Nome do Projeto
SPEaking
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
18/04/2020 - 15/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto “SPEaking” é uma iniciativa dos membros do capítulo estudantil SPE-UFPel (Society of Petroleum Engineering). O foco do projeto tange a capacitação da oralidade dos participantes na língua inglesa. Através de encontros semanais e com o suporte de alunos ministrantes (fluentes na língua), os participantes são convidados a praticar sua oralidade expressando suas opiniões, comentários e conhecimentos sobre distintos tópicos utilizando a língua inglesa.
Objetivo Geral
Gerar um ambiente de desenvolvimento que propicie a capacitação e/ou aprimoramento da habilidade de oralidade dos participantes na língua inglesa.
Objetivos Específicos
• Capacitação e aprimoramento dos participantes na língua inglesa, em especial na área da oralidade (speaking)
• Desenvolvimento de softskills, como a capacidade de comunicação interpessoal
• Desenvolvimento técnico, com as discussões sobre os tópicos bases utilizados para a conversação nos encontros
Objetivos Específicos
• Capacitação e aprimoramento dos participantes na língua inglesa, em especial na área da oralidade (speaking)
• Desenvolvimento de softskills, como a capacidade de comunicação interpessoal
• Desenvolvimento técnico, com as discussões sobre os tópicos bases utilizados para a conversação nos encontros
Justificativa
O conhecimento e capacidade de expressão na língua inglesa se apresenta como uma qualidade profissional essencial no mercado trabalho. Desta maneira, se mostra imprescindível desenvolver ferramentas que permitam a qualificação e aprimoramento dos discentes no que tange a língua inglesa. Neste sentido, no ano de 2018 o projeto “SPEaking” foi apresentado a comunidade do CEng visando propiciar um ambiente de capacitação focado na habilidade dos discentes na capacidade de oralização na língua inglesa.
Com o resultado positivo obtido com a primeira edição, a presente proposta visa dar continuidade ao mesmo. Nesta edição, o projeto visa alcançar a participação de discentes de outros centros, enriquecendo o projeto. Os participantes terão a capacidade de expandir os seus conhecimentos fora da área técnica, o que auxiliará no aprimoramento de vocabulário e capacidade de comunicação.
Com o resultado positivo obtido com a primeira edição, a presente proposta visa dar continuidade ao mesmo. Nesta edição, o projeto visa alcançar a participação de discentes de outros centros, enriquecendo o projeto. Os participantes terão a capacidade de expandir os seus conhecimentos fora da área técnica, o que auxiliará no aprimoramento de vocabulário e capacidade de comunicação.
Metodologia
A metodologia proposta aqui segue os moldes apresentados na edição passada do projeto, com pequenas modificações baseadas em opiniões e proposições expostas pelos participantes.
Será constituída uma turma, composta por no máximo vinte participantes, que se encontrarão de forma quinzenal.
Os encontros terão duração de duas horas e contarão com o suporte de ministrantes (discentes fluentes na língua inglesa) que auxiliarão os participantes em momentos de dúvidas no que tange a oralidade da língua.
Para cada um dos encontros será definido um tópico base (material) que será utilizado para guiar a conversação no encontro.
Nesta edição serão convidados membros externos a participar como interlocutores. A participação dos mesmos se dará através de videoconferência.
Os horários de execução do projeto serão em horários distintos aos de atividades acadêmicas.
Será constituída uma turma, composta por no máximo vinte participantes, que se encontrarão de forma quinzenal.
Os encontros terão duração de duas horas e contarão com o suporte de ministrantes (discentes fluentes na língua inglesa) que auxiliarão os participantes em momentos de dúvidas no que tange a oralidade da língua.
Para cada um dos encontros será definido um tópico base (material) que será utilizado para guiar a conversação no encontro.
Nesta edição serão convidados membros externos a participar como interlocutores. A participação dos mesmos se dará através de videoconferência.
