Nome do Projeto
OFICINAS DE APRIMORAMENTO TECNOLÓGICO PARA A MELHORIA DO ENSINO EM ARQUITETURA E URBANISMO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 30/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Projeto de Ensino aborda a prática de oficinas que irão apresentar e desenvolver o uso de programas computacionais básicos, calculadoras e ferramentas tecnológicas que servirão de instrumentos para a melhoria do ensino em disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUrb. Este projeto propõe atividades extraclasse para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer os recursos disponíveis, suas aplicações e o aprimoramento do uso destes meios como forma de aprendizado e melhoria das práticas de ensino.

Objetivo Geral

O objetivo geral do Projeto de Ensino “OFICINAS DE APRIMORAMENTO TECNOLÓGICO PARA A MELHORIA DO ENSINO EM ARQUITETURA E URBANISMO” é ofertar oficinas que proponham aos alunos o aprendizado quanto ao uso de softwares básicos, calculadoras e elementos de auxílio à tomada de decisões, ao mesmo tempo em que revisa conteúdos básicos de física e matemática necessários às disciplinas da graduação.

Justificativa

O ensino e o aprendizado de conteúdos da área de tecnologia possuem a característica de trabalhar com uma variedade de dados técnicos, formulações e repetições de metodologias em suas diferentes aplicações, sendo o uso de instrumentos facilitadores um importante meio para a fluidez do conhecimento.
Ao mesmo tempo é reconhecida a dificuldade enfrentada por alunos de arquitetura e urbanismo no que tange o desenvolvimento do raciocínio lógico em disciplinas que demandam o conhecimento de fundamentos básicos de física e matemática, carecendo de uma revisão dos conceitos vistos no ensino médio, para então entender suas aplicações teóricas e práticas na graduação.
Desta forma, ao oferecer oficinas que desenvolvam o conhecimento em programas computacionais e dispositivos tecnológicos, se pretende aumentar as habilidades dos alunos quanto ao uso destes meios, e auxiliar na revisão de conteúdos necessários às diferentes disciplinas ao longo do curso. Assim espera-se reduzir a retenção e evasão e estimular os alunos quanto as disciplinas da área tecnológica.

Metodologia

- Estudo das formas de utilização das funcionalidades de diferentes programas computacionais, calculadoras e suas funções e dispositivos tecnológicos;
- Elaboração e distribuição de material didático aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel;
- Desenvolver a aplicação das funcionalidades de programas computacionais e dispositivos tecnológicos para as diferentes atividades acadêmicas propostas nas disciplinas ao longo do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Este Projeto de Ensino espera como resultado um aprimoramento das habilidades dos alunos quanto as mais variadas ferramentas de auxílio à aprendizagem, permitindo assim um melhor aproveitamento do ensino por parte dos alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel.
Também se espera que o projeto sirva de estímulo aos alunos na busca de conhecimento sobre os conteúdos abordados e, a partir das habilidades desenvolvidas, possam ser capazes de replicar os conhecimentos em suas mais variadas possibilidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUISA CHAFADO GARCIA
ANDRE TREMPER MINASI4
ANTONIO GABRIEL ALVES JUNIOR
ARIELA DA SILVA TORRES1
CHARLEI MARCELO PALIGA1
GUILHERME ZITZKE CARDOSO DA SILVA
JOAO VICTOR PORCIUNCULA GONZALEZ
LEONARDO GUILHERME DE LIMA
LEONARDO SILVEIRA FERREIRA
MAUREN AURICH1
NATALIA DOS SANTOS PETRY1
RAFAEL FREITAS DOS SANTOS
VERONICA PETER DA CUNHA
VITORIA NASCIMENTO DOMINGUES

Página gerada em 16/04/2024 18:10:46 (consulta levou 0.249540s)