Nome do Projeto
Arteiros do Cotidiano
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 22/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
O ”Arteiros do Cotidiano” é um projeto de extensão vinculado às disciplinas de Artes Visuais na Educação II e III, do curso de Artes Visuais – Modalidade Licenciatura, do Centro de Artes, que contemplam conteúdos voltados para as possibilidades metodológicas do ensino de Artes Visuais na Educação Básica. Nesse sentido, é de fundamental importância o desenvolvimento de uma aprendizagem acadêmica no contexto da participação socialmente ativa, experimentando o mundo de forma significativa, e interpretando os fatos cotidianos articulados aos conteúdos disciplinares. Sendo assim, o referido projeto é uma complementação às atividades presenciais das duas disciplinas, elaborado com o intuito de estimular a relação dos acadêmicos com a realidade escolar do município de Pelotas, privilegiando processos (auto)formadores. Ele contempla a realização de atividades teóricas e práticas com estudantes da educação básica, explorando diferentes linguagens artísticas, assim como: o desenho, a colagem, a pintura, a gravura, a fotografia e o vídeo, dentre outras, oportunizando à comunidade escolar pelotense discussões poéticas acerca das relações do homem contemporâneo com o meio, e aos acadêmicos, práticas docentes em sintonia com a realidade escolar.
Objetivo Geral
O seu objetivo geral é o de criar um espaço de formação teórico/prática aos acadêmicos, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas fundamentadas no contato direto com a realidade, também motivando estudantes do ensino fundamental a expressarem e representarem ideias, conceitos, emoções e sensações por meio de poéticas individuais e coletivas.
Justificativa
As ações desenvolvidas justificam-se, pois, além de ampliar as possibilidades de reflexão e prática do ensino das Artes Visuais, o projeto atua no sentido de atender demandas sociais. Enquanto os acadêmicos conhecem as comunidades e as escolas, eles interferem e entendem melhor os meandros do funcionamento das instituições escolares, o que possibilita a construção de um diálogo afinado com as necessidades comunitárias.
Metodologia
As ações são planejadas em acordo com uma metodologia qualitativa, cujos procedimentos compreendem: realização de entrevistas com a equipe diretiva e a professora da disciplina de Artes; observações em sala de aula; apresentação dos resultados das entrevistas e observações para a turma de acadêmicos; análise das necessidades da turma; definição do tema que norteará as ações; planejamento das oficinas pelos acadêmicos; elaboração da identidade visual; realização das práticas; elaboração de material áudio visual; apresentação dos resultados e distribuição do DVD para os escolares; avaliação do projeto junto à professora da turma; avaliação da equipe acadêmica sobre o impacto da proposta junto ao grupo de escolares; apresentação de exposição na escola; organização de um livro a partir de relatos de experiência e discussões teóricas sobre os temas abordados.
Indicadores, Metas e Resultados
A articulação da proposta com as disciplinas do curso de Artes Visuais – Licenciatura demonstra a sua relevância para os docentes em formação, além de uma retroalimentação com o ensino básico através das intersecções propostas entre ensino, pesquisa e extensão. Do ponto de vista dos escolares, os resultados atingidos até então demonstram que, além da ampliação dos repertórios expressivos, os sujeitos são estimulados em sua criticidade e percepção sensorial, descobrindo novos modos de perceber o cotidiano, o que instiga o desenvolvimento de um olhar sensível sobre o mundo ao redor. Para os acadêmicos, o contato direto com os problemas reais e cotidianos estimula discussões facilitadoras da construção de um conhecimento teórico e prático em consonância com a realidade. Ou seja, as ações contribuem para a promoção da cidadania, o desenvolvimento da auto-organização e autonomia de todos os envolvidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Beatriz Reinoso Rosse | |||
BERENICE KNUTH BAILFUS | |||
CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO | 8 | ||
DHARA FERNANDA NUNES CARRARA | |||
WESLEY PADILHA BLANKE | |||
Ítalo Franco Costa | |||
Ítalo Franco Costa |