Os horários de execução do projeto serão em horários distintos aos de atividades acadêmicas.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que com o desenvolvimento do projeto, os participantes alcancem:
• Aprimoramento na sua capacidade de oralidade na língua inglesa
• Desenvolvimento técnico
• Intercâmbio de conhecimento
• Networking
• Aperfeiçoamento de softskills
• Aprimoramento na sua capacidade de oralidade na língua inglesa
• Desenvolvimento técnico
• Intercâmbio de conhecimento
• Networking
• Aperfeiçoamento de softskills
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE DOS SANTOS PADIA | |||
AMANDA GONCALVES DA SILVEIRA VEBER | |||
ANA CAROLINA MENDONCA BARRETO | |||
ANA LUÍZA GALINDO DE OLIVEIRA OVELAR | |||
ANA PAULA SCHVINN | |||
ANTHONY EBLING OLIVEIRA LUZ | |||
ANTONIO AUGUSTO ANTUNES AÑAÑA FILHO | |||
ARTHUR XIMENES SILVA | |||
ARTUR FETTER BRUCKER BLANK | |||
BARBARA CABELEIRA CAVALHEIRO | |||
BIBIANA LAUZ TERRA MENDES | |||
BRUNA JULLIANA JACOMOSSI | |||
CAIO DE ARAUJO PIRES | |||
CAMILA GABRIELE TORRES | |||
CARLITA FELCHER LEMES | |||
CELYNE RODRIGUES NEVES DOS SANTOS | |||
CENDY ALMEIDA DA SILVA | |||
CHRISTIAN SILVA DO NASCIMENTO PEREIRA | |||
CRISTIAN PARISOTTO JUNIOR | |||
DAVID ALVES CONCEIÇÃO | |||
DHAIARA NATSUMI DE CASTRO MACHIDA | |||
DIANA ROBERTS LOURENCO BARRETO | |||
DIEGO DE MAGALHAES | |||
EDISSON CASTRO DE SOUZA JUNIOR | |||
EDUARDA MARTINS MUNIZ | |||
ERICK GABRIEL DA SILVA | |||
ERICK MARTINEZ ZANINI | |||
FARUK SAMI ABDEL AZIZ YOUSEF BAKRI | |||
FERNANDA VAZ ALVES RISSO | 2 | ||
FERNANDO STEIMETZ | |||
FORLAN LA ROSA ALMEIDA | 6 | ||
GABRIEL LIMA RODRIGUES | |||
GEORGE COUTINHO LIMA | |||
GILMAR ROSA DA SILVA | |||
GIOVANNI ALCARAS MAYER | |||
GUILHERME ALCHIERI BERTOLO | |||
GUILHERME SILVA TAYLON FERREIRA | |||
GUSTAVO GARCIA | |||
GUSTAVO SCHAUN BUENO | |||
HELIO JUNNIOR SARTOR DALMOLIN | |||
HENRY MENDONCA LUZ PACINI RICCI | |||
HEYTOR DA SILVA CERQUEIRA | |||
IAGO LUCAS NEVES DA SILVA | |||
IGOR RODRIGUES SOARES FREITAS | |||
IGOR RODRIGUES SOARES FREITAS | |||
IGOR VIANA DOS SANTOS | |||
ISIS FELTRIN STEINER | |||
JENIFFER SILVA DE SOUSA | |||
JHONATHAN THOMAZ | |||
JOAO GABRIEL DA COSTA PEREIRA | |||
JOSE SARAIVA BONFIM JUNIOR | |||
JULIA BEHLING DE CASTRO | |||
JÉFERSON BARBOSA DA SILVA | |||
JÉSSICA DE SOUZA SILVA | |||
JÚLIA REGINA JUNG | |||
Kamilly Lorrany Araujo da Silva | |||
LARISSA PINHEIRO COSTA | 5 | ||
LARISSA PINHEIRO COSTA | 31 | ||
LAUREN CAMPOS HARTWIG SPECHT | |||
LAÍS BARTH SCHNORRENBERGER | |||
LIVIA LORENA MONTEIRO FERNANDES | |||
LUCAS SEGATTO PINHEIRO | |||
LUIZA MENDES MARTINS | |||
Lauro Araujo Leme | |||
MARCELO NASCIMENTO BEZERRA | |||
MARCOS VINICIUS MARTINS DA SILVA | |||
MARIA EDUARDA MARQUES DE SOUSA MAROCOLO | |||
MARIA EDUARDA VAZ FERRAZ | |||
MARLOS PEVERADA JAQUES | |||
MARX VLADIMIR DE SOUSA MIRANDA | |||
MATHEUS COSTA FRAULO | |||
MATHEUS TROTA FARIAS DE ALBERNAZ | |||
MICHAEL DOS SANTOS DA SILVA | |||
NATHAN RODRIGUES DA SILVA | |||
NICOLLE LIMA BANDEIRA | |||
NILTON REGIS CORREA BARRETO NETTO | |||
Norata Soares Prietsch | |||
RAFAEL DE LIMA JESKE DIAS | |||
RAFAELLA ANISIO PESSI | |||
REID WILLIAN GONÇALVES DE ARAGÃO | |||
RENATO ALEIXO AZEVEDO | |||
RICARDO WASKOW SOARES | |||
RUSDAEL NUNES DE CARVALHO | |||
SERGIO HENRIQUE CORDOVA CUNHA | |||
TIAGO ERNESTO ALVES MICHEL | |||
VALMIR FRANCISCO RISSO | 2 | ||
VERONICA DA SILVA BECKMANN | |||
VICTOR ALCARAS DA SILVA | |||
VITÓRIA KLEIN | |||
YOUSEF MAHMOUD YOUSEF ALI AWADALLA AMER | |||
jonathan flaviano arevalos lemes |