Nome do Projeto
Práticas em Conservação Preventiva aplicadas a bens culturais móveis
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/01/2020 - 12/01/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O projeto Práticas em Conservação Preventiva aplicadas a bens culturais móveis pretende trabalhar com ações de conservação executadas pelos discentes do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis junto de instituições culturais localizadas no município de Pelotas e região, no âmbito da curricularização da extensão, estabelecida no Plano Pedagógico do Curso, ou fora dela. Essas ações participarão da formação discente, pois vão oferecer oportunidade para a prática do ofício do futuro Conservador-Restaurador, bem como incentivar a valorização dos bens culturais móveis e integrados pela comunidade em geral, divulgando e expondo os resultados do projeto e suas propostas.

Objetivo Geral

Realizar ações de conservação preventiva direcionadas a bens culturais móveis pertencentes a instituições culturais, públicas ou privadas, colaborando com sua preservação e fruição pela comunidade em geral, principalmente aquela que usufrui os espaços de museus, bibliotecas e centros culturais.

Justificativa

O projeto está alinhado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI), ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), da UFPEL, e, consequentemente, ao PPC do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, cujo objetivo
é formar profissionais com as competências e habilidades para atuar no campo da preservação do patrimônio cultural, realizar ações e procedimentos de conservação preventiva e de conservação e restauração de acervos e bens integrados de forma criteriosa e segura. No âmbito da curricularização das atividades de extensão, segundo a Resolução 42/2018, do COCEPE, a proposta se justifica como prática extensionista, que será oferecida aos alunos das disciplinas de Conservação Preventiva I, II e III. Neste sentido, consideram-se ações na área da conservação preventiva, medidas que tenham a finalidade de evitar ou minimizar futuras deteriorações ou perdas em bens culturais. A conservação preventiva é realizada no contexto ou na área circundante ao bem, mais frequentemente em um grupo de bens, e é caracterizada por ações indiretas, que não interferem nos materiais e nas estruturas dos objetos culturais. A implementação deste projeto pretende colaborar diretamente com a preservação e divulgação de acervos que serão usufruídos pela comunidade em geral.

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio da aplicação de um roteiro de diagnóstico em conservação, com recorte temático a ser definido em cada ação: conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto; identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos; análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados; execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição; entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada; elaboração de relatório.

Indicadores, Metas e Resultados

Acessar a comunidade por meio do trabalho desenvolvido no projeto.
Metas:
- conhecimento da instituição, missão, princípios e contexto;
- identificação dos agentes de deterioração nas diferentes situações e camadas que envolvem os acervos, em recorte temático a ser definido em cada ação;
- análise conjunta e proposta de estratégias para a conservação dos bens estudados;
- execução da proposta (total ou parcial) e sua exposição/apresentação;
- entrega dos resultados à instituição em que a ação foi aplicada;
- elaboração de relatório.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA
ANDREA LACERDA BACHETTINI1
ANNELISE COSTA MONTONE6
BARBARA MORAES
CARINA FARIAS FERREIRA
CARINA FARIAS FERREIRA
CLARISSA MARTINS NEUTZLING
FABIANE RODRIGUES MORAES
KERLLEN PERES CAVALHEIRO
LUIZA RIBEIRO SANTANA
Letícia Quintana Lopes
MARCELO HANSEN MADAIL
MILENE SEQUEIRA ARAÚJO
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL1
Raphael Castanheira Scholl

Página gerada em 25/04/2024 04:48:29 (consulta levou 0.152993s)