Nome do Projeto
Historep - Proliferação de conhecimento utilizando o portal da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/04/2020 - 31/03/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A Histologia é parte da ciência que estuda a Biologia tecidual e celular, sendo de extrema importância em muitos
cursos, uma vez que é a base para outras cadeiras. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2013). Notamos que o aprendizado de
Histologia se torna mais difícil quando professores mantem um ensino unidirecional e tradicional onde alunos apenas
internalizam o conhecimento para explanar em avaliações.
Segundo SANTOS; GUIMARÃES (2009) o ensino atual brasileiro está sob influência dos avanços tecnológicos,
tornando necessários novos meios capazes de expor o conteúdo de uma forma diferenciada, onde os alunos façam
parte do seu próprio aprendizado estimulando-os cada vez mais através de atividades dinâmicas. Atualmente, existem
no mercado, alguns softwares e sites que possibilitam a criação de alternativas educacionais, sendo possível a criação
dos mesmos de acordo com a realidade e necessidades de alunos e professores, possibilitando a criatividade e o
construtivismo no ensino.
Este projeto visa então proliferar conhecimento através da tecnologia trazida pelo site Historep portal da UFPel, para
alunos e pessoas interessadas no conteúdo de Histologia de uma maneira descontraída e instigante. Buscamos
aumentar as opções de suporte para o estudo desta matéria, por meio de videos, aulas, resumos, artigos e entre
outros que serão anexados ao site para a utilização de todos.
Objetivo Geral
Auxiliar os alunos no aprendizado da Histologia proporcionando conhecimento de maneiras variadas e divertidas,
aumentando o interesse pelo conteúdo que será tratado de diferentes formas no site Historep.
aumentando o interesse pelo conteúdo que será tratado de diferentes formas no site Historep.
Justificativa
Conforme SOUZA (2007), “recurso didático é todo material utilizado como auxilio no ensino -
aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos”. Durante anos tem
sido observado na disciplina de histologia geral e especial, que muitos alunos apresentam dificuldades
em aprender completamente a matéria somente com o ensino tradicional em sala de aula e laboratório.
Dessa forma o departamento buscou novas formas de fornecer conhecimento através da manutenção do
site Historep que proporciona diversos recursos para estudos variados. Dentro desta perspectiva
trouxemos alguns aspectos importantes para que aja a manutenção do site:
I. Com o avanço da tecnologia e um aumento na acessibilidade inclusive de pessoas menos
favorecidas, percebemos a necessidade de expandir os horizontes da educação, apresentando o site
como meio de ferramenta de ensino que pode alcançar a todos, devido também ao acesso as bibliotecas
universitárias que fornecem computadores com internet gratuitos a seus alunos. E nesse contexto da
tecnologia em que vivemos o conhecimento pode ser obtido em qualquer lugar através de variados
aparelhos.
II. Necessidade de ampliar a divulgação do material didático disponível, possibilitando o acesso por
alunos e pessoas interessadas a conteúdos, resumos, vídeos, aulas por meio do site que se encontrará
com acesso gratuito, promovendo assim conhecimento de formas diferentes onde o próprio aluno pode
se responsabilizar em encontrar a forma mais adequada de internalizar o conteúdo.
III. Durante os momentos em que o aluno não se encontra na sala de aula ou laboratório o site se
torna de extrema importância como suporte para um estudo mais divertido, dinâmico e menos cansativo,
onde se podem encontrar diversas formas para estudar e revisar o conteúdo dado em aula.
aprendizagem do conteúdo proposto para ser aplicado pelo professor a seus alunos”. Durante anos tem
sido observado na disciplina de histologia geral e especial, que muitos alunos apresentam dificuldades
em aprender completamente a matéria somente com o ensino tradicional em sala de aula e laboratório.
Dessa forma o departamento buscou novas formas de fornecer conhecimento através da manutenção do
site Historep que proporciona diversos recursos para estudos variados. Dentro desta perspectiva
trouxemos alguns aspectos importantes para que aja a manutenção do site:
I. Com o avanço da tecnologia e um aumento na acessibilidade inclusive de pessoas menos
favorecidas, percebemos a necessidade de expandir os horizontes da educação, apresentando o site
como meio de ferramenta de ensino que pode alcançar a todos, devido também ao acesso as bibliotecas
universitárias que fornecem computadores com internet gratuitos a seus alunos. E nesse contexto da
tecnologia em que vivemos o conhecimento pode ser obtido em qualquer lugar através de variados
aparelhos.
