Nome do Projeto
Transferência de Tecnologia BATs da UFPel para BIOPOLIX
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/02/2020 - 30/11/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Saúde
Linha de Extensão
Desenvolvimento de produtos
Resumo
O presente projeto refere-se à transferência da tecnologia de produção dos bioadesivos anestésicos tópicos (BATs), segundo patente BR 2015 050210, licenciada para a empresa BIOPOLIX e inclui a produção e entrega de xantanas pruni com características diferenciadas (alta e baixa viscosidade e modificada quimicamente). Além disso, o projeto propõe a preservação de cepas da bactéria Xanthomonas arboricola pv pruni produtora de xantana pruni e repasse das mesmas para a empresa licenciada BIOPOLIX; também a disponibilização por parte da UFPel, de um dos inventores capacitado para realizar o acompanhamento das atividades de produção dos BATs em escala semi-industrial. O projeto discrimina as responsabilidades da UFPel e da BIOPOLIX em relação às atividades da transferência de tecnologia.

Objetivo Geral

Transferência da tecnologia de produção dos bioadesivos anestésicos tópicos (BATs), segundo patente BR 2015 050210, licenciada para a empresa BIOPOLIX, que possibilitará a obtenção de BATs em escala semi-industrial com características mínimas viáveis a comercialização, a partir de xantanas pruni com diferentes características, produzidas no Laboratório de Biopolímeros da UFPel.

Justificativa

A apropriada transferência da tecnologia de produção faz parte do contrato de licenciamento celebrado entre a UFPel e a BIOPOLIX.

Metodologia

A transferência da tecnologia de produção dos bioadesivos anestésicos tópicos (BATs) está estruturada em 6 etapas, a seguir discriminadas.

Etapa 1- Disponibilizar cepas liofilizadas e em placas de cultivo sólido das Xanthomonas arboricola pv pruni nº 101, 106, 115
Prazo de entrega: março de 2020

1.1- Preparo das cepas 101, 106 e 115
Preparo das cepas liofilizadas – 50 frascos-ampola de cada cepa
 Preparo das placas com meio sólido SPA;
 plaqueamento das cepas em condições assépticas;
 incubação das placas para crescimento em temperatura controlada;
 preparo de meio líquido;
 preparo de pré-inóculo a partir das células de cultivo das cepas em meio sólido;
 cultivo em meio líquido em condições controladas de temperatura e agitação, em shaker, para obtenção de quantidade suficiente para liofilização;
 preparo e esterilização de crioprotetor;
 esterilização das ampolas;
 liofilização e identificação dos frascos;
 laudo do teste de viabilidade comprovada.

Etapa 2- Disponibilizar quantidade suficiente de xantana pruni de baixa viscosidade para teste em escala semi-industrial para confirmação da obtenção de filmes BATs em escala continua
Prazo de entrega: até março de 2020

 Produção em 10L cepa 101
 Produção em 10L cepa 106
 Quantidade: 200g de cada uma das cepas; suficiente para testar 3 concentrações de anestésico.

Etapa 3- Modificação química da xantana pruni cepa 106: Desacetilação e reticulação para teste em escala semi-industrial
Prazo de entrega: junho de 2020

 Modificar quantidade suficiente de xantana (ao menos 150g) para teste de confirmação da obtenção de BATs pelo método casting contínuo, em escala semi-industrial, para 2 concentrações de anestésico.

Etapa 4 - Disponibilizar quantidade suficiente de xantana pruni de alta viscosidade para teste em escala semi-industrial para confirmação da obtenção de BATs em escala continua
Prazo de entrega: novembro de 2020

 Produção em 10L cepa 101
 Produção em 10L cepa 106
 Produção em 10L cepa 115
 Quantidade: 200g de cada uma das cepas; suficiente para testar 3 concentrações de anestésico

Etapa 5 – Disponibilizar, em 3 momentos, a ida de um dos pesquisadores/inventores nomeado pela UFPel para fazer a transferência de Tecnologia dos BATs para a BIOPOLIX
 Essa transferência deverá incluir o acompanhamento da obtenção dos BATs em pelo menos três vezes para realização dos testes das partes 2, 3 e 4.
 A BIOPOLIX será responsável pela acomodação do inventor nomeado pela UFPel durante sua estadia em Ribeirão Preto.
 A UFPel e BIOPOLIX entrarão em acordo para a vinda do inventor nomeado pela UFPel para Ribeirão Preto, pois o desenvolvimento dos BATs se dará quando forem disponibilizados o uso dos equipamentos contratados.

Etapa 6 – Obtenção dos filmes BATs por casting contínuo em escala semi-industrial, em São Carlos
 Contratação dos equipamentos, sob responsabilidade da BIOPOLIX;
 transporte dos inventores de Ribeirão Preto para São Carlos, sob responsabilidade da BIOPOLIX.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados, metas e indicadores de cada etapa são listados a seguir:
Etapa 1 - Resultados: Cepas 101, 106 e 115 liofilizadas, em condições de serem armazenadas para futuras produções de xantana pruni. Metas: Preparo de inóculo, liofilização das respectivas cepas e realização de testes de viabilidade. Indicadores: 50 frascos ampolas de cada cepa e os respectivos laudos de viabilidade das cepas.
Etapa 2 - Resultados: Xantana pruni de baixa viscosidade produzidas em quantidade adequada aos testes de produção de BATs em escala semi-industrial. Metas: Produção de xantana pruni pelas cepas 101 e 106 de Xanthomonas arboricola pv pruni em biorreator em escala de 10 L. Indicadores: 200 g de xantana de cada uma das cepas.
Etapa 3 - Resultados: Xantana modificada quimicamente. Metas: Modificação química da xantana produzida pela cepa 106, por desacetilação e reticulação. Indicadores: 150 g de xantana modificada.
Etapa 4 - Resultados: Xantana pruni de alta viscosidade produzidas em quantidade adequada aos testes de produção de BATs em escala semi-industrial. Metas: Produção de xantana pruni pelas cepas 101, 106 e 115 de Xanthomonas arboricola pv pruni em biorreator em escala de 10 L. Indicadores: 200 g de xantana de cada uma das cepas.
Etapa 5 - Resultados: Liberação, por parte da UFPel, da inventora professora Dra Angelita da Silveira Moreira por até 40 dias divididos em pelo menos 3 momentos. Metas: Ida a Ribeirão Preto, sede da BIOPOLIX, e a São Carlos, onde será realizada a produção de BATs em escala semi-industrial. Indicadores: Viagens realizadas pela inventora para os locais das atividades da transferência.
Etapa 6 - Resultados: Filmes BATs produzidos por casting contínuo em escala semi-industrial. Metas: Produção de BATs com 2 concentrações diferentes de anestésicos, a partir de 3 tipos de xantana. Indicadores: Ao menos 6 tipos diferentes de BATs.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELITA DA SILVEIRA MOREIRA5
BRUNA TIMM GONÇALVES
CAMILA WASCHBURGER AMES
GEOVANE DIEL DE OLIVEIRA
IZADORA ALMEIDA PEREZ
KARINE LASTE MACAGNAN
LUCAS DAS NEVES COLLARES

Página gerada em 19/04/2024 18:44:16 (consulta levou 0.134458s)