Nome do Projeto
Geografia Política, Identidades e territorialidades
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/01/2020 - 17/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Na sociedade contemporânea, diversas discussões emergem sobre a geografia política, as territorialidades e as identidades territoriais e nesse sentido, torna-se necessário a existência de grupos que possam discutir as referidas temáticas. Desta forma, a partir de um processo reflexivo sobre a contemporaneidade, o presente projeto de ensino contribui com a evolução teórica das discussões sobre a geografia, possibilitando o desenvolvimento de um olhar crítico perante a realidade. Doravante, o projeto de ensino em questão desenvolve o aprofundamento teórico e metodológico nas seguintes linhas de estudo com as quais a proposta está ligada: Geografia Política, Identidades territoriais e Territorialidades. A discussão sistematizada destas áreas de estudos na Geografia possibilita a construção de um conhecimento mais sólido e capaz de propor projetos mais qualificados para a intervenção/compreensão da realidade. O projeto de ensino Geografia Política, Identidades e Territorialidades busca edificar uma ponte entre docentes e discentes no processo de formação de profissionais ligados a área de Geografia (tanto no bacharelado como na licenciatura), objetivando construir momentos de articulação entre a teoria e a prática. Além disso, buscamos nos debates refletir sobre a sociedade contemporânea, a construção do arcabouço teórico/metodológico da Geografia Política e suas interfaces com o debate acerca das identidades territoriais e a contribuição destas para a sociedade. Ao longo das discussões, espera-se construir o conhecimento crítico sobre a Geografia com a participação dos estudantes. Nos dois anos de existência do projeto, percorremos uma seara teórica que permite diálogos entre diversos autores ao longo dos encontros. A partir destas discussões diversas pesquisas foram e são desenvolvidas, gerando artigos científicos, monografias de conclusão de curso e dissertações de mestrado sobre as temáticas debatidas no grupo semanalmente.

Objetivo Geral

O objetivo desse projeto é criar um espaço de debate, reflexão e construção do conhecimento para os alunos do curso de Geografia (licenciatura e bacharelado), visando analisar os fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam as práticas de pesquisa, extensão e ensino no âmbito de atuação da Geografia política, das territorialidade e das identidades territoriais

Justificativa

Acredita-se que é necessário valorizar as discussões teóricas no mundo contemporâneo, não apenas como um cumprimento de reflexões, mas também como um espaço de construção pratica da cidadania. É com base nesta reflexão da teoria/pratica na formação da identidade acadêmica que buscamos frisar a importância dos debates sobre temáticas relevantes a Geografia e a sociedade como um todo.
A proposta deste projeto de ensino é justamente a de resgatar as discussões teóricas e filosófica da Geografia, aprofundando o processo de ensino/aprendizagem da disciplina por intermédio de uma análise que considere a teoria e a prática como uma práxis verdadeira.
Portanto, entender os fundamentos teóricos que movem nossas práticas (pesquisa e extensão), é fundamental para o exercício de uma Geografia cientificamente.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos o trabalho será realizado em duas frentes: a primeira refere-se a uma discussão prévia com o grupo de alunos visando explanação da temática e escolha de textos para que possamos construir os debates sobre as áreas do projeto. No segundo momento, serão realizadas reuniões semanais com o grupo do projeto visando a discussão dos textos conforme calendário estabelecido previamente. Além disso, propomos a construção de projetos tanto de ensino, pesquisa e extensão pelos participantes do grupo com orientação dos professore responsáveis

Indicadores, Metas e Resultados

Sanar a necessidade mais constante no curso de formação de momentos de articulação entre a teoria e a prática. Refletir sobre a sociedade contemporânea, a construção da geografia política e das identidades territoriais e a contribuição destas para a sociedade. Repensar a importância destas áreas na sociedade visando criticamente a construção de um saber múltiplo.
Espera-se construir o conhecimento crítico sobre a geografia com a participação de cerca de quinze estudantes para que trabalhem criticamente com a pesquisa, a extensão e o ensino a partir de projetos próprios. Como resultado possível, espera-se sensibilizar os participantes para que elaborem seus trabalhos de conclusão de curso nas áreas temáticas desenvolvidas durante o projeto.
Também se espera que os participantes sejam capazes de produzir artigos acadêmicos com fundamentação teórica adequada na área analisada.
Assim, como resultado, espera-se a produção de monografias, artigos científicos, projetos de dissertação e outros trabalhos acadêmicos relevantes nas áreas estudadas.
O principal impacto preconizado pelo projeto é o tratamento teórico e metodológico correto do ponto de vista epistemológico para os trabalhos desenvolvidos com base nos estudos realizados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BARBARA BRAGANCA MARTINS
EDUARDO SCHUMANN
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA
JOÃO PEDRO DA FONSECA ORCINA
LEONARDO KEGLES
LEONARDO SILVA CORDEIRO
ROBINSON SANTOS PINHEIRO1
TIARAJU SALINI DUARTE4
WILLIAM MARTINS LOURENÇO
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES

Página gerada em 20/04/2024 11:13:42 (consulta levou 0.184855s)