Nome do Projeto
CIBERDANÇA: ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E DINÂMICA NA CIBERCULTURA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
27/03/2020 - 06/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
No cenário social contemporâneo nos deparamos com a produção e a distribuição de uma infinidade de produtos audiovisuais com os mais variados temas veiculadas a plataformas virtuais. Como resultado, sites de redes sociais (SRS) que suportam estes vídeos, bem como a sua distribuição - como o Youtube, Facebook, Vimeo, DailyMotion, Veoh, Twitch, etc. - crescem e conquistam cada vez mais novos adeptos que passam não apenas a incorporar a prática diária de visualização destes conteúdos audiovisuais, como também a sua constante construção e circulação nos SRS. Entre estes vídeos, encontramos produtos audiovisuais que contemplam a Ciberdança. Entendida aqui como sendo toda dança que é reproduzida na e para a Rede, necessitando da mediação da internet para ocorrer, a Ciberdança se caracteriza por ser proveniente das imbricações tecnológicas que “modificaram de forma contundente o cenário da dança tecnologizada e este fenômeno não é atemporal: a complexidade do mundo atual é responsável pelo surgimento destas tecnologias, ao mesmo tempo, que é fruto delas” (WOSNIAK, 2013, p. 192). Assim, a Ciberdança parece não apenas ter uma estrutura particular - desde a coreografia, a relação do corpo e do bailarino, o “palco” onde ocorre, a simbiose com as tecnologias e o seu público virtual), como também depende de uma organização social proveniente das redes sociais online para produzir sentido e valores sociais que a caracterizarão. Com base nisso, a pesquisa visa compreender e discutir a Ciberdança dentro do contexto social da Cibercultura, focando a sua estrutura (enquanto arte), sua organização (enquanto rede de pessoas) e sua dinâmica (proveniente dos sentidos produzidos). Ou seja, parte-se de que (1) há uma transformação do formato tradicional da dança que encontra novos lugares para se reconstruir e significar (estrutura), (2) modificando a relação entre público e artista justamente pela ação das redes sociais e seus suportes que oferecem novas possibilidades (organização). Com isso, (3) novos valores, novas identidades, novas significações são produzidas e potencializadas (dinâmica), capazes de caracterizar uma nova forma de arte peculiar e característica da sociedade atual.
Como objetivos específicos, foca-se em:
(1) Entender como se dá a estrutura da Ciberdança e as modificações que ela obteve para o desenvolvimento do seu formato atual;
(2) Verificar como as redes sociais e os SRS atuam na Ciberdança, agindo tanto sobre a sua organização como na sua estrutura;
(3) Analisar os sentidos (re)produzidos a partir de sua circulação no ciberespaço, compreendendo, assim, sua ação e transformação social.
Buscar a compreensão da dança no contexto da Cibercultura é também compreender o seu imaginário, a desmaterialização, as novas possibilidades textuais, a interatividade e a difusão e circulação de informações (LEVY, 2003). Há um outro sentido de corpo e de tecnologia que precisa ser percebido e compreendido, assim como se dá a relação entre estas duas partes, capaz de “transformar o conhecimento existente em um novo e inusitado” (SANTANA, p. 78). Assim, mais do que perceber o movimento de adaptação da dança no ciberespaço, ou mesmo do suporte e tecnologias envolvidas, é essencial focar as relações sociais que (re)significam e se apropriam dos sentidos, caracterizando a Ciberdança.
Objetivo Geral
Compreender e discutir a Ciberdança dentro do contexto social da Cibercultura, focando a sua estrutura (enquanto arte), sua organização (enquanto rede de pessoas) e sua dinâmica (proveniente dos sentidos produzidos).
