Nome do Projeto
Acolhida Matemática (Noturno) - 2ª edição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/12/2019 - 18/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O acolhimento acadêmico é uma oportunidade de aproximar os ingressantes ao universo estudantil a que serão inseridos, fazendo com que estes se sintam parte da Instituição e do Curso escolhido.
A Universidade, alicerçada em eixos estruturantes — ensino, extensão, pesquisa e inovação — é promotora de uma realidade diferente daquela proporcionada pela escola básica, onde se tem pouco aproveitamento de espaço físico ou de outros recursos tecnológicos. Portanto, a saída desta e o ingresso naquela tornar-se-á uma experiência que, se não bem aproveitada e orientada, pode acabar por não promover o real aproveitamento e a evasão dos estudantes em um curso que para muitos é desafiador e que tem altas taxas de retenção e evasão.
Assim as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre na Universidade são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. Uma vez que, o modo como os alunos se integram ao contexto do Ensino Superior faz com que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela Universidade, tanto para a formação de uma vida profissional, quanto para a promoção de seu desenvolvimento psicossocial.
Estudantes que se direcionam a realidade acadêmica de modo prazeroso desde o ingresso têm possivelmente mais chances de desenvolver suas habilidades que aqueles que enfrentam confusões no momento de transição à Universidade.
Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Matemática Noturno prepara-se para dar as boas-vindas aos ingressantes. Para tanto, com o auxílio de veteranos, visa oferecer a Acolhida Matemática (Noturno) 2020 como evento de extrema relevância para a adaptação dos ingressantes a essa nova realidade, com uma vasta programação durante o primeiro e segundo semestres, que contará com a participação de gestores, professores, funcionários e alunos veteranos.
Objetivo Geral
Acolher os alunos ingressantes, em 2020, no Curso de Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, a nova rotina de vida da graduação e à sociedade em geral, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência e aprovação no Curso.
Justificativa
Durante a Acolhida Matemática UFPel 2019 foi lançado o desafio para os ingressantes que, no ano seguinte, realizassem uma atividade que envolvesse os bixos de 2020. O desafio foi aceito e ao final do segundo semestre de 2019, um grupo de estudantes veteranos do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno, da UFPel, uniu-se para organizar uma recepção acolhedora aos ingressantes e mostra-lhes o quão prazeroso e marcante se faz esta nova etapa.
A convite do grupo procurei contribuir para o aprimoramento das atividades previstas e o posterior cadastro deste projeto de ensino, que prevê atividades até o final do segundo semestre de 2020. Na qual as atividades previstas ocorrerão num primeiro momento no período de matrículas SISU e PAVE, na semana inicial do primeiro semestre letivo e na semana integrada da UFPel.
Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
A convite do grupo procurei contribuir para o aprimoramento das atividades previstas e o posterior cadastro deste projeto de ensino, que prevê atividades até o final do segundo semestre de 2020. Na qual as atividades previstas ocorrerão num primeiro momento no período de matrículas SISU e PAVE, na semana inicial do primeiro semestre letivo e na semana integrada da UFPel.
Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.
Metodologia
Alguns veteranos recepcionarão os ingressantes durante os períodos de matrículas, na qual entregarão o convite a participação da Recepção dos Bixos 2020, que ocorrerá no primeiro dia letivo de 2020/1, às 19h, no auditório do Campus Anglo.
Para a Recepção dos Bixos 2020 serão convidados os ingressantes, os alunos ativos, o secretário do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno, os professores que ministrarão aula neste semestre para os Cursos e os gestores do IFM.
Neste evento será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre Universidade, o Curso, algumas orientações sobre Assistência Estudantil e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação. Além disso, ocorrerá a cerimônia de Apadrinhamento Acadêmico e a apresentação dos professores do 1° semestre do Curso.
No decorrer da primeira semana letiva de 2020/1, além da Recepção dos Bixos, ocorrerão palestras, roda de conversas e a apresentação das disciplinas do semestre.
Para além desta semana, o grupo achou pertinente organizar apresentações, oficinas e/ou palestras no período da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação voltadas ainda ao acolhimento do grupo.
Para a Recepção dos Bixos 2020 serão convidados os ingressantes, os alunos ativos, o secretário do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno, os professores que ministrarão aula neste semestre para os Cursos e os gestores do IFM.
Neste evento será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre Universidade, o Curso, algumas orientações sobre Assistência Estudantil e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação. Além disso, ocorrerá a cerimônia de Apadrinhamento Acadêmico e a apresentação dos professores do 1° semestre do Curso.
No decorrer da primeira semana letiva de 2020/1, além da Recepção dos Bixos, ocorrerão palestras, roda de conversas e a apresentação das disciplinas do semestre.
Para além desta semana, o grupo achou pertinente organizar apresentações, oficinas e/ou palestras no período da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação voltadas ainda ao acolhimento do grupo.
Indicadores, Metas e Resultados
Acreditamos que a troca de experiências no ingresso e durante o primeiro ano do Curso poderá saciar a expectativa dos ingressantes, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Ao acolher os ingressantes através do apadrinhamento acadêmico, na qual cada calouro será orientado por um estudante veterano voluntário (padrinho/madrinha), que esclarecerá eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, material bibliográfico, entre outros espera-se que através desta cooperação ocorra o auxílio no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, reduzindo assim possíveis fatores que perturbem ou dificultem a permanência no curso e seu êxito acadêmico.
Ao acolher os ingressantes através do apadrinhamento acadêmico, na qual cada calouro será orientado por um estudante veterano voluntário (padrinho/madrinha), que esclarecerá eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, material bibliográfico, entre outros espera-se que através desta cooperação ocorra o auxílio no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, reduzindo assim possíveis fatores que perturbem ou dificultem a permanência no curso e seu êxito acadêmico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRA DA ROSA LOURENCO | |||
ALEXANDRE DE LIMA DE MELO | |||
ALINE DE SOUZA MUNIZ | |||
ALINE DUTRA PEREIRA | |||
ALISSON RIBEIRO SOARES | |||
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE | |||
AMANDA PRANKE | 4 | ||
ANA MICAELA RODRIGUES PINHEIRO | |||
ANDERSON BALINHAS DOS SANTOS | |||
ANDERSON COSTA MORAES | |||
ANDRE FELIPE NAWROSKI | |||
ANDREW CALDERIPE DA ROSA | |||
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO | |||
ARGEL HEBERLE DA ROSA | |||
ARTHUR LEGUISSAMO MEDEIROS LOUREIRO | |||
BRENDA DA COSTA FERREIRA | |||
BRUNO FREITAS DE CARVALHO | |||
BRUNO SOUZA DE SOUZA | |||
CAMILA PINTO AIRES | |||
CARLA DENISE ROCHA DA SILVA | |||
CARLOS EDUARDO DOS SANTOS LUCAS | |||
CAROLINE PINTO HENKE | |||
CRISTIAN LUBKE | |||
Cláudio José Braga de Bittencourt | |||
CÍCERO NACHTIGALL | |||
DANIELA RIBES | |||
DANIELE PEREIRA FERREIRA | |||
DANUBIA DUMMER DOS SANTOS | |||
DARIO VIEIRA BILHALVA | |||
DION GUSTAVO OXLEY LEITE | |||
DIULIANA FONSECA DA FONSECA | |||
EDINEIA ALVES GARCIA | |||
EDUARDA HARTWIG CENTENO | |||
EDUARDA MACHADO NOGUEIRA | |||
ENDRIGO MARTINEZ ZANINI | |||
ERIC CARRARD FERREIRA | |||
EVERSON JURGINA DA ROSA | |||
EVERTON DE VASCONCELOS NOGUEZ | |||
FABIANE PETER MUNHOZ | |||
FABIO ACOSTA PERES | |||
FELIPE HENRIQUE MACHADO MACEDO | |||
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO | |||
FRANCIELE SILVA DE JESUS | |||
GABRIELA HEPP DE ALMEIDA | |||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
GUSTAVO MARQUES CARDOZO | |||
GUSTAVO SILVEIRA GERALDO | |||
Gabriela Hoffmeister | |||
Guilherme Felipe Pires | |||
HELEN FONTES JENSEN PRADO | |||
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA | |||
JARDEL MARTINS LOPES | |||
JESSICA DE OLIVEIRA DE AVILA | |||
JESSICA VENZKE KERSTNER | |||
JOICE BEATRIZ DA ROCHA VENZKE | |||
JORDANO CONTER PEREIRA | |||
JOSE CLAUDIO DA SILVA ALBUQUERQUE | |||
JULIA GABRIELA SCHNEID | |||
JULIANA CARVALHO BITTENCOURT | |||
JULIANO SOUZA MENDES | |||
Juliano Jardim de Castro | |||
KAREN KLUG KRUGER | |||
LAILA VALERIO CONSTANTINO | |||
LEONARDO CORREA SABBADO | |||
LUCIANO LOPES KABKE | |||
LUIS FELIPE PAIM VARGAS | |||
LUKAS BORGES SILVA SIMIM | |||
MARCO ANTÔNIO FLORES DE MEDEIROS | |||
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA | |||
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA | 3 | ||
MARÇAL DE OLIVEIRA NUNES | |||
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | |||
MAURICIO DOMINGUES OSORIO | |||
MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO | |||
NAREL CABRAL OLIVEIRA | |||
NATHALIA DE MARCO BARROSO | |||
NEIDE PIZZOLATO ANGELO | 5 | ||
NELITIANE SOARES DOS SANTOS | |||
Natalia Alencar da Silva Macedo | |||
OTTO WEREMCHUK | |||
PAMELA PORTO VIEIRA | |||
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL | 4 | ||
PAULO ANDRE PEREIRA FERNANDES | |||
PRISCILA DA SILVEIRA MOREIRA | |||
RENATO ISLABAO CARDOZO | |||
RICARDO ANDERSON ALONSO | |||
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | |||
SAMANTA DE OLIVEIRA | |||
UILLIAM DA FONSECA ESCOUTO | |||
VANDERLÚCIA BENITES GONCALVES EREMITES DE OLIVEIRA | |||
VINICIUS EDUARDO NODA VALLE | |||
VITOR NASSI DE OLIVEIRA | |||
WELLINGTON VARGAS RAMOS | |||
WESLEY LOREDO SOARES | |||
WILLIAM ANDRADE MARTINEZ | |||
WILLIAM BIERHALS | |||
YASMIN SANTOS DOS SANTOS | |||
ÉRICA CINARA PETER DE SOUZA LUCAS |