Nome do Projeto
Informes Técnicos sobre Secagem da Madeira
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/03/2020 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A secagem é uma etapa obrigatória para utilização de madeira sólida, em geral, no processo de beneficiamento é a etapa que exige maiores períodos de tempo, custos, assim como, que agrega maior valor à madeira. Entretanto, observa-se que o setor de industrialização da madeira, que é constituído, principalmente, por micro e pequenas empresas, muitas vezes, desconhece ou não emprega os devidos procedimentos técnicos para a realização de processo de secagem, o que implica em muitos prejuízos. Desta forma, o presente projeto tem por objetivo, a partir da elaboração de informes técnicos, difundir os conhecimentos gerados no meio acadêmico no setor produtivo sobre a secagem da madeira. Serão elaborados informes técnicos, a partir dos trabalhos e ações desenvolvidas pelo Laboratório de Secagem da Madeira (LASEMA) do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de criteriosa revisão bibliográfica sobre o tema. Após a elaboração os informes técnicos serão distribuídos no setor produtivo madeireiro com a finalidade de difundir conhecimentos técnicos sobre secagem da madeira. Os informes serão disponibilizados no site do Lasema, enviados para sindicatos, associações e demais organizações do setor, além de serem enviados por e-mails as empresas com contato com o Lasema, assim como, para todos os demais interessados no assunto. Espera-se que com essa proposição sejam transmitidos conhecimentos, gerados no meio acadêmico, sobre secagem da madeira para o setor produtivo e que isto contribua para a qualificação do setor.

Objetivo Geral

Objetivo do presente projeto é difundir conhecimentos técnicos e científicos sobre secagem da madeira gerados no meio acadêmico para o setor produtivo, a partir da elaboração e divulgação de informes técnicos.

Justificativa

A secagem é uma etapa obrigatória para utilização de madeira sólida, em geral, no processo de beneficiamento é a etapa que exige maiores períodos de tempo, custos, assim como, que agrega maior valor à madeira.
Neste sentido Jankowsky et al. (2003) salientam que em qualquer processo de transformação da madeira em manufaturados, ou seja, transformação da madeira roliça em madeira serrada, a secagem é a fase intermediária que mais agrega valor ao produto final, pois tornará o material o mais estável possível e facilitará o acabamento mecânico da superfície, a aplicação de adesivos, tintas e vernizes, dentre outros benefícios.
Marques e Martins (2002) enfatizam que a secagem é uma das etapas de fundamental importância no processamento da madeira, possibilitando a melhoria de diversas propriedades dessa matéria-prima, conferindo-lhe qualidade, agrega valor ao produto final e ainda possibilita o aumento de sua vida útil.
O setor produtivo madeireiro é composto, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, muitas vezes com limitações tecnológicas e dificuldades no processo de secagem. Muitas vezes, o setor desconhece ou não emprega os devidos procedimentos técnicos para a realização de processo de secagem, o que implica em muitos prejuízos com a geração de defeitos de secagem na madeira, teores de umidades finais inadequados, prolongamento do período de secagem, entre outros problemas que acabam por desqualificar e onerar o processo.
Com o exposto, o presente projeto visa elaborar informes técnicos abordando aspectos relacionados à secagem da madeira e divulgá-los no setor produtivo a fim de difundir conhecimento técnico científico.

Metodologia

Serão elaborados informes técnicos, a partir das ações e trabalhos científicos desenvolvidos pelo Laboratório de Secagem da Madeira (LASEMA) do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de criteriosa revisão bibliográfica sobre o tema. Nos informes técnicos serão abordados temáticas sobre métodos de secagem, defeitos de secagem, consumo de energia durante o processo entre outros assuntos relacionados à secagem da madeira.
Após a elaboração os informes técnicos serão divulgados no setor produtivo madeireiro com a finalidade de difundir conhecimentos técnicos científicos sobre secagem da madeira.
Os informes serão disponibilizados no site do Lasema, enviados para sindicatos, associações e demais organizações do setor, além de serem enviados por e-mails as empresas com contato com o Lasema, assim como, para todos os demais interessados no assunto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o maior número possível de empresas que atuam no setor, particularmente, no Rio Grande do Sul, tenham acesso as informes técnicos científicos elaborados no projeto.
Com o desenvolvimento dos informes pretende-se difundir conhecimentos técnicos sobre secagem da madeira produzidos no meio acadêmico no setor produtivo, com o intuito de qualificar o setor, tornando-o mais competitivo e otimizado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE DOS SANTOS CARDOSO
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA5
MARCOS THEODORO MULLER4
MAYARA DE OLIVEIRA ALVES BRANCO

Página gerada em 28/11/2021 14:57:49 (consulta levou 0.099682s)