Nome do Projeto
CONFECÇÃO E AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/02/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) representa um campo do conhecimento; cuja execução contínua, permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis (BRASIL, 2012). A EAN é uma estratégia preconizada pelas políticas públicas em alimentação e nutrição, tais como: Política Nacional de Alimentação e Nutrição (BRASIL, 2013), Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (BRASIL, 2012), Programa Saúde na Escola (BRASIL, 2007), Programa Nacional de Alimentação Escolar (BRASIL, 2006), entre outras. Os programas de promoção da saúde consistem em processos ativos, lúdicos e interativos que estimulam mudanças de atitudes e das práticas alimentares (LANNES et al, 2018). Sabe-se que tão importante quanto selecionar o conteúdo a ser ministrado, é verificar como este será abordado. Por isso, a escolha dos materiais e equipamentos didáticos é uma parte importante do procedimento de ensino, pois eles estimulam o aprendiz favorecendo sua maior proximidade ao conteúdo (FREITAS, 2009).

Objetivo Geral

Confeccionar e adquirir materiais e equipamentos para instrumentalizar trabalhos e ações de EAN.

Justificativa

Os diversos trabalhos e ações de EAN realizados por professores, funcionários e estudantes da Faculdade de Nutrição geram custos, que na sua maioria, de forma voluntária, são de recursos particulares. Por isso, pretende-se sistematizar a confecção e aquisição dos materiais e equipamentos necessários para essas práticas de forma a serem custeados pela UFPEL dando o respaldo para as atividades de EAN, que caracterizam-se pela alta relevância, recomendações de diversas políticas públicas e de vários benefícios reconhecidos.

Metodologia

Inicialmente será realizado um planejamento de ações a serem desenvolvidas contendo os materiais necessários e seu custo. A partir desse levantamento, os recursos serão solicitados à UFPEL por meio do departamento de nutrição.
Após a arrecadação dos recursos serão organizadas e desenvolvidas as oficinas de confecção de materiais, podendo ser parte das aulas da graduação na disciplina de EAN. Somando-se a isso, ações serão subsidiadas para a comunidade dentro das atividades promotoras da saúde dos estágios em Nutrição e Saúde Pública.
Ao final do ano letivo será realizado o relatório do projeto, contendo a relação dos materiais confeccionados e adquiridos, bem como as ações desenvolvidas com eles e as pessoas envolvidas em todos os processos. Esse relatório será emitido para Faculdade de Nutrição.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se confeccionar e adquirir materiais de EAN que enriqueçam ainda mais a formação discente do curso de Nutrição.
Os materiais confeccionados e adquiridos poderão iniciar um acervo com a possibilidade de utilização por professores, funcionários e estudantes das turmas futuras do curso de Nutrição.
Além disso, as ações já desenvolvidas para a comunidade terão mais qualidade, podendo ser de forma sistematizada, o que favorecerá o melhor entendimento sobre alimentação saudável e mudanças de hábitos alimentares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BETIELE BADIA
LAURA VARGAS HOFFMANN
MABEL NILSON ALVES7
SANDY COSTA MACHADO
VALENTINA DE CASTRO CENTENO
VICTORIA MASCARENHAS BORBA

Página gerada em 25/04/2024 03:17:05 (consulta levou 0.132562s)