Justificativa
Buscar a compreensão da dança dentro do contexto da Cibercultura é também compreender o seu imaginário, a sua poética, a desmaterialização, as novas possibilidades textuais, a interatividade e a difusão e circulação de informações (LEVY, 2003). Há um outro sentido de corpo e de tecnologia que é preciso ser percebido e compreendido na atualidade, assim como se dá a relação entre estas duas partes, capaz de “transformar o conhecimento existente em um novo e inusitado” (SANTANA, p. 78). Com isso, mais do que perceber o movimento de adaptação da dança no ciberespaço, ou mesmo do suporte e das tecnologias envolvidas, é essencial focar as relações sociais que (re)significam e se apropriam dos sentidos, caracterizando o que entendemos hoje como Ciberdança. Entender as suas “partes”, os “elementos” que a constituem neste universo virtual, implica em perceber a sua estrutura que é diferenciada de qualquer outro formato audiovisual, vídeo, dança, cinema, etc., caracterizando uma outra forma possível de arte. Esta estrutura, no entanto, só se concretiza e produz uma dinâmica de significados graças à organização do mundo virtual que comporta não apenas atores sociais organizados em redes, mas plataformas que suportam e norteiam sentidos. A abordagem do trabalho, também não implica em desconsiderar outras formas de reflexão, mas sim em corroborar com o pensamento de que a Ciberdança não é possível sem estes modos de existência oriundos do ciberespaço e suas relações sociais.
Metodologia
Como abordagem metodológica, propõe-se a interdisciplinaridade de técnicas, a fim de proporcionar um amplo e mais completo entendimento do fenômeno da Ciberdança. Ou seja, enquanto entendimento da estrutura, o suporte se dá não apenas em pesquisas e teorias anteriores, mas também na "atualização" de conceitos, visando dar conta dos processos contemporâneos e a dança na internet. Buscando verificar a organização, a Análise e Estudos de Redes Sociais vinculadas ao processo de criação, desenvolvimento e circulação da Ciberdança, será fundamental. Por fim, focando a dinâmica, a Netnografia surge como aporte de modo a permitir uma maior compreensão destes novos formatos culturais e suas significações que envolvem a arte e a dança no ciberespaço.
Indicadores, Metas e Resultados
(1) Entender como se dá a estrutura da Ciberdança e as modificações que ela obteve para o desenvolvimento do seu formato atual;
(2) Verificar como as redes sociais e os SRS atuam na Ciberdança, agindo tanto sobre a sua organização como na sua estrutura;
(3) Analisar os sentidos (re)produzidos a partir de sua circulação no ciberespaço, compreendendo, assim, sua ação e transformação social.
(4) Publicação anual de pelo menos um artigo - fruto da pesquisa - em revista;
(5) Publicação anual de pelo menos dois artigos/resumos - frutos da pesquisa - em eventos acadêmicos;
(6) Expansão e discussão do projeto e seus resultados parciais e finais entre instituições interessadas;
(2) Verificar como as redes sociais e os SRS atuam na Ciberdança, agindo tanto sobre a sua organização como na sua estrutura;
(3) Analisar os sentidos (re)produzidos a partir de sua circulação no ciberespaço, compreendendo, assim, sua ação e transformação social.
(4) Publicação anual de pelo menos um artigo - fruto da pesquisa - em revista;
(5) Publicação anual de pelo menos dois artigos/resumos - frutos da pesquisa - em eventos acadêmicos;
(6) Expansão e discussão do projeto e seus resultados parciais e finais entre instituições interessadas;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉ MARTINS ZIEGLER | |||
BIANCA MÖRSCHBÄCHER | |||
CARLOS LEONARDO COELHO RECUERO | |||
CAROLINA NOGUEIRA DA ROSA | |||
CAROLINE GARCIA DA ROSA | |||
CAROLINE SOARES DE SOUZA | |||
DANIELA AZEREDO DOS SANTOS | |||
EDUARDO MARTINS BEMFICA | |||
FELIPE MERKER CASTELLANI | |||
GERSON RIOS LEME | |||
GUILHERME CARVALHO DA ROSA | |||
ISADORA BEATRIZ DE SOUZA GIL | |||
JOSÉ PEDRO MINHO MELLO | |||
JOÃO VICTOR MOREIRA MOTA | |||
LAILA DA SILVA OLIVEIRA | |||
LAILA DA SILVA OLIVEIRA | |||
LAURA RODRIGUES DA CONCEICAO SOUZA | |||
LUIZA GERVINI CHIES | |||
LUIZA GERVINI CHIES | |||
MATHEUS IBANEZ MELLO | |||
MURIAN DOS REIS RIBEIRO | |||
PALOMA ALVES GOVEIA | |||
PEDRO HENRIQUE DUZZI | |||
PEDRO YURI DOS ANJOS CORRÊA | |||
RAYSSA DE OLIVEIRA FONTOURA | |||
REBECA DA CUNHA RECUERO | 8 | ||
VICTÓRIA KAMINSKI DENIZ |