Nome do Projeto
UFPEL SELVAGEM
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/01/2020 - 19/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A fauna silvestre é o conjunto de animais que tem sua vida ou parte dela dentro do território nacional ou em águas jurisdicionais, e que se desenvolveram sem a intervenção do homem. Sabe-se que alterações no seu habitat afetam bruscamente a vida desses animais e em casos drásticos pode significar a extinção de uma ou mais espécies. Com o objetivo de conscientizar e incentivar a uma convivência harmônica dos alunos, técnicos, docentes e visitantes do Campus Anglo foi elaborado o projeto “UFPEL SELVAGEM. Este projeto será executado em cinco etapas: a) Levantamento faunístico; b) Aplicação de um questionário para avaliação do conhecimento da comunidade acadêmica sobre o animais silvestres; c) Elaboração de textos, seleção de imagens, confecção e implantação de placas na Campus; d) Aplicação de questionário final a comunidade acadêmica como forma de avaliação das ações desenvolvidas pelo projeto.
Objetivo Geral
Divulgar para a comunidade acadêmica a importância da fauna silvestre para conservação de recursos naturais.
Justificativa
A fauna silvestre é o conjunto de animais que tem sua vida ou parte dela dentro do território nacional ou em águas jurisdicionais, e que se desenvolveram sem a intervenção do homem. Sabe-se que alterações no seu habitat afetam bruscamente a vida desses animais e em casos drásticos significa a extinção de uma ou mais espécies. Cada espécie possui sua importância na manutenção dos ecossistemas em que estão inseridas e desempenham papéis importantes como dispersores de sementes, polinizadores, controle de outras espécies (ex. Roedores, insetos etc). Além servirem de fonte de pesquisa para identificação de substâncias com propriedades farmacológicas e demais aplicações tecnológicas. Dada a sua relevância, torna-se necessário construir mecanismos que possibilitem uma melhor compreensão acerca da importância de tais espécies para o equilíbrio ambiental, de tal forma que haja uma relação de mais respeito e conscientização da sociedade em geral. Desta forma, destaca-se a educação ambiental como instrumento, pois a partir desta dão-se processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A Educação Ambiental dentro da universidade deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o meio e as demais espécies que nele habitam, a fim de desfrutar de um ambiente saudável. Estando cientes da importância da inserção de políticas que promovam e incentivem a educação ambiental no âmbito acadêmico, foi elaborado o projeto ‘UFPEL SELVAGEM’.
Metodologia
O presente trabalho será desenvolvido com base em questionário de avaliação do conhecimento ambiental da população acadêmica (discentes, técnicos administrativos e docentes), aplicado no Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas. O presente projeto será desenvolvido em etapas: a)Levantamento de dados bibliográficos e saída de campo para identificar espécies de vertebrados silvestres que ocorrem na região do estudo (anfíbios, répteis, aves e mamíferos); b) Confecção de questionário que será aplicado a discentes, técnicos e docentes do Campus Anglo visando avaliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre a fauna silvestre local; c) Confecção de textos, gráficos e demais materiais que serão utilizados na montagem de placas com informações sob a fauna silvestre local que ficaram dispostas pela Campus; d) Implantação das placas na área do Campus; e)Aplicação de questionário ao término do projeto, visando avaliar as ações executadas durante o mesmo. Serão selecionados representantes das diversas classes taxonômicas (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Os animais serão selecionados pelo grupo levando em consideração os pontos descritos a seguir: presença ou possível visualização na região e arredores do Campus Anglo; grau de interação antrópica nas atividades agrícolas e urbanas; importância no meio-ambiente e seu grau de ameaça. Para a descrição dos animais abordados os acadêmicos do GEAS UFPEL serão divididos em cinco grupos a fim de envolver todos os alunos na elaboração do trabalho. Foi definido o padrão para as descrições de cada animal nas seguintes informações:classificação taxonômica; distribuição geográfica; biologia da espécie; e grau de ameaça (IUCN).
