Nome do Projeto
Suporte Básico de Vida - HEP
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/01/2020 - 15/01/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A rotina de trabalho diária em um hospital que atende pacientes psiquiátricos costuma ser exaustiva. Os profissionais tendem a se especializar nos diagnósticos, cuidados e tratamentos psiquiátricos, entretanto os pacientes psiquiátricos também apresentam problemas clínicos. Alguns desses problemas clínicos são emergências clínicas, que necessitam de reconhecimento e manejo organizado de forma rápida. Nesse sentido, decidiu-se elaborar um curso objetivo para treinar as equipes não médicas do Hospital Psiquiátrico de Pelotas (HEP) para oferecer o Suporte Básico de Vida (SBV) de forma organizada até que a equipe médica possa assumir o caso. Acredita-se que esse treinamento irá beneficiar os pacientes psiquiátricos internados no HEP.

Objetivo Geral

Preparar a equipe não médica do HEP para reconhecer, abordar e manejar dentro do seu escope as situações de emergências clínicas que aconteçam.

Justificativa

Em geral, esses profissionais não foram preparadas para oferecer o primeiro atendimento de forma organizada no HEP, por mais simples que a situação possa ser. Alguns tem experiência com emergências por iniciativas próprias. Este projeto tem o objetivo de oferecer instrução e treinamento para a abordagem inicial sistematizada dessas situações

Metodologia

As atividades de ensino e aprendizagem serão executadas de acordo com os guidelines para treinamento de adultos utilizando recursos de simulação realística publicados e atualizados pela American Heart Association a cada cinco anos.
Público alvo: profissionais não médicos do HEP
Número de vagas: 15.
Carga horária total: 04 horas.
Local dos treinamentos: Laboratório de Ensino por Simulação (LABENSIM) da Faculdade de Medicina (FAMED), no Prédio do Colegiado, na avenida Duque de Caxias, 250. Bairro Fragata.
Coordenador: professor Samir Schneid, Mestre em Ciências Cardiovasculares pela UFRGS, instrutor de suporte básico de vida (BLS).
As atividades terão duração de 04 horas por semana com um intervalo de 15 min para lanche e uso do banheiro.
Serão organizadas com uma apresentação inicial seguida pela demonstração dos conhecimentos prévio dos profissionais em cada um dos tópicos, aula expositivo interativa, treinamento prático e demonstração de proficiência prática padronizada pela equipe com debriefing no final.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que a equipe fique capacitada para oferecer o primeiro atendimento de uma eventual situação de emergência de forma organizada e eficiente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA PEREIRA DE SOUZA
BRENDA HENZ AMARAL
CAROLINA IGANCI HEIDEN
CLAUDIA CALDEIRA GOMES8
EMANUELE FONSECA BARBOSA
ISIS FELDENS MULLER
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA
LUIZE DA PORCIUNCULA CORREA
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID4

Página gerada em 24/04/2024 05:32:53 (consulta levou 0.139485s)