II. Necessidade de ampliar a divulgação do material didático disponível, possibilitando o acesso por
alunos e pessoas interessadas a conteúdos, resumos, vídeos, aulas por meio do site que se encontrará
com acesso gratuito, promovendo assim conhecimento de formas diferentes onde o próprio aluno pode
se responsabilizar em encontrar a forma mais adequada de internalizar o conteúdo.
III. Durante os momentos em que o aluno não se encontra na sala de aula ou laboratório o site se
torna de extrema importância como suporte para um estudo mais divertido, dinâmico e menos cansativo,
onde se podem encontrar diversas formas para estudar e revisar o conteúdo dado em aula.
Metodologia
Metodologia
O projeto consistirá na manutenção do site Historep para a proliferação do conhecimento via o portal
UFPel. No site serão anexados vídeos, aulas, resumos, curiosidades, fotos, textos e dicas de apoio, para
que alunos tenham as melhores opções de estudo sendo trabalhadas de uma forma mais dinâmica e
criativa, instigando a curiosidade sobre Histologia Geral e Especial.
HISTOLOGIA GERAL
A. Tecido Epitelial
B. Tecido Conjuntivo
C. Sistema Nervoso
D. Tecido Muscular
HISTOLOGIA ESPECIAL
A. Sistema Imunitário e Órgãos Linfáticos:
B. Trato Digestivo
C. Órgãos Associados ao Trato Digestivo
D. Aparelho Respiratório
E. Pele e Anexos
F. Aparelho Urinário
G. Glândulas Endócrinas
H. Aparelho Reprodutor Masculino
J. Aparelho Reprodutor Feminino
L. Sistemas Fotorreceptor e Audiorreceptor
O projeto consistirá na manutenção do site Historep para a proliferação do conhecimento via o portal
UFPel. No site serão anexados vídeos, aulas, resumos, curiosidades, fotos, textos e dicas de apoio, para
que alunos tenham as melhores opções de estudo sendo trabalhadas de uma forma mais dinâmica e
criativa, instigando a curiosidade sobre Histologia Geral e Especial.
HISTOLOGIA GERAL
A. Tecido Epitelial
B. Tecido Conjuntivo
C. Sistema Nervoso
D. Tecido Muscular
HISTOLOGIA ESPECIAL
A. Sistema Imunitário e Órgãos Linfáticos:
B. Trato Digestivo
C. Órgãos Associados ao Trato Digestivo
D. Aparelho Respiratório
E. Pele e Anexos
F. Aparelho Urinário
G. Glândulas Endócrinas
H. Aparelho Reprodutor Masculino
J. Aparelho Reprodutor Feminino
L. Sistemas Fotorreceptor e Audiorreceptor
Indicadores, Metas e Resultados
Nesse caminho, sem querer competir ou substituir as fontes bibliográficas tradicionais e muito menos, as aulas em
laboratório, a proposta de manutenção do site Historep é de oferecer mais uma opção de estudo que possa ser usado
extraclasse. No andamento deste estudo, espera-se que ao final do projeto, o site difunda conhecimento para todos os
acadêmicos de Histologia, não somente para os alunos da UFPel. Acreditamos que estas publicações possam
colaborar com a superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos que cursam Histologia, aumentando seu
interesse e gosto pela matéria, além de incentivar o uso de novos métodos de ensino por professores
laboratório, a proposta de manutenção do site Historep é de oferecer mais uma opção de estudo que possa ser usado
extraclasse. No andamento deste estudo, espera-se que ao final do projeto, o site difunda conhecimento para todos os
acadêmicos de Histologia, não somente para os alunos da UFPel. Acreditamos que estas publicações possam
colaborar com a superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos que cursam Histologia, aumentando seu
interesse e gosto pela matéria, além de incentivar o uso de novos métodos de ensino por professores
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ELIANE FREIRE ANTHONISEN | 2 | ||
HENRIQUE FREITAS JALIL | |||
LUIS AUGUSTO XAVIER CRUZ | 2 | ||
LUIS OTAVIO LOBO CENTENO | 2 | ||
MARCELO PEREIRA DA SILVA | |||
MARCOS PAULINO DA SILVA | |||
MARIA LUISA NASCIMENTO DA SILVA | |||
MARIANA PARRON PAIM | |||
PEDRO AFONSO MACHADO NUNES | |||
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES | 2 | ||
SANDRA MARA DA ENCARNACAO FIALA RECHSTEINER | 3 |