Nome do Projeto
Informes Técnicos sobre Secagem da Madeira
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/03/2020 - 20/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A secagem é uma etapa obrigatória para utilização de madeira sólida, em geral, no processo de beneficiamento é a etapa que exige maiores períodos de tempo, custos, assim como, que agrega maior valor à madeira. Entretanto, observa-se que o setor de industrialização da madeira, que é constituído, principalmente, por micro e pequenas empresas, muitas vezes, desconhece ou não emprega os devidos procedimentos técnicos para a realização de processo de secagem, o que implica em muitos prejuízos. Desta forma, o presente projeto tem por objetivo, a partir da elaboração de informes técnicos, difundir os conhecimentos gerados no meio acadêmico no setor produtivo sobre a secagem da madeira. Serão elaborados informes técnicos, a partir dos trabalhos e ações desenvolvidas pelo Laboratório de Secagem da Madeira (LASEMA) do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de criteriosa revisão bibliográfica sobre o tema. Após a elaboração os informes técnicos serão distribuídos no setor produtivo madeireiro com a finalidade de difundir conhecimentos técnicos sobre secagem da madeira. Os informes serão disponibilizados no site do Lasema, enviados para sindicatos, associações e demais organizações do setor, além de serem enviados por e-mails as empresas com contato com o Lasema, assim como, para todos os demais interessados no assunto. Espera-se que com essa proposição sejam transmitidos conhecimentos, gerados no meio acadêmico, sobre secagem da madeira para o setor produtivo e que isto contribua para a qualificação do setor.

Objetivo Geral

Objetivo do presente projeto é difundir conhecimentos técnicos e científicos sobre secagem da madeira gerados no meio acadêmico para o setor produtivo, a partir da elaboração e divulgação de informes técnicos.

Justificativa

A secagem é uma etapa obrigatória para utilização de madeira sólida, em geral, no processo de beneficiamento é a etapa que exige maiores períodos de tempo, custos, assim como, que agrega maior valor à madeira.
Neste sentido Jankowsky et al. (2003) salientam que em qualquer processo de transformação da madeira em manufaturados, ou seja, transformação da madeira roliça em madeira serrada, a secagem é a fase intermediária que mais agrega valor ao produto final, pois tornará o material o mais estável possível e facilitará o acabamento mecânico da superfície, a aplicação de adesivos, tintas e vernizes, dentre outros benefícios.
Marques e Martins (2002) enfatizam que a secagem é uma das etapas de fundamental importância no processamento da madeira, possibilitando a melhoria de diversas propriedades dessa matéria-prima, conferindo-lhe qualidade, agrega valor ao produto final e ainda possibilita o aumento de sua vida útil.
O setor produtivo madeireiro é composto, em sua maioria, por micro e pequenas empresas, muitas vezes com limitações tecnológicas e dificuldades no processo de secagem. Muitas vezes, o setor desconhece ou não emprega os devidos procedimentos técnicos para a realização de processo de secagem, o que implica em muitos prejuízos com a geração de defeitos de secagem na madeira, teores de umidades finais inadequados, prolongamento do período de secagem, entre outros problemas que acabam por desqualificar e onerar o processo.
Com o exposto, o presente projeto visa elaborar informes técnicos abordando aspectos relacionados à secagem da madeira e divulgá-los no setor produtivo a fim de difundir conhecimento técnico científico.

Metodologia

Serão elaborados informes técnicos, a partir das ações e trabalhos científicos desenvolvidos pelo Laboratório de Secagem da Madeira (LASEMA) do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de criteriosa revisão bibliográfica sobre o tema. Nos informes técnicos serão abordados temáticas sobre métodos de secagem, defeitos de secagem, consumo de energia durante o processo entre outros assuntos relacionados à secagem da madeira.
Após a elaboração os informes técnicos serão divulgados no setor produtivo madeireiro com a finalidade de difundir conhecimentos técnicos científicos sobre secagem da madeira.
Os informes serão disponibilizados no site do Lasema, enviados para sindicatos, associações e demais organizações do setor, além de serem enviados por e-mails as empresas com contato com o Lasema, assim como, para todos os demais interessados no assunto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o maior número possível de empresas que atuam no setor, particularmente, no Rio Grande do Sul, tenham acesso as informes técnicos científicos elaborados no projeto.
Com o desenvolvimento dos informes pretende-se difundir conhecimentos técnicos sobre secagem da madeira produzidos no meio acadêmico no setor produtivo, com o intuito de qualificar o setor, tornando-o mais competitivo e otimizado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE DOS SANTOS CARDOSO
JORGE LUIS DA SILVA VIEIRA
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA5
MARCOS THEODORO MULLER4
MAYARA DE OLIVEIRA ALVES BRANCO

Página gerada em 25/04/2024 04:55:40 (consulta levou 0.137930s)