Nome do Projeto
Mapeamento de Riscos Ocupacionais em Laboratórios de uma Instituição Federal de Ensino Superior
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/02/2020 - 07/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A segurança do trabalho corresponde um conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, a exposição aos riscos ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Os riscos são classificados em físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. O mapa de riscos é uma ferramenta utilizada para expor aos trabalhadores os riscos aos quais estão expostos, auxiliando na segurança durante a execução das atividades laborais. O presente estudo tem o objetivo de mapear os riscos dos laboratórios de um Centro de uma Universidade Federal de Ensino Superior. Para isso, primeiramente será realizado o levantamento dos laboratórios que têm interesse em participar da pesquisa. Após, serão realizados, em conjunto com trabalhador habituado ao local, o levantamento e identificação dos riscos e a classificação qualitativa da intensidade. Por fim, será desenvolvido o Mapa de Riscos, contendo o tipo (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) e intensidade (risco pequeno, médio ou grande) dos riscos presente no ambiente e enviado eletronicamente aos responsáveis pelos ambientes com sugestão de fixação na porta de entrada do local para, dessa forma, contribuir com a prevenção de acidentes.

Objetivo Geral

Mapear os riscos dos laboratórios de um Centro de uma Universidade Federal de Ensino Superior

Justificativa

A constante busca pela garantia da segurança e saúde do trabalhador deve ser uma das prioridades em qualquer tipo de organização. Nesse sentido, a aplicação de mapas de riscos contribui para reduzir a nocividade do local de trabalho através da informação visual aos trabalhadores a respeito dos riscos ocupacionais (NETO, 2015).
Dentre os diferentes ambientes de trabalho, os laboratórios universitários são particulares em função de seus objetivos, que são voltados para o ensino, pesquisa e extensão. Nestes ambientes laboratoriais muitas vezes estão presentes máquinas, equipamentos e produtos químicos considerados fontes de risco em potencial (RANGEL et al. 2014).
O mapa de riscos é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho e que são capazes de acarretar prejuízos os trabalhadores. Tais fatores, originam-se nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações...) e da forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo, método e postura de trabalho, treinamento...) (MATTOS, FREITAS, 1994). A validade de um mapa de risco é aquela necessária para inclusão de um novo risco (INBEP, 2018).
Dessa forma, o presente projeto pretende contribuir com a gestão de riscos dos laboratórios que optarem participar dessa pesquisa, além de contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho no ambiente acadêmico.

Metodologia

Primeiramente será realizado um levantamento, através de contato via correio eletrônico, dos laboratórios que têm interesse em participar da presente pesquisa.
Em seguida, será realizado o agendamento de visita ao laboratório para, em conjunto com trabalhador habituado ao local, realizar o levantamento e identificação dos riscos.
Será realizada a classificação qualitativa do tipo (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) e intensidade do risco (pequeno, médio ou grande).
Por fim, será enviado o Mapa de Riscos ao respectivo responsável pelo laboratório com sugestão de que ele seja exposto na entrada do respectivo ambiente.

Indicadores, Metas e Resultados

O presente projeto pretende contribuir com a gestão de riscos dos laboratórios que optarem participar dessa pesquisa, além de contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho no ambiente acadêmico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA PAZ DA CRUZ
Douglas de Castro Brombilla
ISABELA FERNANDES ANDRADE1
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ5
RENATA HEIDTMANN BEMVENUTI13
RENATO OLIVEIRA SERAFIM
ÂNDRIA LEMOS HUELSEN DECIO

Página gerada em 20/04/2024 07:12:05 (consulta levou 0.147097s)