Nome do Projeto
UFPEL SELVAGEM
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/01/2020 - 19/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A fauna silvestre é o conjunto de animais que tem sua vida ou parte dela dentro do território nacional ou em águas jurisdicionais, e que se desenvolveram sem a intervenção do homem. Sabe-se que alterações no seu habitat afetam bruscamente a vida desses animais e em casos drásticos pode significar a extinção de uma ou mais espécies. Com o objetivo de conscientizar e incentivar a uma convivência harmônica dos alunos, técnicos, docentes e visitantes do Campus Anglo foi elaborado o projeto “UFPEL SELVAGEM. Este projeto será executado em cinco etapas: a) Levantamento faunístico; b) Aplicação de um questionário para avaliação do conhecimento da comunidade acadêmica sobre o animais silvestres; c) Elaboração de textos, seleção de imagens, confecção e implantação de placas na Campus; d) Aplicação de questionário final a comunidade acadêmica como forma de avaliação das ações desenvolvidas pelo projeto.

Objetivo Geral

Divulgar para a comunidade acadêmica a importância da fauna silvestre para conservação de recursos naturais.

Justificativa

A fauna silvestre é o conjunto de animais que tem sua vida ou parte dela dentro do território nacional ou em águas jurisdicionais, e que se desenvolveram sem a intervenção do homem. Sabe-se que alterações no seu habitat afetam bruscamente a vida desses animais e em casos drásticos significa a extinção de uma ou mais espécies. Cada espécie possui sua importância na manutenção dos ecossistemas em que estão inseridas e desempenham papéis importantes como dispersores de sementes, polinizadores, controle de outras espécies (ex. Roedores, insetos etc). Além servirem de fonte de pesquisa para identificação de substâncias com propriedades farmacológicas e demais aplicações tecnológicas. Dada a sua relevância, torna-se necessário construir mecanismos que possibilitem uma melhor compreensão acerca da importância de tais espécies para o equilíbrio ambiental, de tal forma que haja uma relação de mais respeito e conscientização da sociedade em geral. Desta forma, destaca-se a educação ambiental como instrumento, pois a partir desta dão-se processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A Educação Ambiental dentro da universidade deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o meio e as demais espécies que nele habitam, a fim de desfrutar de um ambiente saudável. Estando cientes da importância da inserção de políticas que promovam e incentivem a educação ambiental no âmbito acadêmico, foi elaborado o projeto ‘UFPEL SELVAGEM’.

Metodologia

O presente trabalho será desenvolvido com base em questionário de avaliação do conhecimento ambiental da população acadêmica (discentes, técnicos administrativos e docentes), aplicado no Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas. O presente projeto será desenvolvido em etapas: a)Levantamento de dados bibliográficos e saída de campo para identificar espécies de vertebrados silvestres que ocorrem na região do estudo (anfíbios, répteis, aves e mamíferos); b) Confecção de questionário que será aplicado a discentes, técnicos e docentes do Campus Anglo visando avaliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre a fauna silvestre local; c) Confecção de textos, gráficos e demais materiais que serão utilizados na montagem de placas com informações sob a fauna silvestre local que ficaram dispostas pela Campus; d) Implantação das placas na área do Campus; e)Aplicação de questionário ao término do projeto, visando avaliar as ações executadas durante o mesmo. Serão selecionados representantes das diversas classes taxonômicas (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Os animais serão selecionados pelo grupo levando em consideração os pontos descritos a seguir: presença ou possível visualização na região e arredores do Campus Anglo; grau de interação antrópica nas atividades agrícolas e urbanas; importância no meio-ambiente e seu grau de ameaça. Para a descrição dos animais abordados os acadêmicos do GEAS UFPEL serão divididos em cinco grupos a fim de envolver todos os alunos na elaboração do trabalho. Foi definido o padrão para as descrições de cada animal nas seguintes informações:classificação taxonômica; distribuição geográfica; biologia da espécie; e grau de ameaça (IUCN).
As placas serão confeccionadas em Policloreto de Polivinila (PVC) em tamanho de uma folha A2 (42cm por 59.4cm). Quanto as informação contida nas mesmas, será descrito o conteúdo pesquisado pelos grupos conforme explicado neste parágrafo. O conteúdo terá caráter elucidativo e educativo, contendo informações referentes a biologia da espécie, bem como curiosidades/características marcantes da mesma. Ainda, haverá em cada placa a Hashtag (#): “#AgoraVocêJáSabe”, as quais evidenciam de forma
coloquial algum aspecto abordado nas descrições que serão, desta forma, ressaltados de forma a chamar atenção do público.
Após implantação das placas, a comunidade universitária será novamente avaliada através de novo questionário para avaliar o grau de conhecimento sobre as espécies e conscientização.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar espécies da fauna silvestre local que utilizam a área do Campus Anglo.
Contribuir para ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre fauna silvestre local de forma a valorizá-la
Despertar o interesse dos alunos para pesquisar sobre fauna silvestre local em diversos aspectos;
Estimular aos alunos na participação de projetos (confecção, aplicação e avaliação).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ RIBEIRO TINOCO ESSINGER
CAROLINA OLIVEIRA BONFADA
CAROLINA SANTURIO SCHIAVON
EDUARDA ARANHA DA COSTA
ERICA THUROW SCHULZ
FABÍOLA CARDOSO VIEIRA
FLAVIA MILECH GARCIA
GABRIEL DA SILVA ZANI
GABRIELA ALINE MELZ
GIZIELEN RODRIGUES GONCALVES
GREICI MAIA BEHLING2
IVES FEITOSA DUARTE
IZADORA DA ROCHA COSTA
KATIA JAGGI
LARA SILVA DE PAULA
MARCO ANTONIO AFONSO COIMBRA2
Mayana Lima Sá
NICOLAS FARIAS SOUZA
PAULO MOTA BANDARRA2
RAQUELI TERESINHA FRANCA2
SAULO ADALBERTO DE ARAUJO
SOFIA FIORINI TELLI
THAISSA GOMES PELLEGRIN
THASSIANE TARGINO DA SILVA
UILA SILVEIRA DE MEDEIROS
VITORIA MANKE NACHTIGALL
Ynara Passini

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