Nome do Projeto
Geografia Política, Identidades e territorialidades
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/01/2020 - 17/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Na sociedade contemporânea, diversas discussões emergem sobre a geografia política, as territorialidades e as identidades territoriais e nesse sentido, torna-se necessário a existência de grupos que possam discutir as referidas temáticas. Desta forma, a partir de um processo reflexivo sobre a contemporaneidade, o presente projeto de ensino contribui com a evolução teórica das discussões sobre a geografia, possibilitando o desenvolvimento de um olhar crítico perante a realidade.
Doravante, o projeto de ensino em questão desenvolve o aprofundamento teórico e metodológico nas seguintes linhas de estudo com as quais a proposta está ligada: Geografia Política, Identidades territoriais e Territorialidades. A discussão sistematizada destas áreas de estudos na Geografia possibilita a construção de um conhecimento mais sólido e capaz de propor projetos mais qualificados para a intervenção/compreensão da realidade. O projeto de ensino Geografia Política, Identidades e Territorialidades busca edificar uma ponte entre docentes e discentes no processo de formação de profissionais ligados a área de Geografia (tanto no bacharelado como na licenciatura), objetivando construir momentos de articulação entre a teoria e a prática. Além disso, buscamos nos debates refletir sobre a sociedade contemporânea, a construção do arcabouço teórico/metodológico da Geografia Política e suas interfaces com o debate acerca das identidades territoriais e a contribuição destas para a sociedade. Ao longo das discussões, espera-se construir o conhecimento crítico sobre a Geografia com a participação dos estudantes. Nos dois anos de existência do projeto, percorremos uma seara teórica que permite diálogos entre diversos autores ao longo dos encontros. A partir destas discussões diversas pesquisas foram e são desenvolvidas, gerando artigos científicos, monografias de conclusão de curso e dissertações de mestrado sobre as temáticas debatidas no grupo semanalmente.
Objetivo Geral
O objetivo desse projeto é criar um espaço de debate, reflexão e construção do conhecimento para os alunos do curso de Geografia (licenciatura e bacharelado), visando analisar os fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam as práticas de pesquisa, extensão e ensino no âmbito de atuação da Geografia política, das territorialidade e das identidades territoriais
Justificativa
Acredita-se que é necessário valorizar as discussões teóricas no mundo contemporâneo, não apenas como um cumprimento de reflexões, mas também como um espaço de construção pratica da cidadania. É com base nesta reflexão da teoria/pratica na formação da identidade acadêmica que buscamos frisar a importância dos debates sobre temáticas relevantes a Geografia e a sociedade como um todo.
A proposta deste projeto de ensino é justamente a de resgatar as discussões teóricas e filosófica da Geografia, aprofundando o processo de ensino/aprendizagem da disciplina por intermédio de uma análise que considere a teoria e a prática como uma práxis verdadeira.
Portanto, entender os fundamentos teóricos que movem nossas práticas (pesquisa e extensão), é fundamental para o exercício de uma Geografia cientificamente.
A proposta deste projeto de ensino é justamente a de resgatar as discussões teóricas e filosófica da Geografia, aprofundando o processo de ensino/aprendizagem da disciplina por intermédio de uma análise que considere a teoria e a prática como uma práxis verdadeira.
Portanto, entender os fundamentos teóricos que movem nossas práticas (pesquisa e extensão), é fundamental para o exercício de uma Geografia cientificamente.
Metodologia
Para alcançar os objetivos propostos o trabalho será realizado em duas frentes: a primeira refere-se a uma discussão prévia com o grupo de alunos visando explanação da temática e escolha de textos para que possamos construir os debates sobre as áreas do projeto. No segundo momento, serão realizadas reuniões semanais com o grupo do projeto visando a discussão dos textos conforme calendário estabelecido previamente. Além disso, propomos a construção de projetos tanto de ensino, pesquisa e extensão pelos participantes do grupo com orientação dos professore responsáveis
Indicadores, Metas e Resultados
Sanar a necessidade mais constante no curso de formação de momentos de articulação entre a teoria e a prática. Refletir sobre a sociedade contemporânea, a construção da geografia política e das identidades territoriais e a contribuição destas para a sociedade. Repensar a importância destas áreas na sociedade visando criticamente a construção de um saber múltiplo.
Espera-se construir o conhecimento crítico sobre a geografia com a participação de cerca de quinze estudantes para que trabalhem criticamente com a pesquisa, a extensão e o ensino a partir de projetos próprios. Como resultado possível, espera-se sensibilizar os participantes para que elaborem seus trabalhos de conclusão de curso nas áreas temáticas desenvolvidas durante o projeto.
Também se espera que os participantes sejam capazes de produzir artigos acadêmicos com fundamentação teórica adequada na área analisada.
Assim, como resultado, espera-se a produção de monografias, artigos científicos, projetos de dissertação e outros trabalhos acadêmicos relevantes nas áreas estudadas.
O principal impacto preconizado pelo projeto é o tratamento teórico e metodológico correto do ponto de vista epistemológico para os trabalhos desenvolvidos com base nos estudos realizados.
Espera-se construir o conhecimento crítico sobre a geografia com a participação de cerca de quinze estudantes para que trabalhem criticamente com a pesquisa, a extensão e o ensino a partir de projetos próprios. Como resultado possível, espera-se sensibilizar os participantes para que elaborem seus trabalhos de conclusão de curso nas áreas temáticas desenvolvidas durante o projeto.
Também se espera que os participantes sejam capazes de produzir artigos acadêmicos com fundamentação teórica adequada na área analisada.
Assim, como resultado, espera-se a produção de monografias, artigos científicos, projetos de dissertação e outros trabalhos acadêmicos relevantes nas áreas estudadas.
O principal impacto preconizado pelo projeto é o tratamento teórico e metodológico correto do ponto de vista epistemológico para os trabalhos desenvolvidos com base nos estudos realizados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BARBARA BRAGANCA MARTINS | |||
EDUARDO SCHUMANN | |||
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA | |||
JOÃO PEDRO DA FONSECA ORCINA | |||
LEONARDO KEGLES | |||
LEONARDO SILVA CORDEIRO | |||
ROBINSON SANTOS PINHEIRO | 1 | ||
TIARAJU SALINI DUARTE | 4 | ||
WILLIAM MARTINS LOURENÇO | |||
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES |