Nome do Projeto
Acolhida Matemática (Noturno) - 2ª edição
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/12/2019 - 18/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O acolhimento acadêmico é uma oportunidade de aproximar os ingressantes ao universo estudantil a que serão inseridos, fazendo com que estes se sintam parte da Instituição e do Curso escolhido. A Universidade, alicerçada em eixos estruturantes — ensino, extensão, pesquisa e inovação — é promotora de uma realidade diferente daquela proporcionada pela escola básica, onde se tem pouco aproveitamento de espaço físico ou de outros recursos tecnológicos. Portanto, a saída desta e o ingresso naquela tornar-se-á uma experiência que, se não bem aproveitada e orientada, pode acabar por não promover o real aproveitamento e a evasão dos estudantes em um curso que para muitos é desafiador e que tem altas taxas de retenção e evasão. Assim as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre na Universidade são fundamentais para a permanência do ingressante no Ensino Superior e seu sucesso acadêmico. Uma vez que, o modo como os alunos se integram ao contexto do Ensino Superior faz com que eles possam aproveitar as oportunidades oferecidas pela Universidade, tanto para a formação de uma vida profissional, quanto para a promoção de seu desenvolvimento psicossocial. Estudantes que se direcionam a realidade acadêmica de modo prazeroso desde o ingresso têm possivelmente mais chances de desenvolver suas habilidades que aqueles que enfrentam confusões no momento de transição à Universidade. Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Matemática Noturno prepara-se para dar as boas-vindas aos ingressantes. Para tanto, com o auxílio de veteranos, visa oferecer a Acolhida Matemática (Noturno) 2020 como evento de extrema relevância para a adaptação dos ingressantes a essa nova realidade, com uma vasta programação durante o primeiro e segundo semestres, que contará com a participação de gestores, professores, funcionários e alunos veteranos.

Objetivo Geral

Acolher os alunos ingressantes, em 2020, no Curso de Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel, auxiliando-os no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, a nova rotina de vida da graduação e à sociedade em geral, buscando reduzir fatores que dificultem a sua permanência e aprovação no Curso.

Justificativa

Durante a Acolhida Matemática UFPel 2019 foi lançado o desafio para os ingressantes que, no ano seguinte, realizassem uma atividade que envolvesse os bixos de 2020. O desafio foi aceito e ao final do segundo semestre de 2019, um grupo de estudantes veteranos do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno, da UFPel, uniu-se para organizar uma recepção acolhedora aos ingressantes e mostra-lhes o quão prazeroso e marcante se faz esta nova etapa.
A convite do grupo procurei contribuir para o aprimoramento das atividades previstas e o posterior cadastro deste projeto de ensino, que prevê atividades até o final do segundo semestre de 2020. Na qual as atividades previstas ocorrerão num primeiro momento no período de matrículas SISU e PAVE, na semana inicial do primeiro semestre letivo e na semana integrada da UFPel.
Em geral, ao chegar na Universidade o ingressante está com grandes expectativas para sua nova rotina. Para o curso de Licenciatura em Matemática, não é diferente, como em outros tantos cursos de graduação. Com essa receptividade, a vida acadêmica pode começar ser construída de forma acessível, solidária e envolvendo o coletivo, pois o futuro da profissão é viver em uma sociedade mais justa, em coletivo e inclusiva.
Acreditamos que a troca de experiências durante o ingresso no Curso, momentaneamente, saciará essa expectativa, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Portanto, as atividades de recepção dos ingressantes visam promover uma ampla visão do curso, suas especificidades, áreas de atuação, possibilidades de estudos posteriores. Visam, além de apresentar o curso, apresentar a UFPel, suas instâncias administrativas, seus programas e núcleos, bem como suas ações como uma instituição pública em projetos de extensão, ensino e pesquisa. Tudo isso se dá em vista de entender que quando há a apropriação mais abrangente dos conteúdos de uma universidade, se possibilita melhor aproveitamento e, consequentemente, uma menor taxa de evasão no curso e melhor emancipação psicossocial.

Metodologia

Alguns veteranos recepcionarão os ingressantes durante os períodos de matrículas, na qual entregarão o convite a participação da Recepção dos Bixos 2020, que ocorrerá no primeiro dia letivo de 2020/1, às 19h, no auditório do Campus Anglo.
Para a Recepção dos Bixos 2020 serão convidados os ingressantes, os alunos ativos, o secretário do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno, os professores que ministrarão aula neste semestre para os Cursos e os gestores do IFM.
Neste evento será preparado um material em Power Point, com algumas informações sobre Universidade, o Curso, algumas orientações sobre Assistência Estudantil e algumas dicas úteis para este período inicial de adaptação. Além disso, ocorrerá a cerimônia de Apadrinhamento Acadêmico e a apresentação dos professores do 1° semestre do Curso.
No decorrer da primeira semana letiva de 2020/1, além da Recepção dos Bixos, ocorrerão palestras, roda de conversas e a apresentação das disciplinas do semestre.
Para além desta semana, o grupo achou pertinente organizar apresentações, oficinas e/ou palestras no período da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação voltadas ainda ao acolhimento do grupo.

Indicadores, Metas e Resultados

Acreditamos que a troca de experiências no ingresso e durante o primeiro ano do Curso poderá saciar a expectativa dos ingressantes, alicerçando sua permanência, a identificação com a rotina acadêmica e a identificação com sua futura profissão.
Ao acolher os ingressantes através do apadrinhamento acadêmico, na qual cada calouro será orientado por um estudante veterano voluntário (padrinho/madrinha), que esclarecerá eventuais dúvidas sobre o curso, sobre os trabalhos acadêmicos, material bibliográfico, entre outros espera-se que através desta cooperação ocorra o auxílio no processo de adaptação e de integração ao ambiente acadêmico, reduzindo assim possíveis fatores que perturbem ou dificultem a permanência no curso e seu êxito acadêmico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA DA ROSA LOURENCO
ALEXANDRE DE LIMA DE MELO
ALINE DE SOUZA MUNIZ
ALINE DUTRA PEREIRA
ALISSON RIBEIRO SOARES
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE
AMANDA PRANKE4
ANA MICAELA RODRIGUES PINHEIRO
ANDERSON BALINHAS DOS SANTOS
ANDERSON COSTA MORAES
ANDRE FELIPE NAWROSKI
ANDREW CALDERIPE DA ROSA
AQUILES ALMEIDA RIBEIRO
ARGEL HEBERLE DA ROSA
ARTHUR LEGUISSAMO MEDEIROS LOUREIRO
BRENDA DA COSTA FERREIRA
BRUNO FREITAS DE CARVALHO
BRUNO SOUZA DE SOUZA
CAMILA PINTO AIRES
CARLA DENISE ROCHA DA SILVA
CARLOS EDUARDO DOS SANTOS LUCAS
CAROLINE PINTO HENKE
CRISTIAN LUBKE
Cláudio José Braga de Bittencourt
CÍCERO NACHTIGALL
DANIELA RIBES
DANIELE PEREIRA FERREIRA
DANUBIA DUMMER DOS SANTOS
DARIO VIEIRA BILHALVA
DION GUSTAVO OXLEY LEITE
DIULIANA FONSECA DA FONSECA
EDINEIA ALVES GARCIA
EDUARDA HARTWIG CENTENO
EDUARDA MACHADO NOGUEIRA
ENDRIGO MARTINEZ ZANINI
ERIC CARRARD FERREIRA
EVERSON JURGINA DA ROSA
EVERTON DE VASCONCELOS NOGUEZ
FABIANE PETER MUNHOZ
FABIO ACOSTA PERES
FELIPE HENRIQUE MACHADO MACEDO
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO
FRANCIELE SILVA DE JESUS
GABRIELA HEPP DE ALMEIDA
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA
GUSTAVO MARQUES CARDOZO
GUSTAVO SILVEIRA GERALDO
Gabriela Hoffmeister
Guilherme Felipe Pires
HELEN FONTES JENSEN PRADO
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA
JARDEL MARTINS LOPES
JESSICA DE OLIVEIRA DE AVILA
JESSICA VENZKE KERSTNER
JOICE BEATRIZ DA ROCHA VENZKE
JORDANO CONTER PEREIRA
JOSE CLAUDIO DA SILVA ALBUQUERQUE
JULIA GABRIELA SCHNEID
JULIANA CARVALHO BITTENCOURT
JULIANO SOUZA MENDES
Juliano Jardim de Castro
KAREN KLUG KRUGER
LAILA VALERIO CONSTANTINO
LEONARDO CORREA SABBADO
LUCIANO LOPES KABKE
LUIS FELIPE PAIM VARGAS
LUKAS BORGES SILVA SIMIM
MARCO ANTONIO FLORES DE MEDEIROS
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA
MARISTEL CARRILHO DA ROCHA3
MARÇAL DE OLIVEIRA NUNES
MATHEUS NOGUEIRA LOPES
MAURICIO DOMINGUES OSORIO
MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO
NAREL CABRAL OLIVEIRA
NATHALIA DE MARCO BARROSO
NEIDE PIZZOLATO ANGELO5
NELITIANE SOARES DOS SANTOS
Natalia Alencar da Silva Macedo
OTTO WEREMCHUK
PAMELA PORTO VIEIRA
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL4
PAULO ANDRE PEREIRA FERNANDES
PRISCILA DA SILVEIRA MOREIRA
RENATO ISLABAO CARDOZO
RICARDO ANDERSON ALONSO
RODRIGO MARQUES QUEIROGA
SAMANTA DE OLIVEIRA
UILLIAM DA FONSECA ESCOUTO
VANDERLÚCIA BENITES GONCALVES EREMITES DE OLIVEIRA
VINICIUS EDUARDO NODA VALLE
VITOR NASSI DE OLIVEIRA
WELLINGTON VARGAS RAMOS
WESLEY LOREDO SOARES
WILLIAM ANDRADE MARTINEZ
WILLIAM BIERHALS
YASMIN SANTOS DOS SANTOS
ÉRICA CINARA PETER DE SOUZA LUCAS

Página gerada em 01/03/2024 05:07:31 (consulta levou 0.240691s)