As placas serão confeccionadas em Policloreto de Polivinila (PVC) em tamanho de uma folha A2 (42cm por 59.4cm). Quanto as informação contida nas mesmas, será descrito o conteúdo pesquisado pelos grupos conforme explicado neste parágrafo. O conteúdo terá caráter elucidativo e educativo, contendo informações referentes a biologia da espécie, bem como curiosidades/características marcantes da mesma. Ainda, haverá em cada placa a Hashtag (#): “#AgoraVocêJáSabe”, as quais evidenciam de forma
coloquial algum aspecto abordado nas descrições que serão, desta forma, ressaltados de forma a chamar atenção do público.
Após implantação das placas, a comunidade universitária será novamente avaliada através de novo questionário para avaliar o grau de conhecimento sobre as espécies e conscientização.
As placas serão confeccionadas em Policloreto de Polivinila (PVC) em tamanho de uma folha A2 (42cm por 59.4cm). Quanto as informação contida nas mesmas, será descrito o conteúdo pesquisado pelos grupos conforme explicado neste parágrafo. O conteúdo terá caráter elucidativo e educativo, contendo informações referentes a biologia da espécie, bem como curiosidades/características marcantes da mesma. Ainda, haverá em cada placa a Hashtag (#): “#AgoraVocêJáSabe”, as quais evidenciam de forma
coloquial algum aspecto abordado nas descrições que serão, desta forma, ressaltados de forma a chamar atenção do público.
Após implantação das placas, a comunidade universitária será novamente avaliada através de novo questionário para avaliar o grau de conhecimento sobre as espécies e conscientização.
Indicadores, Metas e Resultados
Identificar espécies da fauna silvestre local que utilizam a área do Campus Anglo.
Contribuir para ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre fauna silvestre local de forma a valorizá-la
Despertar o interesse dos alunos para pesquisar sobre fauna silvestre local em diversos aspectos;
Estimular aos alunos na participação de projetos (confecção, aplicação e avaliação).
Contribuir para ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre fauna silvestre local de forma a valorizá-la
Despertar o interesse dos alunos para pesquisar sobre fauna silvestre local em diversos aspectos;
Estimular aos alunos na participação de projetos (confecção, aplicação e avaliação).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN SANTOS BEANES | |||
BEATRIZ RIBEIRO TINOCO ESSINGER | |||
CAROLINA OLIVEIRA BONFADA | |||
CAROLINA SANTURIO SCHIAVON | |||
CRISIELE JUNGES RAMGRAB | |||
EDUARDA ARANHA DA COSTA | |||
FABÍOLA CARDOSO VIEIRA | |||
FLAVIA MILECH GARCIA | |||
GABRIEL DA SILVA ZANI | |||
GABRIELA ALINE MELZ | |||
GIZIELEN RODRIGUES GONCALVES | |||
GREICI MAIA BEHLING | 2 | ||
IVES FEITOSA DUARTE | |||
IZADORA DA ROCHA COSTA | |||
KATIA JAGGI | |||
LARA SILVA DE PAULA | |||
MARCO ANTONIO AFONSO COIMBRA | 2 | ||
MARINA CHAGAS DOS PASSOS | |||
MAYANA LIMA SÁ | |||
NICOLAS FARIAS SOUZA | |||
PAULO MOTA BANDARRA | 2 | ||
RAQUELI TERESINHA FRANCA | 2 | ||
SAULO ADALBERTO DE ARAUJO | |||
SOFIA FIORINI TELLI | |||
THASSIANE TARGINO DA SILVA | |||
THAÍSSA PELLEGRIN DE ARAUJO | |||
UILA SILVEIRA DE MEDEIROS | |||
VITÓRIA MANKE NACHTIGALL | |||
Ynara Passini | |||
ÉRICA THUROW SCHULZ |