Nome do Projeto
OFICINAS DE APRIMORAMENTO TECNOLÓGICO PARA A MELHORIA DO ENSINO EM ARQUITETURA E URBANISMO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 30/04/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Projeto de Ensino aborda a prática de oficinas que irão apresentar e desenvolver o uso de programas computacionais básicos, calculadoras e ferramentas tecnológicas que servirão de instrumentos para a melhoria do ensino em disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUrb. Este projeto propõe atividades extraclasse para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer os recursos disponíveis, suas aplicações e o aprimoramento do uso destes meios como forma de aprendizado e melhoria das práticas de ensino.
Objetivo Geral
O objetivo geral do Projeto de Ensino “OFICINAS DE APRIMORAMENTO TECNOLÓGICO PARA A MELHORIA DO ENSINO EM ARQUITETURA E URBANISMO” é ofertar oficinas que proponham aos alunos o aprendizado quanto ao uso de softwares básicos, calculadoras e elementos de auxílio à tomada de decisões, ao mesmo tempo em que revisa conteúdos básicos de física e matemática necessários às disciplinas da graduação.
Justificativa
O ensino e o aprendizado de conteúdos da área de tecnologia possuem a característica de trabalhar com uma variedade de dados técnicos, formulações e repetições de metodologias em suas diferentes aplicações, sendo o uso de instrumentos facilitadores um importante meio para a fluidez do conhecimento.
Ao mesmo tempo é reconhecida a dificuldade enfrentada por alunos de arquitetura e urbanismo no que tange o desenvolvimento do raciocínio lógico em disciplinas que demandam o conhecimento de fundamentos básicos de física e matemática, carecendo de uma revisão dos conceitos vistos no ensino médio, para então entender suas aplicações teóricas e práticas na graduação.
Desta forma, ao oferecer oficinas que desenvolvam o conhecimento em programas computacionais e dispositivos tecnológicos, se pretende aumentar as habilidades dos alunos quanto ao uso destes meios, e auxiliar na revisão de conteúdos necessários às diferentes disciplinas ao longo do curso. Assim espera-se reduzir a retenção e evasão e estimular os alunos quanto as disciplinas da área tecnológica.
Ao mesmo tempo é reconhecida a dificuldade enfrentada por alunos de arquitetura e urbanismo no que tange o desenvolvimento do raciocínio lógico em disciplinas que demandam o conhecimento de fundamentos básicos de física e matemática, carecendo de uma revisão dos conceitos vistos no ensino médio, para então entender suas aplicações teóricas e práticas na graduação.
Desta forma, ao oferecer oficinas que desenvolvam o conhecimento em programas computacionais e dispositivos tecnológicos, se pretende aumentar as habilidades dos alunos quanto ao uso destes meios, e auxiliar na revisão de conteúdos necessários às diferentes disciplinas ao longo do curso. Assim espera-se reduzir a retenção e evasão e estimular os alunos quanto as disciplinas da área tecnológica.
Metodologia
- Estudo das formas de utilização das funcionalidades de diferentes programas computacionais, calculadoras e suas funções e dispositivos tecnológicos;
- Elaboração e distribuição de material didático aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel;
- Desenvolver a aplicação das funcionalidades de programas computacionais e dispositivos tecnológicos para as diferentes atividades acadêmicas propostas nas disciplinas ao longo do curso.
- Elaboração e distribuição de material didático aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel;
- Desenvolver a aplicação das funcionalidades de programas computacionais e dispositivos tecnológicos para as diferentes atividades acadêmicas propostas nas disciplinas ao longo do curso.
Indicadores, Metas e Resultados
Este Projeto de Ensino espera como resultado um aprimoramento das habilidades dos alunos quanto as mais variadas ferramentas de auxílio à aprendizagem, permitindo assim um melhor aproveitamento do ensino por parte dos alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel.
Também se espera que o projeto sirva de estímulo aos alunos na busca de conhecimento sobre os conteúdos abordados e, a partir das habilidades desenvolvidas, possam ser capazes de replicar os conhecimentos em suas mais variadas possibilidades.
Também se espera que o projeto sirva de estímulo aos alunos na busca de conhecimento sobre os conteúdos abordados e, a partir das habilidades desenvolvidas, possam ser capazes de replicar os conhecimentos em suas mais variadas possibilidades.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LUISA CHAFADO GARCIA | |||
ANDRE TREMPER MINASI | 4 | ||
ANTONIO GABRIEL ALVES JUNIOR | |||
ARIELA DA SILVA TORRES | 1 | ||
CHARLEI MARCELO PALIGA | 1 | ||
GUILHERME ZITZKE CARDOSO DA SILVA | |||
JOÃO VICTOR PORCIÚNCULA GONZÁLEZ | |||
LEONARDO GUILHERME DE LIMA | |||
LEONARDO SILVEIRA FERREIRA | |||
MAUREN AURICH | 1 | ||
NATALIA DOS SANTOS PETRY | 1 | ||
RAFAEL FREITAS DOS SANTOS | |||
VERONICA PETER DA CUNHA | |||
VITORIA NASCIMENTO DOMINGUES |