Nome do Projeto
Glossário visual de danos em esculturas policromada
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 30/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
No Brasil, a formação em Conservação e Restauração em nível de graduação completou uma década em 2018, e de modo geral é uma área de conhecimento ainda em formação. O trabalho aqui exposto propõe-se a desenvolver material de referência, com finalidades didáticas e de documentação das práticas de Conservação e Restauração de bens Culturais em suporte madeira, mais especificamente, as esculturas em madeira policromada. A proposta é elaborar um glossário sobre os danos que comprometem a conservação adequadas de bens culturais em madeira.
Objetivo Geral
Produzir um glossário visual, que consiste de fichas de referência para identificação de danos (FIDs), de bens culturais de madeira policromada a partir da seleção de termos técnicos encontrados em diferentes publicações de referência na área e da produção de imagens de obras tratadas no Laboratório de Conservação e Restauração de Madeira do curso de graduação Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.
Justificativa
A motivação para a realização desta pesquisa relaciona-se com a formação acadêmica, uma vez que o produto final destina-se a melhorar a qualidade dos procedimentos adotados em sala de aula para identificação e documentação dos danos nas esculturas em madeira policromada. O projeto também contempla aspectos de ensino, uma vez que o participação de alunos no processo de pesquisa para a produção de um glossário possibilita o aprofundamento e reelaboração de conhecimentos sobre os bens culturais em madeira. Além desta aplicação direta do produto da pesquisa nas atividades de ensino, é preciso informar que neste processo, a extensão também está fortemente inserida, uma vez que as restaurações de esculturas policromadas que acontecem no laboratório constituem-se em prestação de serviço à comunidade. Desta forma, as obras escultóricas que passam por tratamentos de conservação e restauração no laboratório serão utilizadas como fontes de estudos dos danos mais frequentes e produção de imagens para compor o glossário.
A proposta é publicar o glossário em formato de e-book, o que possibilitará um acesso amplo a este material de referência por outros profissionais, uma vez que são poucas as publicações desta tipo em língua portuguesa.
A proposta é publicar o glossário em formato de e-book, o que possibilitará um acesso amplo a este material de referência por outros profissionais, uma vez que são poucas as publicações desta tipo em língua portuguesa.
Metodologia
A metodologia do projeto está baseada em levantamento bibliográfico, análise crítica dos textos e termos identificados, produção de imagens, organização e apresentação dos resultados em forma de um glossário. A metodologia será aplicada nas seguintes etapas:
1) Levantamento bibliográfico, com a utilização de método comparativo para elencar os termos e suas variações que correspondem aos danos observados em esculturas de madeira policromada. Nesta etapa serão elencadas e consultadas obras de referências em português, inglês, espanhol, italiano e francês.
2) Seleção de obras (glossários e textos técnicos) publicadas por profissionais ou instituições de referência e credibilidade dentro da área de Conservação e Restauração de bens culturais em madeira.
3) Estudo e análise sobre os danos apontados na bibliografia e seus respectivos termos.
4) Adaptação de um modelo de ficha de identificação de danos (FIDs), que já está sendo aplicada no Laboratório de Conservação e Restauração de obras em papel, para as características das obras em madeira policromada.
5) Compilação e definição dos termos, os quais serão registrados na ficha (FIDs).
6) Identificação de imagens relacionadas aos danos na documentação fotográfica já existente no Laboratório de Conservação e Restauração de Madeira.
7) Produção de imagens para complementar a lista de danos definida.
8) Tratamento, com a aplicação de ajustes finos, das imagens geradas.
9) Organização e diagramação das FIDs.
10) Publicação do glossário em formato de e-book.
1) Levantamento bibliográfico, com a utilização de método comparativo para elencar os termos e suas variações que correspondem aos danos observados em esculturas de madeira policromada. Nesta etapa serão elencadas e consultadas obras de referências em português, inglês, espanhol, italiano e francês.
2) Seleção de obras (glossários e textos técnicos) publicadas por profissionais ou instituições de referência e credibilidade dentro da área de Conservação e Restauração de bens culturais em madeira.
3) Estudo e análise sobre os danos apontados na bibliografia e seus respectivos termos.
4) Adaptação de um modelo de ficha de identificação de danos (FIDs), que já está sendo aplicada no Laboratório de Conservação e Restauração de obras em papel, para as características das obras em madeira policromada.
5) Compilação e definição dos termos, os quais serão registrados na ficha (FIDs).
6) Identificação de imagens relacionadas aos danos na documentação fotográfica já existente no Laboratório de Conservação e Restauração de Madeira.
7) Produção de imagens para complementar a lista de danos definida.
8) Tratamento, com a aplicação de ajustes finos, das imagens geradas.
9) Organização e diagramação das FIDs.
10) Publicação do glossário em formato de e-book.
Indicadores, Metas e Resultados
A produção do glossário é o principal indicador de resultado esperado.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA CAROLINA FERNANDES DA SILVA | |||
| ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI | |||
| CARINA FARIAS FERREIRA | |||
| CICERO THIAGO DE OLIVEIRA BALTAZAR | |||
| CLARISSA MARTINS NEUTZLING | |||
| DANIELE BALTZ DA FONSECA | 4 | ||
| JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | |||
| KELI CRISTINA SCOLARI | 2 | ||
| LETICIA QUINTANA LOPES | |||
| LILIA WALTZER RODRIGUES | |||
| LUIZA RIBEIRO SANTANA | |||
| MAGDA VILLANOVA NUNES | |||
| MAIARA ZIEMER CAMERA | |||
| MARIA HIASMIM BARBOSA ARAUJO | |||
| MARIANA PLANTZ DOS SANTOS | |||
| MARISA CEDREZ BITTENCOURT | |||
| MÁRCIO LEANDRO FRAGA DAMACENO | |||
| MÁRI TEREZINHA VAHL MATTHIES | |||
| NATHÂNIA MARIA DA SILVA | |||
| OLGA GENI PINTO JECK CABRAL | |||
| PAMELA KAROW DOS SANTOS | |||
| PAULO GUSTAVO DA CUNHA GARCIA JÚNIOR | |||
| SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI | 2 | ||
| TATIANI ALVES RODRIGUES DE ABREU |
Fontes Financiadoras
| Sigla / Nome | Valor | Administrador |
|---|---|---|
| FAPERGS / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado Rio Grande do Sul | R$ 18.017,43 | Coordenador |
| CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior | R$ 15.000,00 | Coordenador |