio cultural, realizar ações e procedimentos de conservação preventiva e de conservação e restauração de acervos e bens integrados de forma criteriosa e segura. No âmbito da curricularização das atividades de extensão, segundo a Resolução 42/2018, do COCEPE, a proposta se justifica como prática extensionista, que será oferecida aos alunos das disciplinas de Conservação Preventiva I, II e III. Neste sentido, consideram-se ações na área da conservação preventiva, medidas que tenham a finalidade de evitar ou minimizar futuras deteriorações ou perdas em bens culturais. A conservação preventiva é realizada no contexto ou na área circundante ao bem, mais frequentemente em um grupo de bens, e é caracterizada por ações indiretas, que não interferem nos materiais e nas estruturas dos objetos culturais. A implementação deste projeto pretende colaborar diretamente com a preservação e divulgação de acervos que serão usufruídos pela comunidade em geral.
é formar profissionais com as competências e habilidades para atuar no campo da preservação do patrimônio cultural, realizar ações e procedimentos de conservação preventiva e de conservação e restauração de acervos e bens integrados de forma criteriosa e segura. No âmbito da curricularização das atividades de extensão, segundo a Resolução 42/2018, do COCEPE, a proposta se justifica como prática extensionista, que será oferecida aos alunos das disciplinas de Conservação Preventiva I, II e III. Neste sentido, consideram-se ações na área da conservação preventiva, medidas que tenham a finalidade de evitar ou minimizar futuras deteriorações ou perdas em bens culturais. A conservação preventiva é realizada no contexto ou na área circundante ao bem, mais frequentemente em um grupo de bens, e é caracterizada por ações indiretas, que não interferem nos materiais e nas estruturas dos objetos culturais. A implementação deste projeto pretende colaborar diretamente com a preservação e divulgação de acervos que serão usufruídos pela comunidade em geral.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio da aplicação de um roteiro de diagnóstico em conservação, com recorte temático a ser definido em cada ação: conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto; identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos; análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados; execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição; entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada; elaboração de relatório.
Indicadores, Metas e Resultados
Acessar a comunidade por meio do trabalho desenvolvido no projeto.
Metas:
- conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto;
- identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos, em recorte temático a ser definido em cada ação;
- análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados;
- execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição/apresentação;
- entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada;
- elaboração de relatório.
Metas:
- conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto;
- identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos, em recorte temático a ser definido em cada ação;
- análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados;
- execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição/apresentação;
- entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada;
- elaboração de relatório.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA | |||
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 1 | ||
ANNELISE COSTA MONTONE | 6 | ||
BARBARA MORAES | |||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CARINA FARIAS FERREIRA | |||
CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
FABIANE RODRIGUES MORAES | |||
Kerllen Peres Cavalheiro | |||
LUIZA RIBEIRO SANTANA | |||
Leticia Quintana Lopes | |||
MARCELO HANSEN MADAIL | |||
MILENE SEQUEIRA ARAÚJO | |||
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 1 | ||
Raphael Castanheira Scholl |